Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas! Já tinha partilhado por aqui no início de ano a minha situação e dúvidas, mas com o stress da compra do apartamento não consegui responder as respostas que me foram dadas, por isso volto a colocar aqui:

Compramos um apartamento rc, que praticamente parece uma moradia. Existem várias melhorias que queremos fazer na casa. Queremos antes de nos mudarmos refazer a casa de banho porque não se consegue viver numa casa e remodelar a casa de banho ao mesmo tempo, então para começar queremos iniciar com a casa de banho.

Gostávamos de refazer a cozinha e torna-la mais moderna e dentro do nosso estilo. A parede que divide a cozinha e a sala noutras casas do condomínio já foi eliminada por isso pensamos em fazer o mesmo.

Gostávamos de trocar o chão todo da casa, na nossa casa atual o chão é azulejo (?) e gostamos, mas toda a gente diz que não é uma boa opção por ser mais frio.. aqui não notamos isso, ou já estamos habituados. o que é certo é que temos uma cadela e nenhum de nós aguenta o som das patas de cão a andar no soalho flutuante… daí pensarmos em colocar cerâmica como na nossa casa atual. qual a vossa opinião?

O que gostava de obter da vossa parte era ideias de valores e que se possível pudessem olhar a planta e ver as coisas que dois leigos não veem xD Todos os conselhos são bem vindos, é a nossa primeira remodelação e não temos experiência no assunto.

vou deixar a planta para que possam dar as vossas opiniões do que se poderia fazer no geral. a plamta a computador tem uma falha nas portas de entrada e “saliência” da sala que deixei desenhado no rabisco. contratando um arquiteto ou designers para fazer esse género de avaliação com quanto poderia contar?

zona de mafra lisboa
  2.  # 2

aqui esta a planta
      IMG_3076.png
      IMG_3075.png
  3.  # 3

Olá Diana,
    Não lhe respondo na qualidade de profissional do ramo, mas sim de alguém que está a remodelar um apartamento também. No início falámos com algumas pessoas que trabalham na área no sentido de orçamentarmos nós as alterações e projetarmos e gerirmos a obra com os diversos profissionais, mas depressa percebemos que seria um erro enorme. Contratamos uma empresa de arquitetura e remodelação, conceito chave na mão, e estamos agora a terminar o projeto. O custo geral desta fase - trabalhar layouts, projetar o design de mobiliário e decoração, e orçamentação teve um custo relativamente baixo (não chegou a 3 mil euros). Vamos fazer um novo WC, nova cozinha com união à atual lavadaria, com novo mobiliário, sistema de aquecimento de aguas, etc, e ainda novos roupeiros embutidos nos quartos e biblioteca à medida na sala. Ainda não temos o orçamento final, mas o que lhe posso dizer da minha experiência é que contratar este serviço salvou-nos de muitos erros e equívocos, e abriu-nos uma imensidão de possibilidades no modo como trabalhámos o espaço. Considerando que o espaço interior da vossa casa não é assim tão grande, que querem abrir a cozinha para a sala e que só têm um WC, a minha opinião é a de que não se arrependeriam de investir num projeto. Penso também que, unindo sala e cozinha, e considerando a amplitude do espaço, poderiam pensar em fazer um WC social e deixar o existente para os quartos ou transformar um deles numa suite. Entre o atual WC e a atual despensa, poderiam fazer 2 Wc, aproveitando espaço já existente.
  4.  # 4

Quanto ao piso em cerâmica vs madeira, acho que é uma daquelas questões em que valia a pena ver com um profissional as diversas opções. A tijoleira simples pode ser fria, mas uma terracota apresenta outro conforto térmico, existido quer em versões mais rusticas (tipo da marca TodoBarro), quer em versões mais trabalhadas, impermeabilizadas, de diversas marcas. A madeira também não é toda igual, nem os flutuantes. Piso em cortiça poderia ser uma excelente opção para reduzir atrito acústico mantendo conforto térmico (especialmente sendo RC e se tiver garagens por baixo).
  5.  # 5

Colocado por: MercedesO custo geral desta fase - trabalhar layouts, projetar o design de mobiliário e decoração, e orçamentação teve um custo relativamente baixo (não chegou a 3 mil euros).

