Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: marco1gostei desta solução com gabiões
    https://www.archdaily.com.br/br/1027665/casa-beusi-calvi-ceschia-vigano-architetti-associati/67beef4eab520e00015b006b-villa-beusi-calvi-ceschia-vigano-architetti-associati-photo?next_project=no

Tambem ja tinha visto.. mas acho que é mais decorativo..

No meu caso, os “muros” ficam curados para as traseiras da
    Minha casa e do vizinho.. praticamente nem se vão ver..

Já pra não dizer que é uma solução mais cara e que requer mais mal de obra.

Provavelmente com a solução da Artebel, uma pessoa consegue fazer o trabalho sem grande dificuldade..
  2.  # 2

Colocado por: Bragas VProvavelmente com a solução da Artebel, uma pessoa consegue fazer o trabalho sem grande dificuldade..

Foi tb a minha análise. Tb ponderei gabião, comprar os cestos de aço online e o seixo/rachao numa casa aqui perto. Mas não saia barato.

Madeira está cara, e há 1 ano e tal ainda mais estava.
    A solução com blocos de betão pareceu me a melhor escolha, não me arrependi.

Este ano vou fazer o talude de baixo da mesma forma.
  3.  # 3

É exatamente esse o meu raciocínio.

Depois de ver o preço da madeira - que obriga a alguma manutenção - e é finita, obrigava a mais mão de obra..

Aqui a dificuldade será mesmo preparar o terreno.. mas vou começar a tratar disso nem que a horta só fique pronta pra setembro ou outubro..

Era uma zona do meu terreno completamente desaproveitada e acho que vou conseguir fazer uma coisa engraçada sem ter que chatear o sogro.. 😀

Só me falta descobrir uma solução para as escadas.. para aceder de um patamar para outro.

Mas talvez consiga com o mesmo material..
    • hangas
    • 23 março 2025 editado

# 4

Sim o preparar do terreno e que deu algum trabalho. Mas acabei por chamar uma mini-giratória para fazer o serviço numa tarde. Ainda comecei à mão, mas rapidamente desisti :)
    Depois nivelar melhor, compactar, etc. isso já fiz à mão.

Para a escada pensei o mesmo e fiz um ensaio com o jardim muro.
    Não resultou mal.
    Com o murante como tem aquele V para levar o topo, poderá ter que se encher com massa.
  4.  # 5

Este é o bloco da Ciprol.Splitmur.
    Mas vem 4 a 4. É bastante pesado. Para muita quantidade é mais em conta que os da Artebel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, Fresias, Bragas V
      Screenshot_20250323_191846_Gallery.jpg
  5.  # 6

Olá Carlota.. mas é o mesmo sistema? Só de encaixe?

Pra que preço é isso?

Hangas, uma palete trás 60 peças que são na verdade 30 certo?

Ou são 120?
  6.  # 7

No murante são 60 peças depois de partido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
      IMG_0556.jpeg
  7.  # 8

Só de encaixe. 7 paletes não chegou a 800€.
    Base preparada com um pouco de cimento e dois varões de ferro.
      Screenshot_20250323_212824_Samsung Notes.jpg
    • argo
    • 24 março 2025

# 9

Nao é preciso qualquer preparação ou tubos ladrão para a drenagem do terreno superior?
  8.  # 10

Colocado por: Bragas Vaproveitar essa parte é fazer uma espécie de horta

Depende do que seja plantado.

Batatas, cebolas, nabos, grelos, e todos os outros legumes que requerem preparar a terra antes de plantar, é para esquecer.

Arbustos de frutos vermelhos ainda passa. Árvores, no limite, também.

De resto, para horta, propriamente dita, os terrenos querem-se o mais uniformes possíveis.

Depois outra questão é que uma hora com essa exposição vai tender a torrar muito mais e a evaporar muito mais água. Não só tem os topos expostos como ainda acrescenta as verticais.
    E ainda há a questão da chuva andar constantemente a lavar os nutrientes de cima para baixo.

Resumidamente, apenas para culturas que não requeiram andar a mexer no solo constantemente. Um canteiro de alecrim num lado, hortelã-menta no outro lado, uns coentros aqui, salsa ali. Com as devidas divisões para não se propagarem fora de controlo, é o que fazia mais sentido.

