Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, este é o meu primeiro post neste fórum.
    A minha situação é a seguinte:
    Os meus pais vão comprar uma casa mas quem vai usufruir dela sou eu. Vou morar sozinho.
    Mas a escritura será em nome deles cedendo-a a mim através de um contrato de comodato.

Como fica esta situação perante o condomínio? Vou poder votar nas assembleias? Posso fazer tudo como se fosse o dono? Vamos estar longe e nenhum dos meus pais consegue estar na assembleia.
    Ainda não temos seguros nem nada (vamos conseguir comprar a casa a pronto sem recorrer a crédito) - em que nome fica o seguro de incêndio, por exemplo?
    Todos os contratos ficarão em meu nome (água, luz, etc).
    Eu não quero dar muito a minha vida a saber aos meus vizinhos e se fosse possível eu assinar e votar como se fosse o dono seria ótimo.

Já procurei mas não entendi como funciona num condomínio.
    • size
    • 23 março 2025

# 2

Só os seus pais, na qualidade de proprietários da casa podem ser convocados e intervir nas assembleias do condomínio.
    Mas, nada impede que os seus pais outorguem uma procuração para ser você a comparecer e intervir na assembleia.
    O seguro de incêndio tem que ser formalizado pelo proprietário.
    Os contratos de abastecimento de serviços podem ser formalizados por si, mediante a exibição do contrato de comodato
  2.  # 3

Obrigado size. E essa procuração como funciona? Toda a gente sabe que ela tem que existir? E depois se for necessário assinar qualquer coisa... assino no meu nome ou do meu pai?

A questão aqui é mesmo não querer dar a minha vida a saber. Quero que pensem que sou o dono (há sempre bocas e vizinhos complicados e eu não quero nada disso na minha vida).
    • size
    • 23 março 2025

# 4

A procuração tem que ser entregue ao administrdor/condomínio e ficar no arquivo do condomónio
    Tem que assinar qualquer documento com a sua própria assinatura.
    Assim; pp de nome do seu pai e assina-

Obviamente, que outros condóminos terão conhecimento dessa sua representação.
  3.  # 5

Obrigado size.
    Bem se é a única opção assim será...
    Então na assinatura assino como disse?
    O que significa "pp"?
    • size
    • 24 março 2025

# 6

Colocado por: vitornovoObrigado size.
    Bem se é a única opção assim será...
    Então na assinatura assino como disse?
    O que significa "pp"?

Significa 'por procuração'
  4.  # 7

Obrigado pela sua ajida size!
    A assembleia deste ano já foi, mas considero-me muito ansioso e quero saber já o que fazer para o ano.
  5.  # 8

Não é melhor ao contrário?
    Fica no nome do filho e o comodato é em nome deles.
    Embora não habitem.

Suponho que não haja mais filhos.
  6.  # 9

Bom dia.
    Aproveitando este tópico, gostaria de fazer uma pergunta acerca de um contrato de comodato.

Cenário:
    Vou adquirir um imóvel para arrendamento e/ou turismo local. Vou pedir crédito para o efeito.
    Para já, o CPCV foi efectuado de forma pessoal. Ao consultar um contabilista, achámos que poderia fazer sentido criar uma empresa.
    Ao ter uma empresa, irei faturar os contratos de arrendamento/turismo via empresa.

Posto isto, ficaram 2 hipóteses em aberto:
    1 - Pedir ao construtor para que o CPCV transite para a minha empresa e adquiro via empresa. Nesse caso, o crédito é em nome da empresa.
    2 - Manter o imóvel na esfera pessoal e fazer um contrato de comodato para a empresa. Nesse caso, o crédito habitação a nível pessoal.

Surgem-me 2 questões:
    1 - Em termos de crédito, qual poderá ser a melhor opção em termos de condições?
    2 - Um contrato de comodato é aplicável a este cenário?

Obrigado.
  7.  # 10

Colocado por: jose-maria.nunescriar uma empresa

Só para um imóvel?
  8.  # 11

Para a empresa ter despesas até há quem arrende imóveis da esfera pessoal à empresa.

Comodato não envolve gasto de dinheiro 💰💰💰 em arrendamento.
    Não é útil para uma empresa.
    Penso eu de que.
  9.  # 12

Colocado por: Palhava
    Só para um imóvel?

Irei também fazer a transação de 1/2 imóveis por ano
  10.  # 13

Colocado por: PalhavaPara a empresa ter despesas até há quem arrende imóveis da esfera pessoal à empresa.

Comodato não envolve gasto de dinheiro 💰💰💰 em arrendamento.
    Não é útil para uma empresa.
    Penso eu de que.

A questão é que ao arrendar imóveis da esfera pessoal à empresa vai-se pagar 28%, certo?

A carga fiscal seria inferior na empresa, para além de despesas adicionais que permitissem reduzir o lucro tributável.
  11.  # 14

Colocado por: jose-maria.nunes

Irei também fazer a transação de 1/2 imóveis por ano

Como intermediário imobiliário?
  12.  # 15

Se vai enveredar pelo caminho empresarial tem de ter uma assessoria a sério e não vir aprender num fórum que é maioritariamente frequentado por amadores da área da fiscalidade.
  13.  # 16

Colocado por: jose-maria.nunesA questão é que ao arrendar imóveis da esfera pessoal à empresa vai-se pagar 28%, certo?

Mas assim consegue que a empresa retire dinheiro e tenha despesas.E assim consegue usar o dinheiro para si.
  14.  # 17

Como intermediário imobiliário?

Isso num imóvel de 200 mil euros dá 5%...
    10 mil euros...
    Fica o dinheiro 💰 na empresa.Depois de pagar salários e despesas, o que sobra é distribuido pelos sócios e ainda é sujeito a tributação.
    Li num livro que as S.A.s são as melhores para pagar menos. Mas não sei se consegue 5 sócios e se essa realidade dos livros americanos se adapta à realidade portuguesa.
  15.  # 18

Isso num imóvel de 200 mil euros dá 5%...
    10 mil euros...
    Fica o dinheiro 💰 na empresa.Depois de pagar salários e despesas, o que sobra é distribuido pelos sócios e ainda é sujeito a tributação.
    Li num livro que as S.A.s são as melhores para pagar menos. Mas não sei se consegue 5 sócios e se essa realidade dos livros americanos se adapta à realidade portuguesa.

Não, aquisição em planta antes do início da construção e cedência posterior.

0.0141 seg. NEW