Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: dmanteigasOs US continuam a ser a maior economia do mundo e o dolar a moeda referencia. Em qualquer guerra que entrem, nunca vao ser os que mais perdem.

A longo prazo … se as políticas americanas actuais continuam pra lá destes 4 anos , a legitimidade americana e do dólar como líder do mundo político e económico desfaz-se.
    A China hoje vai ao Vietname …o pessoal da administração Trump hoje, se fosse inteligente não largaria o telefone com Hanoi.

Colocado por: dmanteigasContinua tudo a comprar casas, marcar ferias e fazer a sua vida sem qualquer nocao de que podemos estar neste momento na mesma situacao que em 2010.

A ligeireza de comunicação dos governos europeus é a maior culpada …se não saiem alertas sérios e continua-se de um “está tudo bem institucional” o povo já de si pobre em literacia economica … desvaloriza.
    Há 2 semanas saí a notícia em segunda página dos kits de emergência e brinca-se com o tema nas ruas em tom jocoso, esta semana sai um alerta orçamental por causa das linhas de crédito europeias na guerra tarifária e a notícia nem chegou ás televisões…

O pessoal ainda larga alegremente 200€ por um chocolate que falsamente alega vir do Dubai…
    Esta semana já avisava um familiar para a urgente necessidade de preparar uma almofada económica para a subida das taxas de juros que pode estar iminente… resposta … “vendo a casa” e saiu alegre da conversa.
    Só me apetecia gritar …”Não vai haver ninguém para a comprar “… mas nem vale a pena .
  2.  # 2

Colocado por: SolivaEsta semana já avisava um familiar para a urgente necessidade de preparar uma almofada económica para a subida das taxas de juros que pode estar iminente… resposta … “vendo a casa” e saiu alegre da conversa.
    Só me apetecia gritar …”Não vai haver ninguém para a comprar “… mas nem vale a pena .

E igual em todo o lado... e estamos numa altura em que parece que deixou de ser 'aceitavel' qualquer tipo de crise. Parece que so menciona-lo e um crime, sob pena de levantar os fantasmas da troika! So se pode falar em aumentar beneficios sociais e diminuir impostos :)

Depois admiram-se que o tuga comum acaba sempre apanhado com as calcas na mao... e a conjugacao de falta de formacao/cultura que ja vem do proprio sistema de ensino que se soma a uma total falta de honestidade e transparencia politica.

Estamos a ver isto acontecer em plena campanha eleitoral e nao ha um debate onde isto seja tema. E surreal.
    Concordam com este comentário: Soliva
  3.  # 3

Colocado por: SolivaA longo prazo … se as políticas americanas actuais continuam pra lá destes 4 anos , a legitimidade americana e do dólar como líder do mundo político e económico desfaz-se.

Dificilmente.

Eu percebo muito dos argumentos relativamente a confianca dos US, mas vamos a factos... a alternativa e qual? Confiar na China ou na Russia? :)
    Concordam com este comentário: HideCode
  4.  # 4

Colocado por: dmanteigas

Dificilmente.

Eu percebo muito dos argumentos relativamente a confianca dos US, mas vamos a factos... a alternativa e qual? Confiar na China ou na Russia? :)

Epá lá está … nem um nem outro .
    Se é para subjugação a outro bloco , a UE serve literalmente para nada.

Está mais que na hora de a UE procurar a sua estabilidade e independência política, social e económica e tornar-se ela mesma num bloco competitivo.
    Falta é ambição e liderança.
    Concordam com este comentário: AMG1, HideCode
    • Soliva
    • 14 abril 2025 editado

# 5

Um pequeno exercício hipotético … que poderia por a UE em vantagem .

https://youtu.be/vCtCOEfaW7U?si=cNifjyqcMgUSqGZ8
    • AMG1
    • 14 abril 2025

# 6

Colocado por: dmanteigas

E igual em todo o lado... e estamos numa altura em que parece que deixou de ser 'aceitavel' qualquer tipo de crise. Parece que so menciona-lo e um crime, sob pena de levantar os fantasmas da troika! So se pode falar em aumentar beneficios sociais e diminuir impostos :)

Depois admiram-se que o tuga comum acaba sempre apanhado com as calcas na mao... e a conjugacao de falta de formacao/cultura que ja vem do proprio sistema de ensino que se soma a uma total falta de honestidade e transparencia politica.