Umas parreiras para uva de mesa, também ajuda a compor a coisa sem andar constantemente a esgravatar na terra.

E assim num instante preenche esses 100m² disponíveis sem se chatear muito.
  9.  # 11

Blocos de cimento.
    Simples, bom, barato.
  10.  # 12

Colocado por: Nostradamus

Depende do que seja plantado.

Batatas, cebolas, nabos, grelos, e todos os outros legumes que requerem preparar a terra antes de plantar, é para esquecer.

Arbustos de frutos vermelhos ainda passa. Árvores, no limite, também.

De resto, para horta, propriamente dita, os terrenos querem-se o mais uniformes possíveis.

Depois outra questão é que uma hora com essa exposição vai tender a torrar muito mais e a evaporar muito mais água. Não só tem os topos expostos como ainda acrescenta as verticais.
    E ainda há a questão da chuva andar constantemente a lavar os nutrientes de cima para baixo.

Resumidamente, apenas para culturas que não requeiram andar a mexer no solo constantemente. Um canteiro de alecrim num lado, hortelã-menta no outro lado, uns coentros aqui, salsa ali. Com as devidas divisões para não se propagarem fora de controlo, é o que fazia mais sentido.

Umas parreiras para uva de mesa, também ajuda a compor a coisa sem andar constantemente a esgravatar na terra.

E assim num instante preenche esses 100m² disponíveis sem se chatear muito.

Agradeço o seu comentário..

Mas há algumas coisas que não percebo..

Se a intenção é tornar um terreno inclinado em patamares nivelados, porque é que a chuva vai arrastar os nutrientes?

Porque é que diz que não posso preparar a terra?

O que quer dizer com exposição?
    Exposição solar?
  11.  # 13

Colocado por: BelhinhoBlocos de cimento.
    Simples, bom, barato.

E terão estabilidade? Sei que falo de 45cm, mas seriam sempre duas fiadas.. não teriam tendência a desmontar com o tempo?
  12.  # 14

Colocado por: Bragas VPorque é que diz que não posso preparar a terra?

Poder pode. Vai é dar-lhe uma trabalheira. Qualquer tipo de ajuda mecânica em pequenos socalcos é para esquecer, vai ser tudo a braços, e ainda a carregar caixas e ferramentas escada acima, escada abaixo.

Por isso é que os conselhos vão no sentido de culturas que dão pouco trabalho.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  13.  # 15

Colocado por: Bragas VSe a intenção é tornar um terreno inclinado em patamares nivelados, porque é que a chuva vai arrastar os nutrientes?

Porque fica rapidamente saturada de água. Um terreno naturalmente em rampa tem maior capacidade de retenção de água do que um terreno que foi recentemente aterrado em talude. Pode ser frustrante não ver resultados até que o ecossistema subterrâneo se componha.

Já mudou alguma vez a terra a vasos de plantas? Quando mete aquela terra nova e demora uma eternidade para absorver as primeiras regas? Está a ver o fenómeno? Agora imagine uma escala 1000x superior.

Esses patamares teriam que largura e comprimento?

Colocado por: Bragas VPorque é que diz que não posso preparar a terra?

Vai alisar o terreno como? Se quiser plantar batatas vai andar com trator a esbarrar a barreira e a criar pressão nos blocos para eles "abrirem"?
    Ou vai à enxada, sujeito a dar uma cacetada nos blocos?

A titulo de exemplo, eu tenho um talude de 70-90 90 graus, e no alto tenho uma fita a 50 cm do limite, precisamente para o trator não se aproximar da "falésia" de forma a não acelerar o processo de erosão nem mexer na terra rija que serve também a sustentar a parte alta.

Colocado por: Bragas VO que quer dizer com exposição?

Exposição aos elementos.
    Evaporação. Um terreno direito só perde água na vertical. No seu caso vai perder na horizontal e vertical.
    Calor directamente nas raízes. os blocos vão aquecer demasiado essa terra imediatamente por baixo das raízes...

