Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!
    Caros amigos, tenho 1 terreno onde irei brevemente iniciar a construção da minha casa, e estou a pensar plantar algumas árvores, uma vez que o terreno ainda é grande, e não possui atualmente nenhuma árvore!
    Como a minha prioridade para investir o dinheiro nesta fase é na casa, fazer 1 furo ou abrir 1 poço, neste momento está fora de questão (Talvez daqui a 4 ou 5 anos), por isso irei usar apenas a água da “rede” nestes próximos anos.

A minha questão prende-se em saber que tipo de árvores deva plantar, tendo em conta que irei usar água da rede publica…, assim sendo, que arvores de fruto são mais resistentes à seca, e precisem geralmente de menos água? Principalmente naquelas alturas de verão, onde por vezes até é proibida a rega com a água da rede publica?
    Uma vez que também pretendo plantar algumas árvores sem ser de fruto… quais aconselham, que sejam de “crescimento relativamente rápido” e que também não precisem de muita água e tenham uma boa resistência à seca? Por exemplo, gosto de Tílias, Carvalhos, medronheiros… (mas penso que o seu crescimento é lento, certo?)

Nota: O Terreno é na zona Centro, Interior de Portugal (Viseu).

Aguardo as vossas sugestões / experiência! Obrigado!
  2.  # 2

Colocado por: Kokas037Como a minha prioridade para investir o dinheiro nesta fase é na casa, fazer 1 furo ou abrir 1 poço, neste momento está fora de questão (Talvez daqui a 4 ou 5 anos), por isso irei usar apenas a água da “rede” nestes próximos anos.

Faz mal.

Porque é preferível andarem lá agora com as maquinas a abrir e a lavrar, enquanto tem a terra limpa, que mais tarde quando tiver a casa feita, com o jardim a compor-se.

E mesmo que tenha uma passagem independente, se entretanto um vizinho nas mediações fizer um furo, depois você não poderá fazer furo.

Em relação às árvores isso vai do gosto pessoal. Zona de Viseu assim à cabeça, por causa das horas de frio no inverno, sugeria cerejeiras e castanheiros. Carvalhos é sempre uma aposta segura e valorizante, se tiver disposto a esperar décadas.

Faias são absolutamente divinais no outono, e tenho pena de não se adaptarem bem ao clima do litoral centro. Em Viseu devem adaptar-se bem. Se tiver mesmo muitos m², pode sempre plantar umas quantas para um mini bosque.

De resto é as do costume, macieiras, pereiras, etc. Agora se não tiver experiência, vá com calma e não plante tudo de uma vez nem compre com a "tesão do momento". Com o levantamento topográfico faça um plano com cabeça e separe por zonas e tenha atenção onde mete as espécies de folha caduca e permanente para jogar com sombreamento da casa.
  3.  # 3

Colocado por: Nostradamus

Faz mal.

Porque é preferível andarem lá agora com as maquinas a abrir e a lavrar, enquanto tem a terra limpa, que mais tarde quando tiver a casa feita, com o jardim a compor-se.

E mesmo que tenha uma passagem independente, se entretanto um vizinho nas mediações fizer um furo, depois você não poderá fazer furo.

Em relação às árvores isso vai do gosto pessoal. Zona de Viseu assim à cabeça, por causa das horas de frio no inverno, sugeria cerejeiras e castanheiros. Carvalhos é sempre uma aposta segura e valorizante, se tiver disposto a esperar décadas.

Faias são absolutamente divinais no outono, e tenho pena de não se adaptarem bem ao clima do litoral centro. Em Viseu devem adaptar-se bem. Se tiver mesmo muitos m², pode sempre plantar umas quantas para um mini bosque.

De resto é as do costume, macieiras, pereiras, etc. Agora se não tiver experiência, vá com calma e não plante tudo de uma vez nem compre com a "tesão do momento". Com o levantamento topográfico faça um plano com cabeça e separe por zonas e tenha atenção onde mete as espécies de folha caduca e permanente para jogar com sombreamento da casa.

