Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva caríssimos,

Pontualmente caí uns pingos de água vindos do ventax que tenho no tecto da casa de banho, sendo que em redor, o pladur apresenta sinais de humidade. Por cima do pladur existe uma ligação em PVC para a parede.

Como resolvo isto? Vou substituir o ventax e estava a pensar instalar umas grelhas de ventilação ao redor do mesmo. O que sugerem? Li algures em válvula anti-retorno mas não sei se é o mais indicado.

Partilho em anexo foto.

Ventax que estou pensar adquirir: https://www.leroymerlin.pt/produtos/extrator-de-banho-equation-q2-100mm-82014539.html#component-displaycomp

Grelhas de ventilação:
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/grelha-de-ventilacao-encastre-aro-plastico-14x27-cm-12322912.html
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/grelha-de-ventilacao-encastre-com-aro-plastico-14x27-cm-12322905.html
      WhatsApp Image 2025-04-07 at 19.30.54.jpeg
  2.  # 2

Quer-me parecer que está a entrar água pelo exterior.

Primeiro vai ter de ir lá fora ver se o tubo de ventilação está bem protegido contra água da chuva e escorrências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trolha_da_casa
  3.  # 3

Eu iria mais para condensações no tubo de exaustão!
  4.  # 4

Colocado por: ClioIIQuer-me parecer que está a entrar água pelo exterior.

Primeiro vai ter de ir lá fora ver se o tubo de ventilação está bem protegido contra água da chuva e escorrências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trolha_da_casa

Qual é o aspecto de um tubo de ventilação num prédio centenário e que eventualmente deve ter sido substituído há 30 anos? Pode indicar algum exemplo?
  5.  # 5

Colocado por: SEEINGEu iria mais para condensações no tubo de exaustão!

Como resolvo isso? Substituir o ventax?
  6.  # 6

Colocado por: trolha_da_casaQual é o aspecto de um tubo de ventilação num prédio centenário e que eventualmente deve ter sido substituído há 30 anos? Pode indicar algum exemplo?

Diria que o mais normal seria um tubo de PVC normalíssimo, de uns 90 ou 100mm.

Mais seguro: liga o ventilador e depois vai lá fora ver de que tubo sopra ar.
  7.  # 7

Fazer um furinho no plástico para a água sair.

Muitas vezes o problema de instalar extratores no teto é que os condensados escorrem para baixo e acumulam-se no espelho/tampa do extrator.

Em minha casa só dei por ela quando aquilo começou a faiscar e deitar a luz abaixo. Fiz uns furos e resolveu.
  8.  # 8

Colocado por: fabsilFazer um furinho no plástico para a água sair.

Muitas vezes o problema de instalar extratores no teto é que os condensados escorrem para baixo e acumulam-se no espelho/tampa do extrator.

Em minha casa só dei por ela quando aquilo começou a faiscar e deitar a luz abaixo. Fiz uns furos e resolveu.

Obrigado pela sugestão. Pode partilhar uma foto do ventax para ver onde furou?

Eu vou retirar a tampa para facilitar o escoamento.

0.0125 seg. NEW