Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    As minhas desculpas pela colocação deste tópico. Percebo pouco de electricidade e continuo com algumas dúvidas sobre o tema que coloquei. Tenho um apartamento alugado, onde está instalado um contador trifásico, com a potência instalada, de 6,9KVa (custo mensal 9,51€, sem IVA).No passado mês de Fevereiro, a inquilina recebeu uma factura no valor de 162€, onde foi efectuado o consumo real de 746KWh). Fui contactado pela mesma no sentido de proceder à alteração do contador para monofásico, que segundo um electricista amigo, o custo da factura iria baixar consideravelmente. Dado que, como referi, não possuo conhecimentos de electricidade, que me permitam validar este pedido, podem ajudar-me nesta questão, sff? Grato pela disponibilidade
  2.  # 2

só poupa no componente de preço da potencia elétrica, que poderia baixar para 3,45kW (equivale agora aos 6,9kW do trifásico), ou seja, teria poupanças a rondar os 5 a 10€/ mensais (30 a 60€/ anuais), consoante o fornecedor de energia.
    Concordam com este comentário: AccDias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AccDias
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradassó poupa no componente de preço da potencia elétrica, que poderia baixar para 3,45kW (equivale agora aos 6,9kW do trifásico), ou seja, teria poupanças a rondar os 5 a 10€/ mensais (30 a 60€/ anuais), consoante o fornecedor de energia.
    Concordam com este comentário:AccDias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AccDias

Obrigado pelo esclarecimento. Desta forma, a alteração significativa que pode levar a uma redução dos consumos e valor da factura menor, será uma melhor gestão dos electromésticos, nomeadamente aquecedores a óleo. Certo?
  4.  # 4

Colocado por: AccDias
    Obrigado pelo esclarecimento. Desta forma, a alteração significativa que pode levar a uma redução dos consumos e valor da factura menor, será uma melhor gestão dos electromésticos, nomeadamente aquecedores a óleo. Certo?

Não reduz nenhuns consumos, com 3.45kva o mais certo é o quadro ir regularmente abaixo, aumentar para 4.6kva ou 5.75kva em monofásico.
    • size
    • 24 março 2025

# 5

Colocado por: AccDias
    .No passado mês de Fevereiro, a inquilina recebeu uma factura no valor de 162€, onde foi efectuado o consumo real de 746KWh).

Ilusão...

Não será por trocar o contador de trifásico para monofásico que se obtém menor consumo de energia (KWh) pelos mesmos equipamentos. Não será através desta manobra que a inquilina obterá menor consumo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 6

Colocado por: AccDiasDesta forma, a alteração significativa que pode levar a uma redução dos consumos e valor da factura menor, será uma melhor gestão dos electromésticos, nomeadamente aquecedores a óleo. Certo?

Exatamente. Se os mesmo equipamentos continuarem a ser utilizados da mesma forma (tempo / potência), nunca terá reduções significativas no custo final, independentemente do quadro ser trifásico ou monofásico, ou da potência contratada.
  6.  # 7

Colocado por: AccDiasTenho um apartamento alugado, onde está instalado um contador trifásico

É normal apartamentos com contador trifásico? Comum não é, impossível também não... mas parece-me pouco provável.
  7.  # 8

Colocado por: hangasÉ normal apartamentos com contador trifásico? Comum não é, impossível também não... mas parece-me pouco provável.

No norte do país é razoavelmente vulgar, especialmente em construções anteriores à vulgarização do gás natural canalizado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  8.  # 9

Colocado por: hangas

É normal apartamentos com contador trifásico? Comum não é, impossível também não... mas parece-me pouco provável.

Tenho um apartamento em Leiria do inicio dos anos 80 , tem gas e contador trifásico, em cada quarto existe uma caixa da efacec em betão, que pressuponho fosse para colocar aquecedores electricos eventualmente trifasicos essas caixas tem um condutor trifasico dentro.

Nunca percebi muito bem aquilo mas...
    • size
    • 25 março 2025

# 10

Colocado por: hangas

Nas construções dos anos 60 70 foi normal, em voga do fogões/fornos e termo eléctricos. Os próprios fogões e forno eram trifásicos.
    Depois, ao longo dos anos, com a evolução dos electrodoméscos e surgimento do gás natural iniciou-se a alteração das instalações para monofásico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas

0.0153 seg. NEW