Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

eu não estou a malhar, precisamente tenho dito ao sprinter para verificar melhor os aspetos em questão, tanto mais que o tal muro e aterro nem ainda está feito.
    Concordam com este comentário: sprinter12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sprinter12
  2.  # 22

Viva Marco1,

Fiquei com a pulga na orelha relativamente aos 1,5 m de altura que referiu ser condição do código civil.
    Fui consultar o código civil e não encontrei o que descreve.
    (pode ter escapado, pois usei a ferramenta procurar).

Por exemplo, o muro do meu vizinho não tem 1,5 m de altura e o meu projeto de arquitetura tem um muro de 1,2 m.
    Aliás, julgava que nem era obrigado a fazer muro, se assim entendesse, por já lá existir outro.
  3.  # 23

Tem que interpretar o art 1360 ponto 1 e 2,
  4.  # 24

Mas esse artigo refere-se à abertura de janelas, portas, varandas e obras semelhantes, com o propósito de definir uma distância mínima em planta.
    Interpretação minha...
    •  
      marco1
    • 4 abril 2025 editado

# 25

Ora leia bem, mas mesmo bem

o que se interpreta é que se no seu terreno puder no seu piso aproximar-se da extrema tem que ter um muro com pelo menos 1.5 por forma a evitar a intromissão abusiva, o devassamento, e que objectos possam ser atirados para o prédio vizinho, ou então se não tiver essa altura, restringir o acesso á extrema em pelo menos 1.5 m ( ponto 1 conjugado com o 2 ) varndas, terrços, eirados ou obras semelhantes quando servidos por parapeitos com altura inferior a 1.5, portanto se tiver acesso á extrema tem que ter um muro com altura de pelo menos 1.5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josam
  5.  # 26

OK e estive a ver com mais atenção o caso deste tópico.
    Portanto, neste caso considera-se o terrapleno do vizinho como uma obra semelhante a um terraço, na extrema da propriedade, obrigando à colocação de um muro com altura mínima de 1,5 m, segundo o código civil.
  6.  # 27

"varandas, terraços, eirados ou outras obras do genero"
    sim é essa a interpretação.
  7.  # 28

Colocado por: VarejoteTudo a malhar no vizinho
    ainda se fosse na vizinha..
  8.  # 29

A altura dos muros deve encontrar-se no PDM do seu município.

Se acha que não está conforme, fale com o seu vizinho e mostre-lhe o PDM. Se não chegarem a uma conclusão, vá à câmara.
  9.  # 30

Colocado por: Stability3964A altura dos muros deve encontrar-se no PDM do seu município.

Se acha que não está conforme, fale com o seu vizinho e mostre-lhe o PDM. Se não chegarem a uma conclusão, vá à câmara.

Ou consultar o projeto de arquitetura aprovado com o dono de obra (vizinho). Parece mais sensato.
  10.  # 31

Colocado por: antonylemosainda se fosse na vizinha..

Desde que não seja um camafeu.
    Também há por aí pessoal que joga noutro campeonato.
  11.  # 32

Colocado por: marco1eu não estou a malhar, precisamente tenho dito ao sprinter para verificar melhor os aspetos em questão, tanto mais que o tal muro e aterro nem ainda está feito.
    Concordam com este comentário:sprinter12
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sprinter12

Agradeço todo o feedback.

Entretanto consegui obter as fotografias e postei.

0.0169 seg. NEW