Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Encontro-me atualmente com um impasse relativamente a uma pequena moradia propriedade da nossa família.

A mesma encontra-se dividida em 2 zonas distintas, a casa onde moravam os meus avós que é um T2 com cerca de 38.65m2 (área útil)

E uma outra "habitação", quem tem um espaço que pode ser convertido em WC e que tem cerca de 19.44m2 (área útil).

Existem alguns erros que realizei nas medições da última vez que lá estive, mas a estrutura é aproximadamente a que segue no printscreen em anexo.

O grande problema é que devido a questões burocráticas e etc em tempos a documentação original da casa desapareceu, sendo que a mesma agora necessita de uma completa legalização e todos os custos de toda essa burocracia que daí advém.

Em tempos tive a ideia de tentar verificar se seria exequível realizar obras apenas na mais pequena e colocar a mesma a arrendar, enquanto que ia recolhendo fundos para as obras no resto da casa.

No entanto aparentemente a mais pequena nem sequer cumpre os critérios de área para poder ser convertida num T0 (área util total mínima de 25.5 m2)

A casa do lado direito tem múltiplas paredes estruturais (marcadas a verde), uma vez que as divisões foram sendo construídas 2 a 2, sendo que o WC e a dispensa foram construídos no final para aproveitar o espaço que sobrava para o terreno do vizinho (sim, também nunca percebi porque a casa não foi construída de trás para a frente.... 🙄

Aparentemente seria possível legalizar ambas as casas como um T2 (área mínima de 47m2), no entanto existe um desnível entre as duas habitações (a da esquerda está mais alta que a da direita), e além disso as questões relativas às áreas mínimas dos quartos e etc criam um grand€ problema quer em termos de estrutura, quer de obras, quer de documentação e licenças e etc.

Infelizmente julgo que a forma mais simples de lidar com este problema seria mesmo o de vender tudo, no entanto tenho um grave problema que é o de me apegar muito às coisas, o que leva à emoção às vezes vencer à lógica.

Existe também um pedaço de terreno, mas que ainda terei que verificar as futuras dimensões, uma vez que esse terreno está em processo de partilhas e será dividido com uma outra pessoa.

Alguma alternativa que possa fazer com que as dimensões do RGEU não se apliquem ou algo do género?

Agradeço algumas ideias ou situações que possam ter encontrar e que se possam aplicar aqui.
  2.  # 2

Recomendo contactar um arquiteto que possa analisar a situação.

Colocado por: david_jpbsendo que a mesma agora necessita de uma completa legalização
    Colocado por: david_jpbAparentemente seria possível legalizar ambas as casas como um T2

Até pode ser possível, ou pode mesmo apenas aparentar que será possível e afinal ter de demolir alguma coisa para repor a legalidade.
    Consulte um profissional, será o melhor a fazer neste momento.
  3.  # 3

E aparentemente esqueci-me do print screen que tinha falado antes....
      VISIO_9BIs8_30-03-25 - 15-02-48.png
  4.  # 4

...e quanto à documentação da casa, o que estiver legal está na conservatória do registo predial.
  5.  # 5

Colocado por: nunogouveia...e quanto à documentação da casa, o que estiver legal está na conservatória do registo predial.

A certidão predial permanente ou a caderneta predial mesmo?

Ou o melhor é ir fisicamente à conservatória?
  6.  # 6

Colocado por: david_jpbAparentemente seria possível legalizar ambas as casas como um T2 (área mínima de 47m2)
    isso cumpre com o artº 67 do RGEU?
  7.  # 7

Pelo menos de acordo com as áreas desta lista sim
    https://bloc.pt/onewebmedia/BLOC%20-%20Areas%20Minimas%20RGEU.pdf

Infelizmente nada disto é possível sem muito mais alterações estruturais do que eu queria 😕
  8.  # 8

david
    não estou a perceber diz que tem T2 com 47m2 e depois poe um documento em que refere que o obrigatório são 72m2 ?
  9.  # 9

No meu caso eu fiz as contas pela área útil e não pela bruta, pela útil é possível juntando ambos cumpri-la

Ou estou a interpretar mal aquela tabela?
  10.  # 10

mas que contas? T2 min é 72 m2 de área bruta, não estou a ver outra hipotese de áreas.
    esqueça isso das uteis.
  11.  # 11

Colocado por: david_jpbeu fiz as contas pela área útil e não pela bruta
    pois as contas são feitas pela área bruta.. estamos a dizer isto desde ontem
  12.  # 12

A ok...

Estou a tentar arranjar algum tipo de tábua de salvação num caso aparentemente perdido, a lógica e etc às vezes já foge um bocado 🙁

Mas vou ver quando é que consigo arranjar uns minutos para algum arquiteto ou me dizer o mesmo ou então que não compensa o €
  13.  # 13

(...)A certidão predial permanente ou a caderneta predial mesmo?
    (...)

a Certidão Predial que se obtém na Conservatória do Registo Predial ou em predialonline

Na caderneta da finanças até pode estar um hotel de 5 estrelas com 200 quartos...desde que alguem pague o respetivo imposto.

0.0165 seg. NEW