Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tal como o título indica:

- que consequências acham que as tarifas do Trump vão ter na EU?
    Ok, sei que as tarifas são em produtos IMPORTADOS para os EUA e não EXPORTADOS dos EUA, mas acham que vai haver um efeito "escada" para nós?

Embora nós (ainda) não tenhamos anunciado tarifas reciprocas, muitas companhias (por exemplo, no campo informático) são Norte-Americanas. Acham que vão aumentar os preços a nível global para compensar as perdas financeiras?
  2.  # 2

As tarifas são em produtos EXPORTADOS para os EUA e não IMPORTADOS dos EUA. Os EUA aplicam tarifas nos produtos que entram (importam).

Relativamente às tarifas reciprocas que provavelmente e EU vai aplicar, embora as empresas sejam Americanas, o fabrico é quase todo feito no estrangeiro. E todas elas têm grande parte do desenvolvimento de software feito fora dos EUA.

Segundo o Google: Portugal importa dos EUA produtos como Combustíveis Minerais (56,4% em 2023), as Ma´quinas e Aparelhos (8,4%), os Produtos Agrícolas (7,7%), os Veículos e Outro Material de Transporte (6,5%) e os Produtos Químicos (4,5%).

O Trump isentou os combustíveis de taxas por isso, assumindo que a EU faz o mesmo, o impacto direto nas importações para Portugal vai ser reduzido.

O problema vai ser se a economia global entrar em recessão.
  3.  # 3

Na Europa os principais prejudicados vão ser a Alemanha e a França. Sobretudo a indústria automóvel alemã que vendia os carros mais baratos nos USA que na própria Alemanha. Por cá chamam-se impostos e/ou taxas. O Trump batizou-as de tarifas.
    Nos USA já estão a ter uma consequência imediata, 20% de baixa nos juros da divida pública. Em quem são os principais credores? China e UE.
    Nós já conhecemos essa receita quando estivemos á beira da falência, aumento de impostos e quebra de benefícios públicos.
    O Trump em vez de aumentar os impostos na sua generalidade decidiu fazê-lo para já nos produtos importados. Os efeitos são semelhantes - aumento do custo de vida e diminuição do consumo.
    A Argentina deu a volta num ano, vamos ver quanto demora os USA a sair do enorme défice.
    Os malucos tipo Trump ou Milei têm discursos mais sonoros mas as receitas são as mesmas.
  4.  # 4

Colocado por: AJS1974As tarifas são em produtos EXPORTADOS para os EUA e não IMPORTADOS dos EUA. Os EUA aplicam tarifas nos produtos que entram (importam).

Foi o que eu disse XD

Queria comprar um portátil novo este ano (mas só lá para Junho, a aproveitar o subsídio de férias) e não sei se compro agora ou espero.
    Tou com receio que aumentem os preços por cá só porque as empresas decidam aumentar os preços globalmente para "compensar".
    • tc82
    • há 1 dia editado

# 5

O problema é ainda mais grave porque são taxas cegas.
    Eu exporto um produto para os USA que lá pagava 30% de direitos. Agora vai pagar 50!
    O mesmo produto de lá pra cá paga 12%.
    Portanto são decisões à trolha.
    A ver o que isto vai dar. Usa vai ser um não mercado para nós.
    • NGC
    • há 1 dia

# 6

A solução para isto tem de vir de dentro da América, juntamente com os mercados bolsitas, que por tradição não tem muita paciência para grandes incertezas
  5.  # 7

Colocado por: tc82O problema é ainda mais grave porque são taxas cegas.
    Eu exporto um produto para os USA que lá pagava 30% de direitos. Agora vai pagar 50!
    O mesmo produto de lá pra cá paga 12%.
    Portanto são decisões à trolha.
    A ver o que isto vai dar. Usa vai ser um não mercado para nós.

