Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou com um problema elétrico na minha casa à aproximadamente 2/3 meses. A casa é nova e habitada à 6 meses.
    Basicamente em alguns dias, sem nenhuma razão aparente, o quadro elétrico dispara e a luz vai abaixo apenas no rés-do-chão da casa +/- à mesma hora. No 2° andar tenho sempre luz. Nesse período a única coisa que tenho ligada são os aparelhos que nunca desligo: frigorífico, bomba de calor e painéis solares.
    Noutras alturas do dia em que estão ligados forno, placa de indução, TV e outros, a luz nunca vai abaixo.

Inicialmente contactamos a EDP que disse que teria que ver com a baixa potência, o que não nos parece lógico visto que o quadro dispara numa altura do dia em que temos menos aparelhos ligados.

Falamos com o eletricista responsável pela casa que disse já ter tido o mesmo problema em varias casas e que era devido aos painéis solares e que a solução era colocar um diferencial menos sensível para não disparar.

Aqui a minha questão é: será que ao trocar o diferencial não estarei a "mascarar" o problema?
    Não percebo nada de eletricidade, o eletricista diz-me que não há problema em fazer isso mas penso que se ele inicialmente colocou um diferencial mais sensivel por algum motivo foi.

Gostaria de obter uma opinião acerca desta mudança de diferencial e qual os riscos que corro ao fazê-lo.

Desde já agradeço toda a ajuda.
  2.  # 2

Os paineis são fotovoltaicos?

Que diferencial tem? 10, 30, 300, 500 ma?

O risco de mudar de diferencial para um de menor protecção serão num caso grave ser electrocutado em vez de 30ma 300ma ( caso sejam estes diferenciais que estejamos a falar )

O que eu faria era colocar um diferencial independente para o circuito dos paineis e tentar obter conclusoes a partir dai.

Tb se pode estar a dar um caso de produçao de harmonicas(ruido) pelo inversor e fazer disparar o diferencial e ai teria de colocar um diferencial Super imunizado

Coisas que o seu electricista deveria saber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raquel Oliveira
    • HFSF
    • 25 março 2025

# 3

Onde é que os paineis estão a injetar? Se for dentro do circuito do diferencial do andar de baixo?
  3.  # 4

Colocado por: larkheOs paineis são fotovoltaicos?

O risco de mudar de diferencial para um de menor protecção serão num caso grave ser electrocutado em vez de 30ma 300ma ( caso sejam estes diferenciais que estejamos a falar )

O que eu faria era colocar um diferencial independente para o circuito dos paineis e tentar obter conclusoes a partir dai.

Tb se pode estar a dar um caso de produçao de harmonicas(ruido) pelo inversor e fazer disparar o diferencial e ai teria de colocar um diferencial Super imunizado

Estas pessoas agradeceram este comentário:Raquel Oliveira

Sim, são painéis fotovoltaicos. O diferencial é de 30mA.
  4.  # 5

Colocado por: HFSFOnde é que os paineis estão a injetar? Se for dentro do circuito do diferencial do andar de baixo?

Sim, estão no andar de baixo. Por isso é que é esse diferencial que dispara, o do andar de cima nunca vai abaixo.
  5.  # 6

Colocado por: larkheOs paineis são fotovoltaicos?

Estas pessoas agradeceram este comentário:Raquel Oliveira

É por aqui.
  6.  # 7

Colocado por: Raquel OliveiraSim, são painéis fotovoltaicos. O diferencial é de 30mA.
    Sabe o modelo do inversor? No manual normalmente vem descrito que tipo de diferencial é recomendado mas se tiver um diferencial to tipo AC, há grande probabilidade de ter aí a causa dos disparos. Em princípio e sem gastar muito, um diferencial do tipo A (em vez de do tipo AC) deve servir, mas depende mesmo do inversor. No entanto devia manter o diferencial de 30mA e ter um diferencial dedicado (esse sim de acordo com o inversor, imaginemos de 300mA) para os paineis.
  7.  # 8

Também tinha esse problema, a solução encontrada foi esta....e tenho na mesma a proteção 30mA para cada seção de dijuntores, a azul é onde vem a energia do inversor(Também tenho um quadro pequeno com diferencial e dijuntor ao lado do imversor), a vermelho é a energia da e-redes.
    Assim a energia da rede e do inversor são injetados no barramento, que depois é distribuída para cada diferencial de 30mA e seus respectivos dijuntores.
      received_970246204171282.jpeg
    • HFSF
    • 25 março 2025

# 9

É a solução que tenho também.
    A injeção é feita antes dos diferenciais de proteção da casa.

Ainda assim como a minha rede é horrível quando havia muito ruido na rede o diferencial AC saltava
  8.  # 10

E não têm protecção diferencial no circuito do inversor?
  9.  # 11

Colocado por: tigoncalE não têm protecção diferencial no circuito do inversor?

Não sei se a pergunta foi para mim, mas sim tenho. Foto
      20250325_185238.jpg
  10.  # 12

Nesta instalação, só acho que deviam ter colocado fio de 4mm...mas disseram que o 2.5mm servia bem...
    tem cerca de 15 metros de distancia(penso se for uma distancia curta teria menos percas)(mas ai já não sou entendido)...
    Inversor pode debitar +/- 3700w...pode ser raro(mas pode ficar a debitar isso por +/- 30 min, basta como hoje estar sol, baterias já com carga e bomba de calor ligar(Aquecimento Central)....

Pode ser que mais para a frente faça a troca ...
    • HFSF
    • 25 março 2025

# 13

Colocado por: tigoncalE não têm protecção diferencial no circuito do inversor?

Se foi para mim a minha casa está Rede -> Inversor -> QE ou seja toda a carga da casa passa pelo inversor.
    No manual do inversor diz para não colocar diferencial no AC IN.

0.0154 seg. NEW