Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte:

    Estive a ver diversas discussões aqui no forum sobre isolamento de paredes duplas com XPS e modos de sua colocação.
    Gostaria de colocar duas dúvidas e esperar que alguém me possa ajudar:

    Uma vez que muitas pessoas no forúm mencionam que o tipo de isolamento "Cappoto" será o melhor, será que colocar o XPS junto ao pano exterior de alvenaria não terá um efeito semelhante, deixando uma caixa de ar entre o XPS e o pano interior?

    Uma vez que os fabricantes de XPS aconselham a colocação do XPS junto ao pano interior, se este fôr colocado junto ao pano exterior e no caso de haver caixa de ar entre o XPS e o pano interior, será que se preencher esta caixa de ar por completo com aquela espuma de expansão tipo "poliuretano", uma boa solução?

    Agradeço toda a ajuda,

    João Quintela
  2.  # 2

    Uma das mais valias do Cappoto é o revestimento completo do exterior, eliminando assim as pontes térmicas. Se o colocar junto ao pano interior, acaba por ter à mesma essas pontes térmicas, nos pilares e talões de viga. Se quiser preencher totalmente a caixa de ar, é escusado usar dois isolantes diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao quintela
  3.  # 3

    Colocado por: AugstHillUma das mais valias do Cappoto é o revestimento completo do exterior, eliminando assim as pontes térmicas. Se o colocar junto ao pano interior, acaba por ter à mesma essas pontes térmicas, nos pilares e talões de viga. Se quiser preencher totalmente a caixa de ar, é escusado usar dois isolantes diferentes.


    Boas

    Será que elimina todas as pontes térmicas? Será que elimina as condensações? Eu tenho XPS encostado no pano interior e nem uma ponte térmica...tem é que ser bem aplicado.

    O isolamento pelo exterior (Cappoto) só tem vantagens em climas quentes, no nosso clima é preferivel o isolamento pelo interior.

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao quintela
  4.  # 4

    Boas

    Eu tenho XPS encostado no pano interior e nem uma ponte térmica

    Tem a certeza? Tem mesmo a certeza? Certeza, certezinha, certezinha? Nem sequer uma ponte térmica linear? Duvido muito, mas até pode ser.

    O isolamento pelo exterior (Cappoto) só tem vantagens em climas quentes, no nosso clima é preferivel o isolamento pelo interior.

    Esta é difícil de engolir. Porque diz isso?

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao quintela, vmgl
    • vmgl
    • 21 março 2010 editado

     # 5

    Colocado por: j cardosoBoas

    Eu tenho XPS encostado no pano interior e nem uma ponte térmica

    Tem a certeza? Nem sequer uma ponte térmica linear?

    O isolamento pelo exterior (Cappoto) só tem vantagens em climas quentes, no nosso clima é preferivel o isolamento pelo interior.

    Esta é difícil de engolir. Porque diz isso?

    cumps
    José Cardoso


    Porque será que os países a norte da Europa (Holanda, Alemanha, Austria, Itália, França, Bélgica, Suíça, Dinamarca, Suécia,..etc ) utilizam bastante o sistema de isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) ???
    Suponho que são países quentes vai dai....

    Já agora um reparo Cappotto em Portugal é um sistema de ETICS registado pela Viero (actualmente pertence a Robialac).

    Em Itália de onde é originaria a palavra define o próprio isolamento ETICS...
  5.  # 6

    Colocado por: vmgl
    Colocado por: j cardosoBoas

    Eu tenho XPS encostado no pano interior e nem uma ponte térmica

    Tem a certeza? Nem sequer uma ponte térmica linear?

    O isolamento pelo exterior (Cappoto) só tem vantagens em climas quentes, no nosso clima é preferivel o isolamento pelo interior.

    Esta é difícil de engolir. Porque diz isso?

    cumps
    José Cardoso


    Porque será que os países a norte da Europa (Holanda, Alemanha, Itália, França, Bélgica, Suíça, Dinamarca, Suécia,..etc utilizam bastante o sistema de isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) ???
    Suponho que são países quentes vai dai....

