Iniciar sessão ou registar-se
    • TMQ
    • 25 março 2025 editado

# 1

Bom dia,

Que sistema aconselham para as janelas identificadas. O objetivo é criar uma ligação fluída com o exterior nas 2 janelas assinaladas mas sem perder conforto térmico. A da cozinha vai ter movimento constante.
    A 3ª janela é fixa.
    OBS - Temos VMC Duplo Fluxo e AC centralizado.

- Correr Série CT
    - Porta/batente com o friso aluminio para não criar o obstaculo das OsciloBatentes. A da Sala a abrir para cima da fixa.
    - Harmónio - Abertura para dentro ou para fora? Para fora não crio obstáculo interior, mas fui aconselhado a não fazê-lo devido ao pior isolamento. Para mim funcionava este sistema em que seria pra fora na sala e para dentro na cozinha, mas não sei se é possível, e/ou se é aconselhável e até se fica bem esteticamente.

A série das Oscilo batentes seria a ARi, mas neste caso em que vai ser tipo porta, ainda não sei qual é.
    Ainda não tenho orçamento nem série do sistema harmónio.

Vidros - Qual aconselham? Norte é no canto superior dto.

Vidro duplo Planitherm 6mm+caixa 16+4mm ( + barato )
    Vidro duplo Planitherm 4S 6mm+caixa 16+4mm ( +259.38€ - total )
    6mm + caixa 16mm + 5mm ( aguardo orçamento )
    6mm + caixa 16mm + laminado 13mm (Aguardo orçamento)
      Harmonio_Série_xxxxx.jpg
      Batente_Série_ARI.jpg
      Correr_Série_CT.jpg
    • TMQ
    • 25 março 2025 editado

# 2

Planta + Friso
      FrisoAluminio.jpg
      planta.jpg
  1.  # 3

a meu ver esses vãos estão relativamente protegidos, assim acho que não complicava e metia uma série de correr, acaba por ser o mais funcional sem criar constrangimentos.
    • TMQ
    • 25 março 2025

# 4

Colocado por: marco1a meu ver esses vãos estão relativamente protegidos, assim acho que não complicava e metia uma série de correr, acaba por ser o mais funcional sem criar constrangimentos.

Olá, mas não acha que fica demasiado limitado na passagem da cozinha? Retirando os aros, deve sobrar +/- 0.70cm livres.
    Vamos andar constantemente a utilizar essa passagem, até porque mais tarde o objetivo é mover a cozinha exterior para esse espaço livre colado à cozinha.
  2.  # 5

1.8 m só dá 70 livres?
    deve estar a prever um perfil fraco ou de pvc que ocupam mais,
    eu punha em aluminio e mantinha de correr, mais tarde não sei de que forma está a pensar ligar o anexo á cozinha mas possivelmente essa janela poderia desaparecer ( a caixilharia)
    se puser de abrir não vai ser nada pratico.
    • TMQ
    • 26 março 2025 editado

# 6

Ontem visitei um representante da Finistral que me sugeriu andar com a caixilharia à face interior e assumir uma porta na cozinha.

A porta, acho que não resulta pq esteticamente não ia ficar bem, mas a outra sugestão deu-me a sensação que poderia ajudar.
    Se puser a caixilharia desse open space à face interior, conseguiria ter ângulo de abertura para cima das extremidades e pilar, ficando assim sem grande obstaculo na circulação e com abertura total do vão.
    Também me comentou, que sendo a caixilharia em Noir sablé 100 e tendo estore escuro, ao seguir a sua sugestão iria criar espaço de ventilação entre os 2 elementos e melhorar a eficiencia em dias de sol.

Estas sugestões têm fundamento ou o correr é a melhor opção?
    Estive a fazer uns cálculos, a série de correr é a Anicolor CT, a passagem na cozinha ficaria já na casa dos 80cm se não me engano.
  3.  # 7

para mim caixilharia á face interior por vezes levanta outros problemas, por exemplo, desencontro com o isolamento, manipulos a interferir com cortinas ou estores interiores ( blackout), a folha de caixilharia a abrir os 180 º implica estar a abrir para cima da parede interior,...
    decididamente gosto muito de janelas de correr.
    Concordam com este comentário: TMQ, Cvera
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMQ, Rui_Mendes
    • TMQ
    • 28 março 2025

# 8

Obrigado pela ajuda, estive em obra com a malta da caixilharia e conseguimos visualizar que a solução de correr com o fecho embutido numa das folhas, deixa uma passagem maior na cozinha (85cm) e maior ainda na zona da sala, ficam assim 2 zonas de passagem maiores junto ao pilar.

Restam-nos 2 dúvidas para as quais pedimos ajuda:

Vidros na parte frontal - Não é uma rua com muito movimento, os quartos ficam afastados da estrada 8.5mts. Basta um vidro normal baixo emissivo como o sugerido ( planitherm 4S ) ou tenho que colocar um laminado silent ( sendo que este deve ser ainda mais caro que o laminado que deixo abaixo)?

Caixilharia de correr - Série CT ou CW ? Vale a pena a diferença de preço, ou tratando-se de vãos tão pequenos não notarei grande diferença. A nivel estético, a CW tem a vantagem de correr sobre o trilho de inox, não deixando marcas como é o caso da série CT. A nível técnico não tenho conhecimentos que me permitar tomar uma decisão ponderada

Caixilharia Prevista
    Alumínio Série ARi e CT
    Cor: Lacado 7016 mate
    Vidro duplo Planitherm 6mm+caixa 16+4mm

Mais Valias -
    Alumínio Série CW ( 2 janelas ) + 687,70€ + IVA
    Opção vidro laminado 44.1 ( moradia ), acresce - 1.041,75€ + IVA
    Opção vidro Planitherm 4S ( moradia ), acresce - 334,90€ + IVA
    • TMQ
    • 28 março 2025

# 9

• TMQ