Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A iluminação LED veio permitir uma liberdade criativa muito maior no que toca a luminárias, pois libertou os projetistas das "amarras" do formato da lâmpada. Agora podem dar largas à imaginação, podendo usar formas mais ousadas de candeeiros e outros dispositivos de iluminação.

PORÉM...

Uma grande fatia de mercado está dominada por luminárias, candeeiros e peças de mobiliária com iluminação incluída (armários, espelhos) onde a fonte de luz, uma vez avariada, não é substituível. Simplesmente não é possível comprar uma lâmpada ou uma peça de substituição.

Resultado: agora não é a apenas a lâmpada que vai para o lixo, é todo o aparelho: caixa, carcaça, móvel, espelho, difusor, tudo vai para o lixo.

E isto tanto é verdade para peças mais criativas e elaboradas, como é verdade para as meras "bolachas" de teto, redondas ou quadradas, de embutir ou não, que se vendem às dúzias.

De um ponto de vista de sustentabilidade ambiental, isto é uma imbecilidade, desperdício puro.

Para a carteira dos consumidores também é um assalto: ainda que a iluminação LED seja _tipicamente_ mais duradoura que os tipos anteriores, nada é eterno e vai acabar por avaria mais dia menos dia. Em vez de trocar uma lâmpada, lá vão umas dezenas ou centenas de euros pela porta fora.

O que pensam sobre isto?
    Concordam com este comentário: palmstroke, PedroMS, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  2.  # 2

Em principio e se os equipamentos forem de qualidade aceitável a duração de vida dos led´s é muito superior

Infelizmente existem muitos equipamentos com obsolescência programada de modo a aumentar o consumismo e isso é bastante mau, tanto para a carteira como para o ambiente.

Infelizmente a sociedade caminha nesse sentido.
  3.  # 3

Colocado por: larkheEm principio e se os equipamentos forem de qualidade aceitável a duração de vida dos led´s é muito superior

Isso é verdade. Em média, uma lâmpada LED dura 5 anos contra 1 ano de uma velha lâmpada de incandescência (dependendo de uma miríade de fatores, mas isso são outros 500).

MAS

Se me parece aceitável trocar uma peça de substituição/consumível a cada ano por 3 ou 4 euros, não me parece aceitável deitar todo um móvel, ou espelho, ou candeeiro de 20, 60, 100 ou 300 euros a cada 5 anos, acrescentando todos os recursos materiais e energéticos gastos num ciclo de vida tão curto dos produtos.
  4.  # 4

Colocado por: ClioIIA iluminação LED veio permitir uma liberdade criativa muito maior no que toca a luminárias, pois libertou os projetistas das "amarras" do formato da lâmpada. Agora podem dar largas à imaginação, podendo usar formas mais ousadas de candeeiros e outros dispositivos de iluminação.

PORÉM...

Umagrande fatia de mercadoestá dominada por luminárias, candeeiros e peças de mobiliária com iluminação incluída (armários, espelhos)onde a fonte de luz, uma vez avariada, não é substituível. Simplesmente não é possível comprar uma lâmpada ou uma peça de substituição.

Resultado: agora não é a apenas a lâmpada que vai para o lixo, é todo o aparelho: caixa, carcaça, móvel, espelho, difusor,tudo vai para o lixo.

E isto tanto é verdade para peças mais criativas e elaboradas, como é verdade para as meras "bolachas" de teto, redondas ou quadradas, de embutir ou não, que se vendem às dúzias.

De um ponto de vista de sustentabilidade ambiental, isto é uma imbecilidade, desperdício puro.

Para a carteira dos consumidores também é um assalto: ainda que a iluminação LED seja _tipicamente_ mais duradoura que os tipos anteriores, nada é eterno e vai acabar por avaria mais dia menos dia. Em vez de trocar uma lâmpada,lá vão umas dezenas ou centenas de euros pela porta fora.

O que pensam sobre isto?

Tenho alguma iluminação led a funcionar 15h(vários dias 24h) 365 ano, algumas há 10 anos.

Downlights led alguns com mais de 5 anos, com o mesmo horário.

Nessas marcas, o fabricante costuma vender à parte só o driver em caso de avaria, que os leda ainda estejam bons.

Agora, não compro é material manhoso e barato na Amazon e Aliexpress.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, zemvpferreira
  5.  # 5

Os leds têm de dar para substituir, não nasceram lá. Pode é dar mais ou menos trabalho.
  6.  # 6

Colocado por: paulosOs leds têm de dar para substituir, não nasceram lá. Pode é dar mais ou menos trabalho.

Não estou a falar de uma reparação especializada por alguém entendido em eletricidade e eletrónica.

A meu ver, uma fonte de luz avariada deveria poder ser substituída pela D. Elvira da contabilidade.
  7.  # 7

Colocado por: VarejoteAgora, não compro é material manhoso e barato na Amazon e Aliexpress.

Alguma recomendação de marcas e/ou fornecedores? Brevemente vou necessitar de comprar muitos downlight LEDs, apliques de parede e luzes de caminho
  8.  # 8

Não compro iluminação LED no "chinês" e apesar de mais caras, tenho fitas LED em que avariam os transformadores e a fita continua com transformador novo. Lâmpadas normalmente compro Philips, Osram ou similares e ainda não troquei nenhuma apesar da substituição ter sido feita há uns bons anos. Não compro iluminárias seladas e focos só de 51mm com lâmpada LED a funcionar ou algo similar. Luz fluorescente, tirei tubos e instalação e coloquei tubos LED a 220v.
  9.  # 9

Colocado por: AlexMontenegroNão compro iluminárias seladas e focos só de 51mm com lâmpada LED

Ora cá está! Assim troca a lâmpada e não o aparelho inteiro!
  10.  # 10

Colocado por: ClioIIA meu ver, uma fonte de luz avariada deveria poder ser substituída pela D. Elvira da contabilidade.

