Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, este é o meu primeiro post neste fórum, pelo que se não for a categoria mais certa para perguntar sobre este assunto agradecia se me conseguissem indicar qual seria.

Estou interessado em comprar uma moradia por acabar, que resultou de uma casa antiga que começou a ser reconstruída e cujas obras ficaram por terminar no mínimo há 5 anos. As características da casa são as seguintes:
    - Tem 2 pisos, um térreo de 65m2 (2 quartos, sala/cozinha e 1 casa de banho) e um aproveitamento de sótão com 42m2
    - Tem um logradouro de 54m2 na entrada da casa
    - O exterior está por pintar, janelas e estores já estão instalados
    - As paredes interiores estão em tijolo, a instalação elétrica e canalização já estão feitas
    - O telhado não tem isolamento e as escadas para o piso superior não estão feitas
    - Os esgotos vão dar a uma fossa sética
    - A licença para construção foi aprovada na câmara em dezembro de 2024, ainda faltando pagar o valor da mesma

Tendo isto em conta gostava de saber quais serão os maiores riscos nesta situação e que informações é que devo esclarecer com o proprietário/imobiliária antes de avançar com a compra. Além disso, gostava também de perceber até que ponto é que é possível pedir alterações ao projeto de arquitetura neste tipo de situações, por exemplo para acrescentar janelas ou derrubar uma parede entre divisões.

Agradeço desde já a ajuda :)
  2.  # 2

Boa noite,

Um dos principais problemas é que o construtor não lhe vai dar garantia. Quer dizer.. até pode dar para algumas coisas mas se não for honesto e mesmo que o problema tenha sido dele vai sempre empurrar com a barriga e dizer que foi do construtor anterior.
    Chegou a informar-se do porquê da obra ter sido abandonada?
    Confira se as fundações foram impermeabilizadas ao menos.

Boa sorte
  3.  # 3

Não se esqueça que vai pagar 6.5% de IMT e 0.8% de IS
  4.  # 4

Colocado por: PedroMSBoa noite,

Um dos principais problemas é que o construtor não lhe vai dar garantia. Quer dizer.. até pode dar para algumas coisas mas se não for honesto e mesmo que o problema tenha sido dele vai sempre empurrar com a barriga e dizer que foi do construtor anterior.

Boa sorte

Amanhã vou ter uma reunião com o proprietário e tentar esclarecer algumas dessas questões. Obrigado pelas dicas.
  5.  # 5

Colocado por: PickaxeNão se esqueça que vai pagar 6.5% de IMT e 0.8% de IS

No meu caso sou abrangido pelas medidas de isenção de IMT e IS. Penso que isso não será um problema, ou está-me a escapar algo?
  6.  # 6

Colocado por: definitely_legit

No meu caso sou abrangido pelas medidas de isenção de IMT e IS. Penso que isso não será um problema, ou está-me a escapar algo?

Isenção de IS ninguém está abrangido.
    A isenção de IMT é só para quem compra habitação própria e permanente até um determinado valor, e você não vai comprar uma casa, vai comprar um terreno com benfeitorias.
    E se vai pedir empréstimo vai ter os custos agravados.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 7

Colocado por: PedroMS

Depois de uma reunião bastante esclarecedora com o proprietário ficámos a saber que a casa é uma reconstrução total da moradia anterior. Era suposto manter a fachada mas esta ruiu durante as obras iniciais. A casa em si foi construída de raíz, já com chão com betonilha e isolamento, bem como paredes duplas com isolamento térmico.

Já há projeto de arquitetura e especialidades aprovados, bem como aprovação da licença de construção, que ainda precisa de ser paga (esses encargos ficariam do nosso lado). A obra supostamente foi parada porque o proprietário desistiu da ideia de viver lá por problemas familiares.

A minha ideia neste momento para os próximos passos era a seguinte:
    1. Falar com um arquiteto para saber até que ponto seria possível fazer alterações ao projeto de arquitetura atual
    2. Pedir ao arquiteto uma ordem de trabalhos para acabar as obras de acordo com o projeto
    3. Pedir orçamentos a vários empreiteiros seguindo a ordem de trabalhos indicada pelo arquiteto

Não tenho experiência neste tipo de situação e gostava de saber qual a vossa opinião sobre estes próximos passos.
  8.  # 8

Colocado por: PickaxeNão se esqueça que vai pagar 6.5% de IMT e 0.8% de IS

É o que se paga por um terreno urbano sem nada.
  9.  # 9

Colocado por: definitely_legitEra suposto manter a fachada mas esta ruiu durante as obras iniciais.

Foi o que as minhas arquitectos disseram.
    "Acidentes acontecem."

(Para nossa conveniência)
  10.  # 10

Colocado por: PickaxeE se vai pedir empréstimo vai ter os custos agravados.

Os bancos não emprestam para terreno sem projeto aprovado.

Além disso se emprestarem não é um crédito habitação , é um crédito para construção .

Há uma diferença em termos de tratamento fiscal de um e outro caso, até para o abatimento do empréstimo se tentar reinvestir o dinheiro da venda de um imóvel prévio onde tinha a sua habitação fiscal.

Se vender, um dia, não tem direito a abater mais valias.
    Quer a casa esteja concluída ou inacabada.

É uma dor de cabeça para quem vende.

É verdade, mas parece mentira.

0.0163 seg. NEW