Estamos a ver isto acontecer em plena campanha eleitoral e nao ha um debate onde isto seja tema. E surreal.
    Concordam com este comentário:Soliva

Na verdade não é nada de novo, só se vai agravando com o tempo. Isto constitui uma espécie de maldição da politica nos tempos pós-modernos. Ninguém quer, ou pode, dar más noticias, ou melhor só podem mesmo dar boas notícias.
    Estamos perante a concretização daquilo a que um já desaparecido e, a meu ver, demasiado esquecido economista americano (J.k. Galbraith) chamou de "Cultura do Contentamento", num pequeno ensaio publicado no incio dos anos 90, em que foi premonitório de muito do que se passou daí para cá. A tese é que nos estados de maior bem estar, um conjunto de mecanimos institucionais, politicos e economicos tornou os estados (logo os politicos) responsáveis por qualquer crise económica, quando as crises são intrínsecas ao proprio sistema.
    Não vale a pena esperar que um politico anuncie uma crise, porque o ónus dessa crise vai recair sobre ele.
    Nesta "era do contentamento" geral, os politicos só podem dar boas notícias, ou pelo menos não podem dar más noticias, senão lá se vai a eleição.
  5.  # 7

Em matéria de saque fiscal acho piada ao pessoal andar chateado por ter uma menor devolução de IRS este ano. Estamos tão habituados a que nos metam o dedo no c* que quando tiram até refilamos.
  6.  # 8

https://wccftech.com/gigabyte-has-raised-prices-of-several-nvidia-amd-gpus-in-china/

Já começaram a subir as componentes do PC e as tarifas ainda nem sequer afetaram esse setor...
  7.  # 9

Com as maluqueiras do Trump baixou o gasoil e as taxas de juro. Qual será a próxima desgraça?
  8.  # 10

9.  # 11

Colocado por: PalhavaTurismo para os USA vai cair a pique!

Turismo do pé descalço nem Portugal está interessado...
  10.  # 12

Colocado por: Carvai

Este cientista francês a quem barraram a entrada, quando ia a uma conferência, provavelmente também ia descalço por isso é que não entrou.
    Claro que terem encontrado no telefone imagens e mensagens a gozar o Trump, isso foi só coincidência.

https://www.publico.pt/2025/03/20/mundo/noticia/eua-expulsam-cientista-frances-apos-encontrarem-mensagens-antitrump-telemovel-2126624

Também parece que os "pés descalços" do mundo inteiro estão a desistir de ir aos USA. Se iam gastar 90 mil milhões, talvez sejam bem mais gastadores do que os aperaltados que Portugal recebe.

https://dinheirovivo.dn.pt/quebra-no-pode-ter-impacto-de-90-mil-milh%C3%B5es-nos-eua

Já percebi que não deve ter sido o caso do Carvai, mas há quase 50 anos durante anos viajei por muito sitio, com muito pouco dinheiro, não era bem descalço, mas com uns ténis baratuchos. Nessa altura ainda não eram feitos na China.
    Olhe que nunca me esqueci de quem me tratou bem, mesmo depois de poder viajar noutras condições, mas também não esqueci onde fui mal tratado por causa dessa condição de "pé descalço", ou melhor, calçado com ténis e sem mala, mas mochila. Esses nunca voltaram a ver o meu dinheiro, mesmo quando ele passou a ser bem mais do que aquele que tinha nessa altura.
    Concordam com este comentário: RS2025
  11.  # 13

Colocado por: AMG1Já percebi que não deve ter sido o caso do Carvai

No meu caso há mais de 30 anos a 1ª vez que fui aos USA tive que ir á Embaixada levar uma carta da empresa onde trabalhava, um extrato do banco e o cartão Visa. Além de ter preenchido o tal papel com as perguntas idiotas. E ainda tinha um convite do National Aero Club of America. Não me recordo mas acho que não era o Trump presidente.
    Mais tarde quando fui á Rússia só tive visto com um convite de um Ministério. Também acho que ainda não era o Putin que mandava.
  12.  # 14

Pois é diz bem há mais de 30 anos. Desde há vários anos que um português se quiser ir aos USA basta preencher um formulário online (ESTA) online, com algumas das tais perguntas idiotas e outras compreensiveis e com isso entra. Claro que não tem qualquer garantia que não seja barrado na entrada, mas isso só aconteceria em situações excepcionais. O que parece estar a acontecer é esse barramento à entrada ser mais frequennte e aparentemente com motivos digamos que um pouco "estranhos". Eu nunca vi qualquer notícia sobre alguém ser impedido entrar por causa do conteúdo que tinha no telemovel ser menos simpático para o Biden, para o Obama ou para o Bush, isto para só citar os que ocuparam a WH no periodo em que comecei a ir lá com maior frequência. Mas ja percebi que para o Carvai é justificável que no tempo do Trump, isso possa acontecer.
    Agora é óbvio que o Trump tem todo o direito de impedir quem ele quiser de entrar nos USA, mesmo que seja apenas porque lhe chamam idiota, isso não se discute. O que se discute é a dimensao dessa idiotice, mesmo que alguns se esforcem por a justificar, nem que para isso até recorram ao exemplo da Russia, ou talvez até ao da ex-URSS.
    Aposto que até o Carvai se riu quando escreveu isso!
    Talvez já tenha perdido a bússola da razão, mas se parar um bocadito lembrar-se-à seguramente que os USA sempre foram conhecidos por um pais onde a liberdade de expressão tinha uma bocadinho mais de valor do que na URSS ou na Rússia do Putin.
    Eu também estive na URSS e nalguns dos paises na Cortina ee Ferro, quando ela existia e para isso obtive os vistos que precisava (nalguns casos nem era preciso) e sujeitei-me ao que foi necessario, mas relacionar isso com a actualidade e as palermices do Trump, não é um exercicio que faca qualquer sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
  13.  # 15