Então para isso a D. Elvira tem de comprar candeeiros com lâmpadas led e não com strips etc. :)
  11.  # 11

O titulo deste tópico especifica "iluminação LED", mas na realidade o que está aqui em causa aplica-se a literalmente tudo o que é produzido nos dias de hoje, tudo aquilo que nos rodeia na nossa casa e fora dela.
    Claro, ainda existem produtos de boa qualidade no mercado, mas a generalidade dos produtos não são feitos para durar (porque isso vai contra uma economia de consumo, em que quanto menos um produto durar, mais rapidamente será substituído por outro, logo, mais uma venda).
    Há umas décadas atrás, existia o orgulho em fazer bem feito, agora isso não faz qualquer sentido por uma simples razão: A esmagadora maioria dos consumidores não querem saber disso para nada, interessa é que seja "bonito e barato", a qualidade nem é equacionada.
    Por isso se compra à maluca o entulho dos aliexpress's, temu's, etc, e se acha que adquiriu um produto que rivaliza com qualquer outro fabricado com qualidade. Interessa é parecer, não ser.

E a culpa disto, é de quem fabrica ou de quem compra? O mercado dita o que se oferece...
    Hoje faz-se muita coisa interessante, a tecnologia está super desenvolvida, e ainda bem, mas não deixo de adorar um carro ou uma mota com uns bons anos em cima, clássicos. Pouco plástico e pouca eletrónica.

Sobre os LED's:

Colocado por: ClioIIEm média, uma lâmpada LED dura 5 anos contra 1 ano de uma velha lâmpada de incandescência
    A verdadeira questão nem é a duração da lâmpada, mas o facto de uma lâmpada de incandescência ter um rendimento de 5 a 10% sobre o seu consumo: 5-10% de Luz e 90-95% desperdício em calor.
  12.  # 12

Colocado por: JSVT

Alguma recomendação de marcas e/ou fornecedores? Brevemente vou necessitar de comprar muitos downlight LEDs, apliques de parede e luzes de caminho

Basicamente só trabalho com Threeline, Tromilux.
  13.  # 13

Colocado por: RuikodePor isso se compra à maluca o entulho dos aliexpress's, temu's, etc,

Curiosamente é nos ALiExpress que tenho encontrado peças de substituição para reparar coisas, desde ponteiras para pés de cadeira com formatos específicos, hélices para o secador de cabelo, interruptores para o aquecedor, botão de abertura da bagageira para o carro, etc...

A procura no comércio de proximidade ou no on-line europeu é nula. Se, por milagre, alguma coisa aparece é a um preço que desencoraja a reparação.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Contratempo
  14.  # 14

Colocado por: RuikodeO titulo deste tópico especifica "iluminação LED", mas na realidade o que está aqui em causa aplica-se a literalmente tudo o que é produzido nos dias de hoje,

Sim.

O exemplo da iluminação LED torna clara uma coisa: onde dantes uma pequena coisa era um consumível que se substituía de forma rápida e barata (uma simples lâmpada), agora a falha desse consumível obriga a deitar fora o produto inteiro.

E isto não é só em casa.

Qualquer farolim de automóvel hoje é dotado de mil efeitos visuais conseguidos com LED.
    E se avariam alguns LEDs, lá vai tudo fora.
    Fica bonito, mas barato não fica certamente, basta ir ao AutoDoc ver quanto custa um farolim para um carro recente.
  15.  # 15

O Lidl tem/teve uns candeeiros de teto led de 3 focos, não chegava a 10 € com os leds incluídos.
    Quando lá cheguei reparei que "troca de leds deve ser feita por um eletricista certificado" lia-se na caixa e que sim, não era daqueles leds que se troca facilmente.

Mesmo existindo forma de substituir não trouxe. É simplesmente estúpido.
  16.  # 16

Colocado por: ClioIIA meu ver, uma fonte de luz avariada deveria poder ser substituída pela D. Elvira da contabilidade.

Mas isso para muita gente nem com uma GU10 é possivel.
    Concordam com este comentário: paulos, eu
  17.  # 17

eu optei por luminárias GU10 em toda a casa. Poderia ter sido outro tipo de casquilho; a ideia é apenas poder trocar as lâmpadas e serem (quase) todas do mesmo encaixe.
  18.  # 18

Colocado por: nunogouveiaeu optei por luminárias GU10 em toda a casa. Poderia ter sido outro tipo de casquilho; a ideia é apenas poder trocar as lâmpadas e serem (quase) todas do mesmo encaixe.

Fiz o mesmo.
    • eu
    • 2 abril 2025

# 19

Eu concordo que devia ser obrigatório usar lâmpadas standard que fossem fáceis de substituir.

Contudo, eu tenho aqui umas luminárias dessas "monobloco" de embutir em tecto falso, que têm utilização intensiva e já lá estão há uns 6 ou 7 anos sem qualquer problema.

Se calhar eles usam componentes de melhor qualidade e alimentam os LED com uma corrente que lhes permite uma longa vida útil.
    • eu
    • 2 abril 2025

# 20

Colocado por: ClioIIQualquer farolim de automóvel hoje é dotado de mil efeitos visuais conseguidos com LED.

E há carros onde é preciso desmontar o parachoques para mudar uma lâmpada !!!

0.0223 seg. NEW