Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sou Arquitecto, e procuro alguem que me possa apoiar num projecto de acessibilidade, para a reabilitação de uma habitação em Sintra.
    Há alguem disponível?
    Obrigado
    •  
      marco1
    • há 7 dias editado

# 2

Rogu
    exponha aqui a duvida, pode ser algo simples e expedito resolver o que pretende.
    pode tambem ler bem a portaria 301 /2019 e ver o que se aplica
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

Caro Marco, Já li tudo, mas estou baralhado... Se me ajudar a fazer o projecto eu posso pagar-lhe... Era mais facil eu explicar-lhe a situação e você avaliava....
    Obrigado
  3.  # 4

Se concordar envio-lhe um mail com o eu contacto...
  4.  # 5

Caro Marco,
    Estou a fazer um projecto de alterações a uma casa no centro histórico de Colares (penso que é nível 3 – N3, segundo a Portaria n.º 301/2019), onde vou criar 2 frações autónomas habitacionais, com acesso através de um logradouro comum.

Tenho varias dúvidas neste projecto, uma delas é esta:

Do logradouro comum partem duas escadas exteriores paralelas:

Uma para a fração do piso 0 (desce da cota 1,135 m para -0,60 m)

Outra para a fração do piso 1 (sobe da cota 1,135 m para +2,05 m)

Problema:
    Ambas as escadas têm 1,14 m de largura, mas a legislação de acessibilidades (DL n.º 163/2006) exige 1,20 m mínimos para percurso acessível.

Questão:
    Sendo uma intervenção de reabilitação profunda (N3):

É possível justificar a largura de 1,14 m, alegando limitação técnica (logradouro estreito), e aplicar medidas de mitigação (corrimãos, iluminação, pavimento, etc.)?

Ou tenho mesmo de garantir os 1,20 m obrigatórios numa das escadas, para que pelo menos uma das frações seja considerada plenamente acessível?
  5.  # 6

a outra questão que tenho é: As zonas livres (120x75cm) na zona da sanita, que satisfaçam ao especificado no n.º 4.1.1, de um dos lados e na parte frontal da sanita, podem sobrepor-se ao um duche duche com entrada do utilizador, desde que o ressalto entre pavimento e o pavimento do duche não tenha mais que 2cm e uma inclinação inferior a 2% max ? Ou apenas a zona de manobra de 1,5m se pode sobrepor....?
  6.  # 7

A outra última questão que tenho é se posso prescindir da zona de manobra de 1,5 metros de diâmetro, assim como das outras zonas de manobras (tal como estipula o 4.9.6) anteriores e posteriores às portas de entrada da habitação?
  7.  # 8

se as duas frações forem frações criadas de raiz é claro que tem as duas de cumprir de igual forma o aplicável.
    ora sendo a classificação N3 , segundo o quadro 2, isso das larguras pressupoe medidas de compensação e não de mitigação
    mas, tambem ler com atenção o ponto 8, fala em que até poe a hipotese de 80 cm segundo a minha interpretação

"8 - Nas intervenções médias (N2) e profundas (N3), quando absolutamente necessário, as medidas de compensação podem excecionalmente ser substituídas por medidas de mitigação, desde que sejam respeitadas as seguintes condições:
    a) As larguras dos percursos acessíveis não devem ser inferiores a 0,80 m;
    b) O diâmetro das zonas de manobra não deve ser inferior a 1,20 m;"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogu
  8.  # 9

Enfim como estou em reabilitação penso que posso prescindir de algumas coisas, aludindo a proporcionalidade, o facto de não desagravar a situação, alegando limitações técnicas, e aplicar medidas de mitigação e compensação. No fundo precisava de apoio para verificar estas situações, e para a memora descritiva do projecto....
  9.  # 10

eu nas wc regularmente e quando necessário, apenas considero o circulo e até este a sobrepor-se á base de duche
    de qualquer forma isso dos 2 cm pressupõe-se implícito tanto para o circulo como para o espaço livre .
  10.  # 11

Rogu

por experiência já deparei com técnicos na camara que só veem por um lado taxativo, e por opção sendo possivel faz-se a vontade
    tambem já tive um caso em que tive que fazer mesmo uma exposição para o departamento juridico e ganhei
    mas ultimamente já me limito a expor a minha argumentação/justificação em memória descritiva e juntamente com o termo de responsabilidade não me preocupando com as interpretações adoc de certos técnicos camarários, tanto mais que a lei em vigor assim o determina.
    quer-me parecer que talvez esteja com excesso de zelo, em todo o caso se não quer mesmo ter qualquer especie de espinha, marque uma reunião com o técnico da camara.
  11.  # 12

Colocado por: marco1Rogu

por experiência já deparei com técnicos na camara que só veem por um lado taxativo, e por opção sendo possivel faz-se a vontade
    tambem já tive um caso em que tive que fazer mesmo uma exposição para o departamento juridico e ganhei
    mas ultimamente já me limito a expor a minha argumentação/justificação em memória descritiva e juntamente com o termo de responsabilidade não me preocupando com as interpretações adoc de certos técnicos camarários, tanto mais que a lei em vigor assim o determina.
    quer-me parecer que talvez esteja com excesso de zelo, em todo o caso se não quer mesmo ter qualquer especie de espinha, marque uma reunião com o técnico da camara.

Obrigado Marco,

Exato acho que estou com excesso de zelo, pois é a primeira vez que faço um projeto de acessibilidades com estas as novas portarias, antes pedia quase sempre dispensa, ou era a minha socia que tratava disso, mas ela agora não está com disponibilidade...

E como estou um com uma certa pressa o que pretendia era alguem com mais experiencia me ajudasse e/ou fizesse este projeto de acessibilidades, como se fosse uma especialidade, o cliente paga...
  12.  # 13

acho que é perder tempo, tanto mais que só a "entrar" no projeto demora o seu tempo e familiarizar-se com os procedimentos/dogmas dessa camara, eu pelo menos tento sempre evitá-la.
    e como acima referi mais vale fazer a reunião na camara ou submeta confiando na sua convição.
  13.  # 14

Colocado por: marco1acho que é perder tempo, tanto mais que só a "entrar" no projeto demora o seu tempo e familiarizar-se com os procedimentos/dogmas dessa camara, eu pelo menos tento sempre evitá-la.
    e como acima referi mais vale fazer a reunião na camara ou submeta confiando na sua convição.

ok obrigado Marco, de qualquer forma ficam aqui as dúvidas que tenho:
      2025 03 31 estudo 14 duvidas acessabilidade-Model.png
  14.  # 15

Rogu
    penso que já respondi a algumas das suas duvidas
    em todo o caso verifico que não está a ampliar a construção ( correto?) só isso isenta-o de muita coisa
    pessoalmente não tenho disponibilidade para "entrar" neste projeto, no entanto acho que deve analisar o principio básico da legislação nestes casos que é : não agravando a situação existente não precisa de cumprir com muitas das normas e exigencias das acessibilidades.
    espero que encontre uma consultadoria eficaz neste capitulo pois parece-me que está a querer implementar por excesso num caso de reabilitação.
  15.  # 16

Muito obrigado pelos seus conselhos, Marco.

Ainda estou a procura de alguem.
    Falaram-me de um tipo que só faz disto, estou à espera, que ele me responda amanhã. Anda tudo muito ocupado...

Vou colocar aqui o desenho com dúvidas, que tinha e que o Marco me esclareceu, pode ser util para alguem aqui no forum. (versão com mais definição).
  16.  # 17

coloquei no comentário acima o pdf

0.0193 seg. NEW