Iniciar sessão ou registar-se
    • Su05
    • 24 março 2025

# 1

Boa tarde, alguem me pode ajudar? Comprei um apartamento em 2005 por 140 mil euros.. quero vender esse apartamento este ano(2025) por 470 mil euros, a minha duvida no calculo das mais-valias é porque o apartamento esta com liçença de Alojamento Local, alguem me sabe dizer quanto dá +/- o valor das mais-valias? Obrigada
  1.  # 2

bem se não fosse a licença do alojamento a conta era :

470k-140k = 330k
    metade dos 330k era adicionados como rendimento na declaração de irs. Aos seus rendimentos normais, nesse ano tinha mais 165k.

mesmo sem os outros rendimentos, apenas os 165k já o colocavam no escalão máximo de irs, o que paga 48% de irs. Ou seja tinha que dar 80k ao estado em impostos.

no entanto podia investir esse dinheiro na compra de uma nova habitação própria e nesse caso como reinvistia as mais valias, esse valor já não era acrescentado ao seu IRS e já não pagava aquele valor de impostos.

havendo uma licença de alojamento local, perde a opção de reinvestir as mais valias, ou seja irá sempre pagar aquele valor de impostos de qualquer maneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Su05
  2.  # 3

Até estou admirado de não aparecer ninguém a reclamar, que está a vender a mais do triplo do que comprou e a continuar a ajudar a bolha imobiliária a continuar em alta e os Portugueses não conseguirem comprar casa devido à especulação.
  3.  # 4

Colocado por: VarejoteAté estou admirado de não aparecer ninguém a reclamar, que está a vender a mais do triplo do que comprou e a continuar a ajudar a bolha imobiliária a continuar em alta e os Portugueses não conseguirem comprar casa devido à especulação.

Acho bem mais ridiculo um negócio entre particulares ter que dar ao estado 80 000€ além do que vai receber pelo imposto de selo do mesmo imóvel sem ter feito um Cor***!!!
    Concordam com este comentário: Bragas V, desofiapedro, pribeiro
  4.  # 5

Colocado por: gil.alves
    Acho bem mais ridiculo um negócio entre particulares ter que dar ao estado 80 000€ além do que vai receber pelo imposto de selo do mesmo imóvel sem ter feito um Cor***!!!

E o IMT??

Já se eu comprar um Ferrari por 75k e vender por 300k Estado recebe o que? 60€ da mudança de propriedade?

Fico sem perceber qual é o bem essencial aqui.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, pribeiro
  5.  # 6

Concordam com este comentário:Bragas V,desofiapedro

Isto!!!
  6.  # 7

Colocado por: VarejoteAté estou admirado de não aparecer ninguém a reclamar, que está a vender a mais do triplo do que comprou e a continuar a ajudar a bolha imobiliária a continuar em alta e os Portugueses não conseguirem comprar casa devido à especulação.

Oh meu caro, se estivesse na mesma posição ia fazer caridade?

Estamos todos no mesmo barco para o bem e para o mal.

Quem apanhou a onda está bem.
    Quem não apanhou ou saiu mal, tem que se conformar.
  7.  # 8

Concordam com este comentário:Bragas V,desofiapedro

O Estado está contente com a bolha imobiliária, se calhar até a promove subrepticiamente porque tem ensacado milhões!!!
  8.  # 9

Colocado por: Su05Boa tarde, alguem me pode ajudar? Comprei um apartamento em 2005 por 140 mil euros.. quero vender esse apartamento este ano(2025) por 470 mil euros, a minha duvida no calculo das mais-valias é porque o apartamento esta com liçença de Alojamento Local, alguem me sabe dizer quanto dá +/- o valor das mais-valias? Obrigada

Havia qualquer coisa de "esperar 3 anos"...para não pagar tanto.
    Um vizinho meu cancelou o AL, colocou em arrendamento tradicional e vendeu após um prazo para não pagar tanto.

