Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou em processo de compra de uma casa com terreno de 960m². Na caderneta predial e na certidão do imóvel constam uma casa de 70m² úteis e um anexo de 9m². No entanto, no terreno existe um anexo maior, com cerca de 120m², que, segundo a informação que obtive na câmara municipal, tem um projeto de apoio agrícola.

A minha intenção é destacar o terreno e criar dois artigos urbanos, já que confirmei que toda a área está classificada como solo urbano no PDM. Também verifiquei que o terreno confina com vias públicas, o que possibilita o destaque.

As minhas dúvidas são:
    1. Devo primeiro fazer a escritura e depois avançar com o destaque?
    2. O processo correto seria, após o destaque, iniciar um projeto de alteração de afetação do anexo de 120m² para habitação?
    3. A minha ideia é ficar com dois lotes de 480m² cada, um com a casa de 70m² e outro com o anexo de 120m², para depois vender ambos. Como pretendo recorrer a crédito para esta operação, existe algum procedimento específico que devo ter em conta?

Agradeço desde já qualquer ajuda ou esclarecimento.

Manuel Caneira
  2.  # 2

1. nem estou a ver como poderia fazer o destaque antes da compra
    2.trabalheira, se calhar mais vale é vender apos o destaque esse terreno sobrante com o tal armazem (apoio agricola) como está.
    3.para recorrer ao credito isso pressupoe credito pessoal e a propriedade por inteiro antes do destaque, pois caso fizesse primeiro o destaque teria que fazer dois emprestimos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manuelcaneira
  3.  # 3

Obrigado pela resposta!

Sim, o destaque só poderá ser feito após a escritura, quando o imóvel estiver em meu nome.

Quando menciona que seria uma “trabalheira”, refere-se a quê exatamente? O processo é muito demorado? Quais seriam os principais desafios?

A minha ideia seria ir avançando com o destaque e a alteração de afetação enquanto coloco à venda a parte que já está legalizada. Até porque, na prática, o valor da venda dessa parte cobriria o preço total da compra.
  4.  # 4

vender a parte que está legalizada ?? só pode vender com tudo regularizado, ou seja apos o destaque, ou então vender tudo como está.
    o projeto de alteração desse armazem para habitação a ser possivel pode ter um prazo algo longo, pressupoe projeto de arquitetura e engenharias
  5.  # 5

Sim, quando estiver feito o destaque! Vi algures no fórum e falei no outro dia com um solicitador que seria até um processo rápido, cerca de 1 mês para o destaque. O que acha?

O projeto de arquitetura e engenharias por norma quanto tempo demora?

Obrigado!
  6.  # 6

Sei que depende de Câmara para Câmara, neste caso é a de Mafra.
  7.  # 7

os projetos em si é algo que até podem serem feitos em 3/4 meses ( arq.+esp.)
    o que demora e na camara, depende do tipo de instrução na camara, se for licenciamento é muito mais demorada, se for comunicação previa é mais rápido mas já tem que ter o empreiteiro escolhido e submeter todos os projetos de uma vez.
  8.  # 8

Colocado por: manuelcaneiraSei que depende de Câmara para Câmara, neste caso é a de Mafra.
    se fosse em Coimbra era para esquecer....
  9.  # 9

Colocado por: marco1os projetos em si é algo que até podem serem feitos em 3/4 meses ( arq.+esp.)
    o que demora e na camara, depende do tipo de instrução na camara, se for licenciamento é muito mais demorada, se for comunicação previa é mais rápido mas já tem que ter o empreiteiro escolhido e submeter todos os projetos de uma vez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:manuelcaneira

Obrigado pela dicas!

Darei certamente updates se avançar.
  10.  # 10

Colocado por: hugo46se fosse em Coimbra era para esquecer....

Imagino… aqui em baixo há umas complicadas também…

0.0148 seg. NEW