Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho atualmente um crédito habitação para um imóvel no qual resido. Tenho interesse em vendê-lo e usar o dinheiro para comprar noutra localização do país.

Estou a avaliar várias opções e como o poderei fazer.

No último ano efectuei obras de renovação, ficando apenas em falta a cozinha. A minha pergunta é: é possível acordar com alguém a venda do imóvel (CPCV) em que esteja escrito claramente que as obras na cozinha irão ser feitas e que no prazo limite de 6 meses, será disponibilizado o imóvel? Pergunto porque sei que existe pessoas que compram moradias ainda em construção.

Caso seja possível, a minha maior preocupação é, caso o comprador necessite de Credito Habitação, se será possível ser concedido nesta situação específica? Isto porque o valor da casa atual pode ser imaginemos 145k, mas com obras na cozinha o valor de mercado passar a ser, por exemplo 170k. No entanto, não sei até que ponto um banco irá assumir esse risco pelo comprador, visto não ser possível avaliar o imóvel no estado final antes de serem efetuadas as obras.

Obrigado deste já pela ajuda.
  2.  # 2

Está a assumir que o cliente irá pagar mais 25k por uma cozinha renovada que nem sequer está ao gosto dele.

Porque não vende mesmo assim?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, marco1, AlexMontenegro, xama
  3.  # 3

Colocado por: ClioIIEstá a assumir que o cliente irá pagar mais 25k por uma cozinha renovada que nem sequer está ao gosto dele.

Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,marco1

Ainda falam mal dos lambões dos empreiteiros.

Mais um exemplo da classe média a querer capitalizar.
  4.  # 4

Colocado por: ClioIIEstá a assumir que o cliente irá pagar mais 25k por uma cozinha renovada que nem sequer está ao gosto dele.

Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,marco1,AlexMontenegro

O objetivo seria fazer as obras de acordo com o que o cliente final vai querer. Ou seja, haver um desenho da cozinha e estar descrito no CPCV quais os móveis da cozinha, etc. isto tudo acordado com o possível comprador.
  5.  # 5

Quem compra é que deve fazer as obras ao seu gosto. Estar a assumir que vão gostar da remodelação da cozinha pode correr mal
  6.  # 6

Colocado por: xama

O objetivo seria fazer as obras de acordo com o que o cliente final vai querer. Ou seja, haver um desenho da cozinha e estar descrito no CPCV quais os móveis da cozinha, etc. isto tudo acordado com o possível comprador.

E acha que o comprador vai achar que essa remodelação vai custar 25 mil?
  7.  # 7

Colocado por: Pickaxe
    E acha que o comprador vai achar que essa remodelação vai custar 25 mil?

Se fosse o empreiteiro a dar o orçamento de 25k€ era um lambão.
  8.  # 8

E depois vai dar garantia da cozinha? Venda como está.. ou quer gastar 5.000 e que alguém lhe pague 25.000 ?

Vende como está ou faz você as obras e vende após as obras feitas
    • xama
    • há 1 dia editado

# 9

Boa tarde a todos. Antes de mais, obrigado a todos os que estão a constribuir para esta discussão. Parece-me que a discussão está a desviar-se para um assunto diferente do tema inicial devido a ter dado o exemplo de 25k, como poderia ter dado de 10k, 20k, 50k..

A minha questão é, como avalia um banco uma casa que ainda vai sofrer obras? É possível? Até agora esta questão não foi abordada e é a questão ao qual gostaria de me informar.

Obrigado
  9.  # 10

Você está a pensar mal.

Se ainda está nessa casa, ainda não a colocou à venda, e acha que uma cozinha nova pode valorizar o imóvel em 25 mil, então faça já uma cozinha nova, e vende depois ao primeiro que aceitar os tais 170 mil € que pede.

Não é preciso andar com essas complicações.