Também pode pedir aconselhamento nos grupos de Facebook pro-AL.
  9.  # 10

Colocado por: gil.alvesAcho bem mais ridiculo um negócio entre particulares ter que dar ao estado 80 000€ além do que vai receber pelo imposto de selo do mesmo imóvel sem ter feito um Cor***!!!

porque não? pode-se discutir o valor, se devia ser mais ou menos do que os 80.000€

mas sendo um negocio entre particulares, é um negócio de milhares, não estamos a falar em comprar 3 ou 4 melões à borda da estrada, estamos a falar de negócio em que até são criadas empresas para este fim por ser mais vantajoso a nivel fiscal do que o fazer a nivel particular.

a lei já prevê as situações em que as pessoas vendem a sua casa e podem reinvestir as mais valias na compra de outra casa sem pagar impostos sobre o lucro da venda da casa anterior, não é o caso.

a própria noção de impostos, implica o estado receber dinheiro sem ter feito nada. porque estes casos deviam ser diferentes?
  10.  # 11

Colocado por: pauloagsantosestado receber dinheiro sem ter feito nada

Aqui está um conceito que urge desmistificar!

O Estado nada fez.
    Mas fará.

O dinheiro 💰💰💰 pago ao Estado é que posteriormente deveria ser bem gerido.

Com a multiplicação das parcerias público-privadas que desde há 30 anos têm vindo a ser realizadas de forma criminosa e as privatizações...
    De facto para quê pagar impostos?
    Vamos é pagar milhares para ir ao médico, etc etc
    • AMG1
    • 25 março 2025

# 12

Colocado por: Palhava
    ...
    O dinheiro 💰💰💰 pago ao Estado é que posteriormente deveria ser bem gerido.
    ...

Esta é que é a questão central e não se os impostos são muito ou poucos, até porque para quem os paga eles serão sempre demais, sejam muitos ou poucos.
  11.  # 13

Colocado por: pauloagsantosbem se não fosse a licença do alojamento a conta era :

470k-140k = 330k
    metade dos 330k era adicionados como rendimento na declaração de irs. Aos seus rendimentos normais, nesse ano tinha mais 165k.

mesmo sem os outros rendimentos, apenas os 165k já o colocavam no escalão máximo de irs, o que paga 48% de irs. Ou seja tinha que dar 80k ao estado em impostos.

no entanto podia investir esse dinheiro na compra de uma nova habitação própria e nesse caso como reinvistia as mais valias, esse valor já não era acrescentado ao seu IRS e já não pagava aquele valor de impostos.

havendo uma licença de alojamento local, perde a opção de reinvestir as mais valias, ou seja irá sempre pagar aquele valor de impostos de qualquer maneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Su05

As contas não são assim tão lineares.

Existem algumas variaveis adicionais (ex. depreciação da moeda nesses 20 anos, se é aplicado ao IRS singular ou conjuto, valor de rendimentos anuais, etc).

De acordo com o Dr. Finanças para uma simulação standard, ronda os 35k de mais-valias, mas será uma questão de simular com os seus dados exatos.
  12.  # 14

Essa conversa só é colocada por quem não tem património para vender... quando sentimos na pele, acho que somos todos humanos e no fim do dia, se não vender ao valor de mercado e se quiser com esse valor ir comprar outro imóvel dificilmente conseguirá comprar o quer que seja.
  13.  # 15

E essa história do IMT é altamente abusiva, senão vejemos há 10 ou 15 anos a esta parte uma apartamento de 300k - 500k eram imoveis de luxo/alto luxo em que a maioria das pessoas raramente conseguiam alcançar.

Hoje em dia os valores dos imóveis aumentaram brutalmente e os escalões do IMT estão na mesma ou pouco variaram e é ai que o estado deveria mexer para minimizar o sacrificio dos cidadaos que pretendem comprar casa propria.
  14.  # 16

.
  15.  # 17

Colocado por: pribeiro
    De acordo com o Dr. Finanças para uma simulação standard, ronda os 35k de mais-valias, mas será uma questão de simular com os seus dados exatos.

Para este caso específico?

Não sei como pode ter chegado a esse cálculo.

Mesmo que o rendimento anual declarado antes da mais fosse 0, mesmo considerando a taxa média, que o do 8° escalão até 80k é de cerca de 35%..dá BEM MAIS do que isso.
  16.  # 18

Colocado por: Bragas Vesse cálculo

Pois, sejam 80, sejam 35, seja o que fôr... o que me parece é que os nossos governantes não entendem que quem paga tudo isso, mais ou menos, duma maneira ou de outra, é o comprador das casa!

O preço a que se vende já tem esses cálculos em conta... e é também por causa destas coisas que se vende hoje uma casa que valia um terço do valor há uns anos...

Querem taxar quem abusa... que riso. Quem abusa aqui é o Estado... forte e feio.

0.0223 seg. NEW