Exatamente, existem milhares de situações dessas, por exemplo Portugal exporta gasolina para os USA onde poucos impostos paga. E importa diesel que por cá leva com quase 60% de impostos.
    Mas felizmente para nós ( e para a GALP) os combustíveis vão ficar isentos.
    E outra consequência é a desvalorização do dólar que vai ser muito bom para Portugal pois somos deficitários no comercio externo, sobretudo nos combustíveis.
    Se quando começou a invasão da Ucrânia a EU em vez de sanções á Rússia se tivessem aplicado tarifas de 100% se calhar os efeitos seriam os mesmos e ainda ganhávamos dinheiro. Visão de comerciante e não de diplomata...
  6.  # 8

A vossa conversa faz-me lembrar 2009 quando diziam que a queda do Lehman's não ia afetar Portugal porque era uma crise imternacional
  7.  # 9

Colocado por: NGCA solução para isto tem de vir de dentro da América, juntamente com os mercados bolsitas, que por tradição não tem muita paciência para grandes incertezas

Esta é de facto a pior consequência das medidas tomadas, porque o mercado bolsista é extremamente importante mesmo para o americano médio. Quando da crise do sub-prime os efeitos foram dramáticos mas entretanto recuperaram.
    Neste caso os americanos vão ter 2 efeitos favoráveis para o Governo - diminução da divida e aumento brutal de receitas em impostos.
    Como é que o Trump vai usar esse dinheiro não sabemos ainda e isso é que vai determinar o fracasso dessa politica. Na EU a enorme carga fiscal é usada para subsidiar pessoas e empresas. Nos USA não estão habituados a isso.
    Concordam com este comentário: NGC
  8.  # 10

Colocado por: dmanteigasA vossa conversa faz-me lembrar 2009 quando diziam que a queda do Lehman's não ia afetar Portugal porque era uma crise imternacional

Pois mas acabou por ser o Sócrates (bem aconselhado) que atirou Portugal para o charco.
    Eu na altura tinha aplicações na American Life que faliu, mas não perdi 1 escudo. Um amigo meu bem mais abonado tinha largos milhares aplicados nos USA mas só conseguiu recuperar 70%.
    Mas para nós o mais grave vai ser os problemas na França e Alemanha que são os nossos principais económicos. A Auto Europa não vende nada para os EUA mas se estes falham vai ser muito mau.
    Se a guerra da Ucrânia não parar em breve vejo o cenário um bocado negro.
  9.  # 11

A UE pode finalmente taxar as grandes tecnológicas dos Estados Unidos.

Afinal quanto dinheiro entrega o europeu medio às Facebook, Google, Netflix, Amazon, Apple e UBER da vida? Faça cada um as suas continhas. Dinheiro que ainda por cima era antes recaudado por empresas nacionais.., sim eram outros tempos outras necesidades outros produtos, mas seguramente a publicidade que se vende hoje na Google e Facebook era antes vendida pelos meios de comunicação tradicionais de cada país, e para cada grande tecnológica actual não será difícil encontrar o seu exemplo "do antigamente" de empresas europeias que morreram.

E que eu saiba todas essas grandes tecnológicas dos USA têm sedes fiscais europeias nesses países onde não pagam impostos, tipo Irlanda ou países baixos.

E essas tecnológicas são as que têm mais valor em bolsa, um golpe bem dado pela UE vai fazer baixar bastante o seu valor em bolsa, e a bolsa dos USA não é como aqui, um espirro na bolsa pode significar esfumar uma grande % da pensão do John Doe americano.

A UE não está exactamente desprovida de possibilidades de retaliação que também causem dor, digo eu.
  10.  # 12

Sim cobrar ás tecnológicas americanas vai ser uma das formas de retaliar. Já há alguns anos que o tentam fazer mas para isso precisa de resolver problemas internos pois nem todos os membros da UE estão de acordo.
    Agora fala-se em aplicar uma multa de 1000 milhões de euros á X por não censurarem a alegada desinformação. Mas por cá não nos importamos que a TikTok transmita em direto uma violação de menores sobretudo para um publico jovem. Deve ser a tal liberdade de expressão...
  11.  # 13