Caso contrário, vende no estado que se encontra a um preço mais baixo.
    Concordam com este comentário: amartins
  10.  # 11

Respondendo à questão, o banco vai avaliar o imóvel no estado em que se encontra. Se sem a cozinha não for avaliado no valor desejado, é mau sinal...

Mas nunca vi alguém assinar um CPCV ficando à espera que o vendedor (particular) fizesse obras, nem nunca o aceitaria como comprador. Aproveitava logo para negociar um desconto e fazer depois a obra a meu gosto.
  11.  # 12

Colocado por: Varejote

Ainda falam mal dos lambões dos empreiteiros.

Mais um exemplo da classe média a querer capitalizar.

Varejote,
    agora a sério...
    Não consigo perceber esta perseguição a quem quer ganhar um pouco com aquilo que é seu e está ao seu alcance.
    A classe média está a desaparecer!
    Ou há ricos ou há pobres no futuro.
  12.  # 13

Colocado por: Varejote

Se fosse o empreiteiro a dar o orçamento de 25k€ era um lambão.

Eu quero uma cozinha SCIC se calhar não chega esse orçamento...

Ou Alpes Inox❤️

Não tenho 💰💰💰💰....

😭
  13.  # 14

Colocado por: Palhava

Varejote,
    agora a sério...
    Não consigo perceber esta perseguição a quem quer ganhar um pouco com aquilo que é seu e está ao seu alcance.
    A classe média está a desaparecer!
    Ou há ricos ou há pobres no futuro.

Ei, eu não persigo quem quer capitalizar os seus ativos, "persigo" quem anda aqui no fórum constantemente que a classe média não tem poder de compra, que as casas estão caras, que os imóveis não deviam ser um investimento, etc., mas todos fazem igual, tentam comprar barato e vender caro.

Eu como qualquer outro, faço o mesmo.
  14.  # 15

Colocado por: Palhava

Eu quero uma cozinha SCIC se calhar não chega esse orçamento...

Ou Alpes Inox❤️

Não tenho 💰💰💰💰....

😭

Mas não é num apartamento de 170k€.
  15.  # 16

Colocado por: xama
    A minha questão é, como avalia um banco uma casa que ainda vai sofrer obras? É possível? Até agora esta questão não foi abordada e é a questão ao qual gostaria de me informar.

O banco avalia o que existe, na forma como está.

Outra coisa, cuidado com essas ideias quando não tem alvará para tal. Se apanhar um chico esperto vai perder mais do que imagina lucrar.
  16.  # 17

Colocado por: nielskyOutra coisa, cuidado com essas ideias quando não tem alvará para tal. Se apanhar um chico esperto vai perder mais do que imagina lucrar.

Que disparate .., mas é lá preciso alvará para fazer obras em casa …

Enfim … como lhe disseram nenhum banco avaliará obras hipotéticas.
    Portanto ou vende antes das obras ao valor que entender ou faz primeiro as obras e pede … o valor que entender .
    Aparecerão compradores ou não e caberá a si julgar se é necessário ou não baixar o valor .
    Simples
  17.  # 18

Colocado por: SolivaQue disparate .., mas é lá preciso alvará para fazer obras em casa …

Claro que é, a não ser que vão lá colocar dois móveis do Ikea montados em casa...
    Fazer obras na cozinha subentende-se que será mais do que isso...
  18.  # 19

Colocado por: SolivaQue disparate .., mas é lá preciso alvará para fazer obras em casa …

Em que lei é que fundamenta essa sua afirmação?
  19.  # 20

Colocado por: zedasilva
    Em que lei é que fundamenta essa sua afirmação?

Confesso que não tenho muita paciência…, mas nem há uns meses os portugueses foram praticamente assoberbados com o conceito de Obras Isentas de Controlo Prévio.

https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/1999-34567875-836437894

A mulher está a falar em obras na cozinha , não lançar uma empreitada estrutural de larga escala …🤦🏽

0.0212 seg. NEW