Hippie Chic

Não é barato viajar como elas fazem.
    São indivíduas privilegiadas de certeza absoluta.
  14.  # 16

https://www.cbp.gov/travel/international-visitors/esta/final-rule-removing-hiv-infection-us-immigration-screening

Creio que esta medida de proibição de entrada de indivíduos HIV+ nos EUA esteve em vigor no tempo do Bush-filho.
    Não há proteção de dados de informações médicas...
  15.  # 17

Então toca a deportar!
    Hahaha
  16.  # 18

Há muitos anos que todos os bens pensantes por cá dizem que deveremos ter um turismo de qualidade. E todos os dias há pessoas barradas no Aeroporto por diversos motivos.
    E não acredito na conversa de alguém ser barrado pelo conteúdo do telemóvel. Funcionários nas fronteiras a pedir o código e depois fazerem uma pesquisa aos ficheiros nem nas series da Netfix.
    E a queda do "turismo" para os USA acho normal pois a grande parte dos imigrantes ilegais entravam no País com vistos de turismo. Como acontece por cá.
    Ainda vou comendo os gelados pela boca...
  17.  # 19

Colocado por: CarvaiHá muitos anos que todos os bens pensantes por cá dizem que deveremos ter um turismo de qualidade. E todos os dias há pessoas barradas no Aeroporto por diversos motivos.
    E não acredito na conversa de alguém ser barrado pelo conteúdo do telemóvel. Funcionários nas fronteiras a pedir o código e depois fazerem uma pesquisa aos ficheiros nem nas series da Netfix.
    E a queda do "turismo" para os USA acho normal pois a grande parte dos imigrantes ilegais entravam no País com vistos de turismo. Como acontece por cá.
    Ainda vou comendo os gelados pela boca...

Como é que o Carvai come os gelados não sei. Mas não creio que o problema com os imigrantes ilegais nos USA sejam os de origem europeia ou canadiana, duas das zonas onde, segundo as notícias o turismo para os USA mais abrandou. O facto de alguns governos europeus terem feito alguns avisos aos seus cidadãos que se dirigem aos USA também não deve ter caído do céu.
    Eu creio ter ouvido vagamente o seu amigo Donald a referir-se à fronteira sul como a grande fonte da imigração clandestina, mas se calhar estou enganado, provavelmente são os voos provenientes da europa e do Canadá
    Mas devo ser eu é que como gelados com a testa!
    É claro que eu não estava lá, não posso dizer que a notícia não é falsa. Já o Carvai não acredita, mas o facto é que não faz sequer a minima ideia de como as coisas se passam.
    Eu, em muitos anos de viagens para os USA, apenas fui "escolhido" para avaliação uma única vez. Foi há 3 anos. Para começar fiquei logo sem passaporte e fui levado para uma sala sozinho durante uns 20 minutos, depois vieram dois marmanjos que comecaram por me pedir para colocar em cima da mesa tudo o que tinha nos bolsos e no saco que tinha na mão. Viram tudo, incluindo o conteúdo da carteira. Depois comecaram a fazer-me perguntas sobre a minha filha que eu ia visitar, onde trabalhava, o que fazia, desde quando. Quando me perguntaram porque a ia visitar pela terceira vez nesse mesmo ano, lá lhes disse que ela era casada com um americano, com quem tinha dois filhos, um deles acabado de nascer e que eu ia ver pela primeira vez, aí o ambiente ficou notoriamente mais desanuviado. É verdade que não me pediram o codigo do telemóvel, mas se mo pedissem eu dava-o sem delongas.
    Quando acabou o questionário, deixaram-me outra vez sozinho com as minhas coisas todas espalhadas em cima da mesa. Passados mais uns 10 minutos apareceu um terceiro agente com o meu passaporte na mão. Mais simpático, lá repetiu mais algumas das perguntas que já me tinham feito e depois entregou-me o passaporte e disse-me que podia guardar as coisas e seguir. A única coisa que percebi foi a estranheza de sendo português e residente em Portugal ter chegado num voo proveniente de Copenhaga. Lá lhes expliquei, a razão, mas nem sei se a perceberam mesmo.
    Enquanto isto a minha mulher já estava lá fora sem que lhe tivessem dito absolutamente nada.
    Não é uma experiência muito agradável garanto-lhe!
    Claro que as duas malas que estavam registadas em meu nome não apareceram no tapete. Foram entregues dois dias depois, com o selo de que tinham sido inspeccionadas.
    Não faço a minima ideia do que me levou a esta experiência, o mais provável terá sido o azar de me calhar a mim o que teria calhado a outro qualquer.
    Portanto, meu caro, eu não sei se a notícia é verdadeira, mas não me parece impossível!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RS2025
  18.  # 20

Colocado por: AMG1não sei se a notícia é verdadeira, mas não me parece impossível!

Como é que a notícia não seria verdadeira?
    Não tem cabimento outra opção.

0.0287 seg. NEW