Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a comprar uma casa que não tem licença de utilização, que o vendedor deveria ter obtido. No CPCV está indicado que a escritura será marcada por mim e o vendedor deve entregar a licença na data da escritura. No entanto, ele ainda não a tem e faltam duas semanas para o prazo que está
    indicado para a escritura no CPCV. Ainda não marquei a escritura nem fiz a avaliação, pois estava à espera da licença, que o vendedor tem adiado.
    Sou obrigada a fazer a avaliação e marcar a escritura sem a licença para pedir a devolução do sinal?muito obrigada desde já
  2.  # 2

Colocado por: yana95Estou a comprar uma casa que não tem licença de utilização, que o vendedor deveria ter obtido. No CPCV está indicado que a escritura será marcada por mim e o vendedor deve entregar a licença na data da escritura. No entanto, ele ainda não a tem e faltam duas semanas para o prazo que está
    indicado para a escritura no CPCV. Ainda não marquei a escritura nem fiz a avaliação, pois estava à espera da licença, que o vendedor tem adiado.
    Sou obrigada a fazer a avaliação e marcar a escritura sem a licença para pedir a devolução do sinal?muito obrigada desde já
  3.  # 3

A casa é nova ou em segunda mão?

É num bairro legal?

Se não consegue obter a documentação, das duas uma.
    É porque ela não existe OU a repartição (Câmara Municipal) não é célere na entrega do documento.

Precisa de crédito bancário para a aquisição?

Houve mediação imobiliária?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
  4.  # 4

Colocado por: PalhavaA casa é nova ou em segunda mão?

É num bairro legal?

Se não consegue obter a documentação, das duas uma.
    É porque ela não existe OU a repartição (Câmara Municipal) não é célere na entrega do documento.

Precisa de crédito bancário para a aquisição?

Houve mediação imobiliária?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:yana95

O imóvel não tem licença de utilização e o vendedor não sabe quando a obterá. A casa é de 1976. Não queremos continuar a investir sem a garantia de que a licença será emitida. A nossa pré-aprovação de financiamento é para 100%, condicionada pela nossa idade, o que impede uma nova aprovação.

A compra está a ser feita através de uma imobiliária, mas a falta de transparência tem sido um problema. Quando tivemos dificuldades na pré-aprovação, fomos ameaçados de que ficariam com o sinal.

Basicamente a minha dúvida é se, caso não avancemos com a avaliação enquanto eles não apresentarem a licença o sinal nos será devolvido, já que a falta da licença impede a conclusão do negócio.
  5.  # 5

Tem que saltar fora quanto antes!

Essa licença pode demorar meses ou NUNCA sair!

A imobiliária colocou no mercado um imóvel sem capacidade de ser escriturado.
    Não sei como podem alegar que ficam com o sinal!
  6.  # 6

Colocado por: yana95caso não avancemos com a avaliação enquanto eles não apresentarem a licença o sinal nos será devolvido, já que a falta da licença impede a conclusão do negócio

O BANCO não empresta para imóveis sem licença.
    Concordam com este comentário: NLuz
  7.  # 7

Mais um exemplo do FOMO que leva as pessoas a tomar decisões ruinosas
  8.  # 8

9.  # 9

Não, é mesmo FOMO. Queria aproveitar as ajudas para jovens então vai a correr comprar a primeira casa que aparece no orçamento, cheia de red flags, para não "perder a oportunidade"
  10.  # 10

👀
  11.  # 11

Por acaso é engraçado como o forum se tornou quase uma evidência empírica daquilo que eu ando a dizer há uns tempos.
    O número de tópicos deste género, a queixar-se das avaliações, etc explodiu nos últimos 2 a 3 meses. Anda tudo cheio de FOMO e a meter-se em negócios ruinosos para não perder a oportunidade. Decisões de uma vida tomadas em uma semana
  12.  # 12

Colocado por: dmanteigasPor acaso é engraçado como o forum se tornou quase uma evidência empírica daquilo que eu ando a dizer há uns tempos.
    O número de tópicos deste género, a queixar-se das avaliações, etc explodiu nos últimos 2 a 3 meses. Anda tudo cheio de FOMO e a meter-se em negócios ruinosos para não perder a oportunidade. Decisões de uma vida tomadas em uma semana

O FOMO dos imóveis é igual ao FOMO do chocolate(tipo) do Dubai.

Comportamento de manada.

É o que temos, sinais dos tempos.
  13.  # 13

andamos meses a vêr vários imóveis antes de nós comprometermos com este, e o que acontece neste caso, o proprietário só tinha que fazer uma obra no jardim e obteria a licença
  14.  # 14

A nossa questão não era se fizemos bom ou mau negócio, a nossa questão é o que devemos fazer no nosso caso para não sairmos prejudicados?
  15.  # 15

Colocado por: yana95A nossa questão não era se fizemos bom ou mau negócio, a nossa questão é o que devemos fazer no nosso caso para não sairmos prejudicados?

Facil.
    Não tem licença ? Parta para outra casa.

Agora por favor, diga-me que colocou no CPCV clausula de condicionamento de obtenção de credito e /ou obtenção da licença.
    Quando diz que pode ficar sem sinal, isto veio-me logo à cabeça....
  16.  # 16

Colocado por: yana95andamos meses a vêr vários imóveis antes de nós comprometermos com este, e o que acontece neste caso, o proprietário só tinha que fazer uma obra no jardim e obteria a licença

Se fosse assim tão fácil, ele ultrapassava a situação e dava explicações claras. Não havia ameaças, nem da parte da imobiliária.
  17.  # 17

Colocado por: NLuz

Facil.
    Não tem licença ? Parta para outra casa.

Agora por favor, diga-me que colocou no CPCV clausula de condicionamento de obtenção de credito e /ou obtenção da licença.
    Quando diz que pode ficar sem sinal, isto veio-me logo à cabeça....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:yana95
    temos a cláusula de não aprovação do crédito e a cláusula de que o vendedor é obrigado a apresentar a licença no dia da escritura, mas nós temos que a agendar a escritura sem termos a licença e sabendo que ele não a vai ter?ou simplesmente podemos pedir a devolução do sinal por ele não ter a licença?
  18.  # 18

Colocado por: Palhava
    Se fosse assim tão fácil, ele ultrapassava a situação e dava explicações claras. Não havia ameaças, nem da parte da imobiliária.
    ele diz que houve um erro na Câmara e por isso a obra atrasou-se
  19.  # 19

Se for tudo verdade e exequível, e quer mesmo a casa... Tem de haver compreensão.
  20.  # 20

Porventura depois da licença, a casa valerá muito mais.

0.0187 seg. NEW