    Já agora um reparo Cappotto em Portugal é um sistema de ETICS registado pela Viero (actualmente pertence a Robialac).

    Em Itália de onde é originaria a palavra define o próprio isolamento ETICS...


    Boas

    Sr. vmgl, sim tenho a certeza, não tenho nenhuma ponte térmica...mas se quiser pode verificar porque é que eu tenho tanta certeza...

    http://picasaweb.google.pt/miguel.seabra14/IsolamentoDasParedes#

    Sim, nesses países é utilizado por duas razões: o aquecimento é mais barato e como o tem ligado 24 horas a estrutura absorve a energia e cria inercia.Ora em países quentes e com grande exposição solar o isolamento exterior evita que a estrutura aqueça e aí há o verdadeiro beneficio.

    Por cá duvido que haja muita gente que tenha o aquecimento ligado 24h para usufruir da vantagem do isolamento exterior...até porque o nosso clima não é extremo como o desses países nórdicos.

    Agora, se há casa frias por cá, isso é outra história...

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
  6.  # 7

    Boas

    Sr. vmgl, sim tenho a certeza, não tenho nenhuma ponte térmica...mas se quiser pode verificar porque é que eu tenho tanta certeza...


    Fui eu que fiz essa afirmação e continuo a duvidar. Será que não tem, por exemplo, nenhuma ponte térmica linear do tipo "ligação da fachada com pavimentos intermédios" ou "ligação da fachada com cobertura"? Ora veja bem.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  7.  # 8

    Colocado por: j cardosoBoas

    Sr. vmgl, sim tenho a certeza, não tenho nenhuma ponte térmica...mas se quiser pode verificar porque é que eu tenho tanta certeza...


    Fui eu que fiz essa afirmação e continuo a duvidar. Será que não tem, por exemplo, nenhuma ponte térmica linear do tipo "ligação da fachada com pavimentos intermédios" ou "ligação da fachada com cobertura"? Ora veja bem.

    cumps
    José Cardoso


    Desculpe sr. j cardoso

    Não, não tenho...se reparou eu tenho tectos falsos isolados a cerca de 30cm e ,não o referi mas, tenho piso radiante e como é normal este leva isolamento por baixo.

    Não sei muito bem porque é que o pessoal aqui neste fórum é tão adepto do isolamento pelo exterior...das duas uma, ou se deixam levar pela conversa dos vendedores que aqui estão ( e não devem ser poucos) ou então acreditam que é o frio que entra na casa pelas paredes...enfim.

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
  8.  # 9

    Boas

    Não, não tenho...se reparou eu tenho tectos falsos isolados a cerca de 30cm e ,não o referi mas, tenho piso radiante e como é normal este leva isolamento por baixo.


    Posso dizer o que acho mesmo?
    Acho que não sabe o que são pontes térmicas lineares. Para dizer a verdade - e desculpe se pareço desagradável mas não há outra forma de dizer isto - também acho que não percebe muito do que está a falar.

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 10

    Colocado por: j cardosoBoas

    Não, não tenho...se reparou eu tenho tectos falsos isolados a cerca de 30cm e ,não o referi mas, tenho piso radiante e como é normal este leva isolamento por baixo.


    Posso dizer o que acho mesmo?
    Acho que não sabe o que são pontes térmicas lineares. Para dizer a verdade - e desculpe se pareço desagradável mas não há outra forma de dizer isto - também acho que não percebe muito do que está a falar.

    cumps
    José Cardoso



    Sr. José Cardoso

    No clima do nosso pais vir defender o isolamento das casas pela exterior é de quem não entende nada e termodinamica e vai atrás de modas...se calhar vocês é que não percebem nada disto!!

    Na minha casa e nos dias frios se desligar o aquecimento ela perde em média 1º por dia...se isto é o resultado da minha ignorância, eu não me importo...curioso é que ainda ninguém me mostrou melhor até agora.

