Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Espero que estejam bem e agradeço, desde já, a atenção ao meu post.

Estou a realizar uma obra com reparação de humidades que se infiltram num piso subterrâneo. A ideia é colocar um pavimento de lajetas de betão junto à parede da fotografia e depois, ao lado, um pequeno quintal.
    O problema é que tenho um armazém no andar de baixo com algumas infiltrações. Esta zona já tinha sido impermeabilizada com tela pitonada junto ao edíficio, antes de colocação de piso.... mas não ficou perfeito.
    Como pretendo colocar novo piso, arranjar a parede e fazer um quintal, quero impermeabilizar bem esta zona junto à parede.
    A solução que me apresentaram foi escavar e fazer uma canaleta ao longo da parede, com um tubo para encaminhar as águas que vão sair para um poço em gravilha. Juntamente a isto, aplicar tela.

Neste momento este é o aspeto do trabalho que andam a realizar e não me está a convencer. Não devia já existir uma tela a passar por baixo/por trás desta camada de cimento? Sei que tenho de esclarecer estas dúvidas com o construtor, mas gostava de ter mais informação/opiniões para falar com ele. Já fiz alguma pesquisa mas não encontrei nada semelhante ao meu caso.

Alguém teve alguma experiência similar que possa partilhar como resolveu e que materiais utilizou?

Muito obrigada!
      WhatsApp Image 2025-04-01 at 19.16.49_09676746.jpg
      WhatsApp Image 2025-04-01 at 19.16.49_55a62ad4.jpg
  2.  # 2

Colocado por: Isa27Esta zona já tinha sido impermeabilizada com tela pitonada

A tela pitonada não é um material de impermeabilização. Gastou dinheiro que comprovadamente foi para o lixo.

Colocado por: Isa27A solução que me apresentaram foi escavar e fazer uma canaleta ao longo da parede,

Essa solução só lhe vai retira as águas que andarem à superfície. Todas as que andarem abaixo dessa cota do canalete vão continuar a ser absorvidas pela parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isa27
  3.  # 3

Obrigada zedasilva. E para este caso, o que sugeria?
  4.  # 4

Colocado por: Isa27Obrigada zedasilva. E para este caso, o que sugeria?

Consegue escavar até á base da parede dessa cave?
  5.  # 5

Eu estou literalmente na mesma situação, mas tendo que escavar perto de 2.5m a 3m para poder fazer as coisinhas bem, não sei não, sozinho é um perigo, a pagar é caro que doi.. enfim, opções
    Concordam com este comentário: Isa27
  6.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Consegue escavar até á base da parede dessa cave?

Digamos que seria bastante complicado mesmo.

As infiltrações nesta parede não são gigantes.A parede costuma estar com algumas humidades, mas como é um armazém de uma loja, o objetivo era mesmo fazer o melhor possível sem ter de escavar tudo.
  7.  # 7

Se não vai escavar até à base as opções tornam-se poucas:
    -Impermeabilizar o pavimento à volta das paredes (adeus quintal)
    -Impermeabilizar pelo interior (Nunca funciona verdadeiramente)
    -Aceitar algumas infiltrações e desumidificar electricamente constantemente (Fácil mas chato).

Talvez um pouco de cada seja a melhor forma de agir no seu caso? É possível que o zedasilva veja outra maneira de fazer que eu desconheço.
  8.  # 8

Colocado por: zemvpferreiraSe não vai escavar até à base as opções tornam-se poucas:
    -Impermeabilizar o pavimento à volta das paredes (adeus quintal)
    -Impermeabilizar pelo interior (Nunca funciona verdadeiramente)
    -Aceitar algumas infiltrações e desumidificar electricamente constantemente (Fácil mas chato).

Talvez um pouco de cada seja a melhor forma de agir no seu caso? É possível que o zedasilva veja outra maneira de fazer que eu desconheço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Isa27

Acho que terá de ser um mix, sim. Na segunda o homem da obra já vem e já discuto melhor com ele o que estão a fazer, que não estou a entender muito bem. A ideia do poço era para tirar as águas que circulam por ali (que me parece que sejam águas pluviais apenas) e aliar isso à aplicação de tela. Portanto sim, abaixo daquela cota existirão sempre águas em contacto com a parede debaixo. Terei de fazer essa impermeabilização negativa...sempre deve ajudar alguma coisa.

Muito obrigada pelas suas sugestões!

0.0133 seg. NEW