Para não conspurcar o tópico transferi o post acima para o tópico apropriado.
    Mas também estou curioso para ver quais as consequências das tarifas cá por casa.
    Quais os produtos que poderão subir? quase tudo o que consumimos em elétronica vem da China ou da Coreia. Será que vão baixar os preços para compensar o mercado dos EUA?
    Se o dólar desvalorizar á partida o petróleo desce e isso influencia muito a nossa economia.
    O turismo não deve ser afetado e até poderá aumentar pois a aviação será mais competitiva.
    Será que a UE irá baixar os impostos nos carros europeus para compensar as percas no USA?
    E os chineses, ainda irão baixar mais?
    Os medicamentos que vêm dos USA irão aumentar? Mas como por cá o Estado paga o maior custo isso não irá refletir-se nos utentes.
    Eu ainda sonhava voltar a ter uma Harley antes de morrer, mas o que preciso é de juízo e não de dinheiro...
  12.  # 14

Honestamente, em Portugal parece que tudo é motivo para subir os preços. É o oportunismo (para não dizer outra palavra) sempre em ação.
    Até mesmo quando, em teoria, deviam descer, sobem.

Se chove muito o preço aumenta porque choveu muito, se chove pouco o preço aumenta porque choveu pouco, etc.

É mais ou menos o receio que tenho neste caso. As tarifas foram aplicadas a produtos que entram nos EUA, no entanto estou com aquele feeling que há muito material que vai subir o preço com a justificação "ai, é por causa das tarifas..." (quando nem sequer estão relacionadas).
  13.  # 15

Colocado por: Tyrande As tarifas foram aplicadas a produtos que entram nos EUA, no entanto estou com aquele feeling que há muito material que vai subir o preço com a justificação "ai, é por causa das tarifas..." (quando nem sequer estão relacionadas).

Relacionado está , não é directamente.
    Imaginemos que devido ás tarifas, um vinho XPTO vai ficar mais caro para o importador … o que as grandes superfícies costumam fazer é absorver “o valor tarifário “ nesse vinho mas depois ir buscar o valor em produtos de compra em massa … ou seja … 0.01€ no leite, 0,04€ no arroz, 0,02 numa carcaça etc.
    O mesmo acontecerá no lado dos states … para poderem continuar a importar se o exportador não assume o valor da tarifa , aí o importador terá de diluir o valor excedente em outros produtos …

Daí a inflação , aumento do custo de vida etc …
  14.  # 16

O computador não virá dos USA, virá da China, de Taiwan ou da Coreia do Sul (ainda que a marca seja americana).
  15.  # 17

Colocado por: CarvaiSobretudo a indústria automóvel alemã que vendia os carros mais baratos nos USA que na própria Alemanha. Por cá chamam-se impostos e/ou taxas. O Trump batizou-as de tarifas.

Historicamente os impostos sempre foram muito mais baixos nos USA que na Europa. Qual a admiração mesmo?

Tudo o que é material informático, comunicações e automovel é muito mais barato por lá que por cá.

E o Carvai navegador dos 5 continentes, nunca encontrou produtos portugueses mais baratos em lugares longínquos, comparativamente ao mesmo produto feito em Portugal?

Colocado por: CarvaiSerá que a UE irá baixar os impostos nos carros europeus para compensar as percas no USA?

Hein? Não sabia que era a União Europeia que definia o modelo de calculo dos impostos associados aos diversos carros, em função da cilindrada e poluição.

Um carro pode custar 70 mil em Portugal e 30 mil na Espanha. Isto não tem nada relacionado com o Trump, Bolsanoro, Ursula, ou a joelhada no Floyd.

Enfim, anda todo comido da cabeça com aquilo que lê e vê. Não se aproveita uma. Eu no seu lugar ia aproveitar o tempo com os netos.
  16.  # 18

17.  # 19

18.  # 20

Colocado por: CarvaiSim cobrar ás tecnológicas americanas vai ser uma das formas de retaliar. Já há alguns anos que o tentam fazer mas para isso precisa de resolver problemas internos pois nem todos os membros da UE estão de acordo.
    Agora fala-se em aplicar uma multa de 1000 milhões de euros á X por não censurarem a alegada desinformação. Mas por cá não nos importamos que a TikTok transmita em direto uma violação de menores sobretudo para um publico jovem. Deve ser a tal liberdade de expressão...

30 mil Portugueses viram o video e não acharam que fosse motivo para o denunciarem às autoridades mas obviamente que o culpado é o Tik Tok!

0.0228 seg. NEW