    Já cá estou faz 3 anos e nem uma humidade ou condensação...tenho os tectos branquinhos...e olhe que já vi tectos e paredes escurinhas em casa com Cappotto...

    Para mim o resto é conversa...

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
  10.  # 11

    Colocado por: Anonimo16062021Mas à mais,como por exemplo nas padieira e ombreiras não havera pontes térmicas?


    Veja bem as fotos sr. Anonimo16062021...

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
    •  
      alv
    • 22 março 2010

     # 12

    Vivam!
    Não me quero interpor, mas eu sou dos que penso que também consigo fazer casas sem pontes térmicas lineares e que só as tenho porque o regulamento me obriga a tê-las.
    Esta coisa de termos verdades absolutas é complicado, mais; as de termos de obedecer cegamente a regras que nos são impostas sem que possamos, como se diz ter autonomia técnica e cientifica, tem muito que se lhe diga.
    Porque raio de coisa eu não tenho ptl em vãos de janelas se a caixilharia estiver colocada em determinadas condições face ao isolamento, e hei-de tê-las nas em condições semelhantes nos tecto e pavimentos, só porque o RCCTE o não permite? Será que anda tudo doido!!!!!
    São coisas para esgrimirmos ao almoço se houver tempo e as mines não toldarem o pensamento....
    "Fassam" parte.
  11.  # 13

    Boas

    No clima do nosso pais vir defender o isolamento das casas pela exterior é de quem não entende nada e termodinamica e vai atrás de modas...se calhar vocês é que não percebem nada disto!!

    Termodinâmica? Não faço ideia do que seja. Eu cá é mais bolos.

    Resta-me dar-lhe os (sinceros) parabéns por se sentir bem na sua casa e ... curvar-me perante tão suma sapiência

    cumps
    José Cardoso
  12.  # 14

    Boas

    Não me quero interpor, mas eu sou dos que penso que também consigo fazer casas sem pontes térmicas lineares e que só as tenho porque o regulamento me obriga a tê-las.
    Esta coisa de termos verdades absolutas é complicado, mais; as de termos de obedecer cegamente a regras que nos são impostas sem que possamos, como se diz ter autonomia técnica e cientifica, tem muito que se lhe diga.

    Até podemos divergir (ou não) quanto à quantificação dos seus efeitos, mas não me parece que se possa pôr em cauda a sua existência - estamos, ou estava, a falar da construção do Miguel Seabra e da sua afirmação taxativa que não tinha pontes térmicas.

    cumps
    José Cardoso
    • vmgl
    • 22 março 2010 editado

     # 15

    Colocado por: j cardosoBoas

    No clima do nosso pais vir defender o isolamento das casas pela exterior é de quem não entende nada e termodinamica e vai atrás de modas...se calhar vocês é que não percebem nada disto!!

    Termodinâmica? Não faço ideia do que seja. Eu cá é mais bolos.

    Resta-me dar-lhe os (sinceros) parabéns por se sentir bem na sua casa e ... curvar-me perante tão suma sapiência

    cumps
    José Cardoso



    Caro José Cardoso possivelmente alguem leu isto na wikipedia:

    A primeira lei da termodinâmica é a lei de conservação da energia. Nela observamos a equivalência entre trabalho e calor. Esta lei enuncia que a energia total transferida para um sistema é igual à variação da sua energia interna. A expressão matemática que traduz esta lei para um sistema não-isolado é:

    Podemos dizer que existe uma função “U” (energia interna) cuja variação durante uma transformação depende unicamente de dois estados, o inicial e o final. Num sistema fechado a indicação desta variação é dada como:


    Onde Q e W são, respectivamente, o calor e o trabalho trocados entre o sistema e a sua vizinhança. As quantidades W e Q são expressas algebricamente, sendo positivas quando expressam energia recebida pelo sistema. A quantidade R é nula pois, em sistema fechado, não se verificam absorções nem emissões de radiação.