Por aqui muitos querem é comprar bugigangas baratas do Aliexpress, porque acham idênticos aos produtos de marca.

Acha que vão torrar 3000€ na malta dos riscos?

Fica mais barato pedirem uns conselhos/ideias gratuitos no YouTube e aqui no fórum.
  6.  # 6

Esse apartamento parece mais uma pequena moradia.

Mercedes...
    Devo dizer que tem um gosto muito parecido com o meu.
    Conhece a Todobarro!

Veja se a NewTerracota tem alguma coisa que lhe interesse, sempre são portugueses.
    Vendem em Mortágua.
    Concordam com este comentário: joanamsequeira
  7.  # 7

Colocado por: Varejote

Por aqui muitos querem é comprar bugigangas baratas do Aliexpress, porque acham idênticos aos produtos de marca.

Acha que vão torrar 3000€ na malta dos riscos?

Fica mais barato pedirem uns conselhos/ideias gratuitos no YouTube e aqui no fórum.

Pois, percebo o que diz, e por isso achei pertinente partilhar a minha experiência. Posso dizer que, à parte o respeito que gosto de reservar por cada área de saber, há ainda o reconhecimento de que sou leiga na matéria e que, trabalhando a tempo inteiro, não tenho a disponibilidade para fazer o trabalho que a equipa que contratamos está a fazer e vai ainda fazer na gestão da obra. Enfim, há que valorizar o trabalho de cada um e sinceramente acho até que 3 mil euros é pouco para todas as horas que já trabalharam connosco até esta fase da orçamentação.
    .
    Dito isto também compreendo que em Portugal a maioria da população tem salários baixos e que o investimento numa remodelação, após a compra de uma habitação aos preços atuais, pode significar um esforço gigante, com endividamento associado, em que cada tostão conta para se atingir o objetivo final. Para mim 3 mil euros para uma obra de 50K max pareceu-me razoável, dadas as nossas possibilidades, mas para muitos pode ser uma impossibilidade. Por outro lado, também tive orçamentos de projeto a 10k mais IVA, para uma obra onde não pretendo gastar mais que 50 mil, o que também achei um abuso, francamente. Há para tudo, não é?
  8.  # 8

Colocado por: MercedesEnfim, há que valorizar o trabalho de cada um e sinceramente acho até que 3 mil euros é pouco para todas as horas que já trabalharam connosco até esta fase da orçamentação.
    .

Eu fico contente que haja pessoas que possam pagar e outras que possam trabalhar.
  9.  # 9

Colocado por: PalhavaEsse apartamento parece mais uma pequena moradia.

Mercedes...
    Devo dizer que tem um gosto muito parecido com o meu.
    Conhece a Todobarro!

Veja se a NewTerracota tem alguma coisa que lhe interesse, sempre são portugueses.
    Vendem em Mortágua.

Vou ver, sim. Já tinha reparado nos gostos comuns a outros foristas num outro tópico, Palhava, a propósito do mobiliário.
    A TodoBarro - e os materiais naturais que considero mais nobres e com uma estética apaziguante - tem sido uma inspiração. Já tenho terracota nesta casa que vamos remodelar, numa treliça com madeira ao estilo francesa que está velha e gasta já e vamos mudar. Por acaso agora vamos pôr madeiras no chão das áreas comuns, mas a cozinha e wcs vão ter terracota também, com as reservas que a terracota natural exige em espaços com águas e vapores.
    Em Portugal,a Loja do Azulejo tem também uma coleção bonita. E a Mosaico Factory, produção em Marrocos, tem uma coleção Terra espetacular, acabamento natural também.
    Mas também só conheço porque andamos estes meses a projetar a nossa remodelação e pesquisei muito sobre isto. Não me ocupo destas coisas, tipicamente!
    .
    Agora ando a ver que material de bancada devemos escolher, mas esse tópico anda meio morto. Vou ter de pesquisar noutro lado.
  10.  # 10

Esta é a planta existente ou a vossa intensão de remodelação?
    planta
    Consegue indicar onde estão as janelas e para onde está o Norte orientado?

0.0147 seg. NEW