Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos

Gostaria de expôr aqui uma situação em que queria a opinião dos membros do fórum (de quem já passou por algo do género ou até profissionais da área).

Passo a explicar.

Adquiri uma casa para habitação própria ha relativamente pouco tempo e estou a remodelá-la aos bocados, consoante o orçamento vai permitindo. Nunca prestei muita atenção na parte elétrica mas depois de ver mais a fundo como está aquilo montado, do antigo proprietário, até mete medo.

Os fios que saem do contador para dentro de casa têm 2,5mm de espessura, se tanto. Disseram-me que aquela cablagem deve ser substituida por fios mais grossos.

Além disso, os fios que saem do contador têm emendas (nem sei como é possível) antes de chegar ao diferencial do quadro da parte do interior da casa (com 2 ligadores vejam lá)

Na altura, para montar cozinha e tudo mais, passei cabos novos, refiz conforme sabia o meu quadro elétrico, e acrescentei alguns circuitos.

Agora quero refazer o quadro elétrico à séria, por um eletricista, tudo direitinho, e substituir por um quadro novo e disjuntores novos.

Agora, o senão da questão:

Tive la 2 eletricistas, 2 com visões diferentes.

Um disse-me que tratava daquilo tudo, incluindo desselar o contador, substituir a fiarada e montar o quadro, para eu nao me preocupar com nada, punha outro selo novo e tá a andar. Tinha um amigo na E-REDES.

Outro diz-me que para fazer bem feito, deve-se chamar a E-REDES, pedir para desselarem o contador, inclusive cortar o fornecimento de energia desde o poste, aí então entra o trabalho dele (substituir os condutores, montar o quadro todo e os disjuntores todos), e ainda no próprio dia a E-REDES sela o contador quando ele terminar e religa a luz a partir do poste.

A minha questão é:
    O primeiro eletricista diz que trata de tudo, nao me chateio com nada, se chamar a E-REDES vou ter problemas, vao obrigar a um novo ramal, por o quadro no muro no exterior da casa (neste momento está na parede do exterior da casa, mas ainda dentro do terreno)

O segundo diz que fazer as coisas corretamente deve ser assim, trata de tudo junto da E-REDES, inclusive assina termo de responsabilidade e está inscrito na DGEG.

Sei que chamando a E-REDES e fazendo corretamente (até prefiro) devo ter um custo superior, mas nao tenho bem ideia do que poderá ser.

Os que custos que ja conheço são:

Optando pela opção mais segura
    Termo de responsabilidade - 120€
    Mão de obra quadro e disjuntores - 80€ +/-
    Desselar/selar contador com a E-REDES - +/- 20€ + IVA x 2

Desligar e ligar a luz no poste - ?? Não faço ideia nem o eletricista, alguém tem noção?

Nao estou a ver que outros custos possa ter, alguém terá alguma ideia?

Além disso, o meu medo de envolver a E-REDES é pelo facto de por algum motivo acharem que a instalação nao está "conforme" e quererem obrigar a por o contador no muro do lado de fora, ramal novo ou baixada, o que for, e levar assim um valor de assustar.

Acham que o técnico poderá implicar nisso ou só se limitam mesmo a desselar/selar e tá a andar?
    Além disso, no circuito antigo da casa, nao existia fio terra.

Eu na altura que passei cabos novos e disjuntores para ter outros circuitos, passei já fio terra para a nova instalação, inclusive com 2 varões de cobre enterrados cá fora.

Ou seja, em 8 ou 9 circuitos que tenho, 2 nao tem terra, mas sao da parte antiga ainda (para corrigir tenho de rebentar as paredes para passar fios, que nao cabem nas caixas de derivação para seguir para as tomadas, nem com guia).

Pode haver aqui algo que os faça dizer "isto nao está conforme, vai ter que fazer ramal obrigatoriamente, etc vamos cortar o fornecimento até regularizar a situação"

O meu medo é que obriguem a algo do género e que até resolver fique sem energia em casa, sem ter para onde ir.

Por um lado quero fazer tudo direito, por outro as vezes tenta-se ser correto, ainda podem implicar mais e sermos lixados a tentar ser corretos..

Isto já para nao falar que explicaram-me que se violarmos os selos da E-REDES e aquilo der para o torto, sem os chamar, multas e processos judiciais e por aí vai...

O que fariam no meu lugar? Como proceder?

Obrigado a todos que derem uma opinião, neste momento agradeço qualquer ajuda.

João Rainha
  2.  # 2

Contacte a E-Redes para saber valores mas faça como deve ser.

Imagine que tem um incêndio e que tem origem num problema eléctrico. O que acha que a sua companhia de seguros dirá no caso da intervenção ser efetuada pelo primeiro eletricista?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Rainha
  3.  # 3

Colocado por: AlexMontenegroContacte a E-Redes para saber valores mas faça como deve ser.

Imagine que tem um incêndio e que tem origem num problema eléctrico. O que acha que a sua companhia de seguros dirá no caso da intervenção ser efetuada pelo primeiro eletricista?

Também pensei nisso do seguro, é que o outro nao me dá documento nenhum de termo de responsabilidade...

Além disso, como já referi, mexer com os selos da E-REDES sem autorização tem tudo para correr mal. Gostaria mais de perceber se alguem aqui passou por algo semelhante ou tem ideia de que valores estamos a falar.

Contava no maximo dos maximos gastar 500 euros nesta intervenção. Prefiro fazer com a E-REDES claro mas queria ter alguma noção.

Obrigado pelo alerta sobre o seguro!

0.0110 seg. NEW