    A energia interna é definida como a soma das energias cinéticas e de interacção de seus constituintes. Este princípio enuncia, então, a conservação de energia.

    Vai dai termodinamica.....
    •  
      alv
    • 22 março 2010

     # 16

    Vivam!
    Não tenho, mas o RCCTE obriga a que tenha!!!!
    Baralhado?
    Na realidade não tenho. Se quiser ser legalista tenho que considerá-la .
    "Fassam" parte.
  13.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021SR.Miguel Seabra,eu já vi e revi as fotos,e ainda não vi os laterais das ombreiras e padieiras com o isolamento a dobrar sobre a mesma ou sera que eu já bebi algumas mines hoje?Olhe que não.


    Têm razão sr. Anonimo16062021

    Eu coloquei apainelados em madeira e embora tenha uns 2 cm de ptl não causam nenhum problema. Eu pedi ao instalador das madeiras para encher bem a folga entre a madeira e a parede com espuma...tecnicamente posso ter uns 2 cm de ptl mas na realidade acho isso irrelevante.

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
  14.  # 18

    De facto, acho que o que se passa aqui é uma terrível conspiração de engenheiros a soldo de uma irmandade que controla o LNEC, o IST, o ITECons e a FEUP. Já os arquitectos defendem o que quer que seja que os vendedores impinjam, desde que ofereçam também umas canetas giras e uns catálogos com lombadas fixes para dar bom aspecto às estantes do ateiler. Alíás, aqui defendemos acerrimamente os caixilhos em PVC porque veio cá uma moça jeitosa da Deceuninck, e até trouxe um tapete para rato, daqueles que têm um desenho diferente conforme o ângulo de onde se olha.
    •  
      alv
    • 22 março 2010

     # 19

    Vivam!
    Sou contra o sistema!!
    Demarco-me já dessa gente toda!!!
    "Fassam" parte.

    PS. A Pladur só oferece folhetos, uns miseros porta minas, ainda por cima Franceses, e umas esferográficas, essas sim com a marca de qualidade Made in RPC.
  15.  # 20

    Colocado por: AugstHillDe facto, acho que o que se passa aqui é uma terrível conspiração de engenheiros a soldo de uma irmandade que controla o LNEC, o IST, o ITECons e a FEUP. Já os arquitectos defendem o que quer que seja que os vendedores impinjam, desde que ofereçam também umas canetas giras e uns catálogos com lombadas fixes para dar bom aspecto às estantes do ateiler. Alíás, aqui defendemos acerrimamente os caixilhos em PVC porque veio cá uma moça jeitosa da Deceuninck, e até trouxe um tapete para rato, daqueles que têm um desenho diferente conforme o ângulo de onde se olha.


    Não , não é nenhuma conspiração sr. AugstHill, é antes uma forma de alertar as pessoas que têm dúvidas e que vão construir (ou comprar) para uma data de situações que acho que não deveriam passar por elas...

    O que eu tento fazer é lutar contra a arrogância e prepotência de quem projecta mal e incute ideias erradas nas pessoas alegando anos de experiência e acenando canudos...

    Não digo com isto que são todos maus, há quem seja humilde e muito bom profissional que durante o projecto alerta, ouve e ajuda o cliente como deve ser.

    O eng. da minha casa por ex. para além de acompanhar correctamente todos os passos da obra vai questionar quem a comprou um ou dois anos depois para saber do comportamento térmico e estrutural da mesma. O triste é que vejo casos em que quem projectou nem lá pôs os pés...

    Já vi que por não ser da área e de só ter estado envolvido numa obra (a minha) a minha opinião não vinga, mas o meu intuito não é esse, é partilhar a minha experiência com quem queira e incentivar as pessoas a questionarem e a pensarem por elas.

    Também cometi erros mas só construí uma casa, e aqueles que construíram 100 e continuam a cometer os mesmos, simplesmente porque são teimosos?

    Espero que alguém me tenha entendido...e com esta me vou...

    Cumprimentos

    Miguel Seabra
 
0.0247 seg. NEW