Para mim estas soluções em socalcos só funcional se for para usar flores, aromáticas perenes, e culturas que não requeiram esgravatar a cada plantação.
    Claro que consgue plantar batatas ou cebolas, mas não vale o esforço de preparar a terra.
  14.  # 16

Colocado por: Bragas V

E terão estabilidade? Sei que falo de 45cm, mas seriam sempre duas fiadas.. não teriam tendência a desmontar com o tempo?

Pegue num bloco de 25 e depois imagine mexer aquilo, com apenas 45cms? Isso até um de 15 se calhar serve.
  15.  # 17

Colocado por: Nostradamus

Porque fica rapidamente saturada de água. Um terreno naturalmente em rampa tem maior capacidade de retenção de água do que um terreno que foi recentemente aterrado em talude. Pode ser frustrante não ver resultados até que o ecossistema subterrâneo se componha.

Já mudou alguma vez a terra a vasos de plantas? Quando mete aquela terra nova e demora uma eternidade para absorver as primeiras regas? Está a ver o fenómeno? Agora imagine uma escala 1000x superior.

Esses patamares teriam que largura e comprimento?

Vai alisar o terreno como? Se quiser plantar batatas vai andar com trator a esbarrar a barreira e a criar pressão nos blocos para eles "abrirem"?
    Ou vai à enxada, sujeito a dar uma cacetada nos blocos?

A titulo de exemplo, eu tenho um talude de 70-90 90 graus, e no alto tenho uma fita a 50 cm do limite, precisamente para o trator não se aproximar da "falésia" de forma a não acelerar o processo de erosão nem mexer na terra rija que serve também a sustentar a parte alta.

Exposição aos elementos.
    Evaporação. Um terreno direito só perde água na vertical. No seu caso vai perder na horizontal e vertical.
    Calor directamente nas raízes. os blocos vão aquecer demasiado essa terra imediatamente por baixo das raízes...

Para mim estas soluções em socalcos só funcional se for para usar flores, aromáticas perenes, e culturas que não requeiram esgravatar a cada plantação.
    Claro que consgue plantar batatas ou cebolas, mas não vale o esforço de preparar a terra.

Depois de acertar as medidas, verifico que ficarei com dois patamares de 10 metros por 3.

A criar estes dois, verifico que o local onde iria fazer o 3°, o de cima de todo, já consegue ficar praticamente nivelado com o resto do terreno e por isso vai ser também relvado.

Não quero plantar batatas.. só se for alguns pés de batata doce.

A minha ideia seria alface, Broculos, cenoura, e ervas aromáticas..

Nem pretendo ser autosustentavel..

A intenção é mais não deixar o terreno ao abandono do que propriamente produzir alguma coisa..

Até posso simplesmente fazer os patamares e relvar.. para colocar uma caixa de areia, um baloiço..
  16.  # 18

Entretanto comecei a preparar a terra para fazer os patamares/sucalcos.

Passei o terreno todo, inclusive a parte que vai ficar em relva, toda com a frese de mão...

Agora pergunto, há alguma forma de acertar/alinha a terra sem ser a olho?

Algum tipo de técnica de ajuda..

É que ao engaço, é difícil disfarçar buracos e corrigir inclinações..

Obrigado
  17.  # 19

Esticar fios que servem como orientação, tal como fazem os pedreiros para assentar um muro de tijolos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  18.  # 20

Colocado por: Bragas VAgora pergunto, há alguma forma de acertar/alinha a terra sem ser a olho?

Eu usei varias técnicas. Depois da maquina abrir a vala, tirei as cotas nas extremidadas com a ajuda do laser.
    basicamente meti um bloco de paver (6cm) em cada ponta, com o laser ao meio, e levantei/afundei o bloco de paver até estarem os dois à mesma altura. Como eram 12m meti mais uns blocos de paver espaçados a cada 3m +/. E meti uma linha de nylon esticada a tocar em todos os blocos.

Usei essas cota para encher a diferença com tout-venant até à linha.

No final, enchi a vala com agua do furo até essa cota para encharcar o tout-venant, e calcei os altos e aterrei os "poços" até ficar tudo direitinho.

Deixei uns dias até endurecer e compactei tudo o melhor posisvel. Confirmei novamente as cotas meti o geotextil por cima.

A partir dai foi so meter a primeira fiada de blocos, usando novamente o laser e uma linha para os alinhar na horizontal.

0.0241 seg. NEW