Caro Nostradamus,
    Desde já o meu obrigado pela sua resposta.
    Relativamente ao furo, já que fala nisso, tenho pelo menos 1 vizinho que já tinha o furo antes de eu adquirir o terreno. Isso significa que não posso abrir 1 furo no meu terreno para rega? Ou existe 1 distancia mínima entre os furos? Relativamente à abertura de poços também há essa restrição?
    Sobre a parte do terreno onde quero plantar as árvores, fica num lado relativamente distante da casa. É um terreno com cerca de 2500 metros, por isso tenho algum espaço, e não há essa preocupação da sombra da casa… árvores depois para o jardim, só espero plantar após a casa feita….!
    Por acaso também gosto da beleza das faias, mas penso que o seu crescimento também é bastante lento, ou estou errado?

Obrigado!
  4.  # 4

Existe uma distância mínima de 100 metros entre cada furo se não estou enganado. Poços não há distâncias mínimas.

A faia é de crescimento lento (lento comparativamente ao quê? Eucaliptos? Tudo relativo). Mas qualquer coisa de crescimento rápido também requer mais manutenção. Nem sempre é a solução ideal. Se quer rapidez a Tília efectivamente pode ser mais rápida, sem entrar no ramo das exóticas e infestantes.

Faça uma mini floresta Miyawaki com acer, tilia, carvalho, faia, etc. Há tanta abordagem e possibilidade. Tudo uma questão de gosto pessoal.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Colocado por: Kokas037prende-se em saber que tipo de árvores deva plantar
    árvores autoctones até por uma questão de sustentabilidade.. e se possível árvores que sejamjá raras ou em declinio.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  6.  # 6

Colocado por: Kokas037Existe uma distância mínima de 100 metros entre cada furo se não estou enganado. Poços não há distâncias mínimas.

Que ninguem cumpre nem quer saber... la na aldeia num raio de 100m e provavel que existam uns 6 ou 7 furos lol. Quem e que controla isso? Por acaso desconhecia por completo a regra.

Colocado por: Nostradamussugeria cerejeiras

Adoro cerejas, mas la na aldeia so as cerejeiras antigas e que dao. Mais ninguem tem cereja de plantacoes recentes de cerejeira (ultimos 20 anos). E uma coisa estranha ate.
    Arvores que vejo muita gente aqui a ter em Viseu e dar que se fartam sao figueiras (tanto pingo de mel como caralheto) e citrinos (limoes, tangerinas e laranjas).

Colocado por: Kokas037Nota: O Terreno é na zona Centro, Interior de Portugal (Viseu).

Viseu municipio? Tem que abrir topico para partilhar experiencias! Quem e o empreiteiro?
  7.  # 7

Colocado por: dmanteigasQue ninguem cumpre nem quer saber... la na aldeia num raio de 100m e provavel que existam uns 6 ou 7 furos lol

Ninguém controla se ninguém denunciar. Se foi feito recentemente, uma denuncia à APA pode trazer multas à empresa que fez o furo assim como ao proprietário. Também há muito furo feito numa altura que não era preciso licença, mas esses não vão tão fundo como os mais recentes.

Colocado por: dmanteigasmas la na aldeia so as cerejeiras antigas e que dao

Ainda esta semana comentei com o meu pai que a única cerejeira em flor na aldeia é uma muito antiga. As plantadas recentemente só estão a ocupar espaço.

Atenção que muitas variedades são auto-estéreis, precisam de variedades diferentes para polinizar, tal como muitas ameixoeiras e amendoeiras.

Colocado por: dmanteigasfigueiras

Se há árvore que faz lixo com fartura é a figueira.

No verão os figos caem para o chão, e atrai imensas vespas, formigas e outra bicharada. A mim pessoalmente não me faz confusão, mas para os mais pequenos pode ser perigoso.

Depois no outono é as folhas que parecem couves a cair para o chão. Há árvores com folhas secas bonitas como os carvalhos. Agora figueiras, não obrigado. Não mesmo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, fabsil
  8.  # 8

Figueiras... só se ficarem bem afastadas da casa. As raizes são uma autêntica praga.

A casa que estou a reabilitar antigamente tinha uma figueira ao lado (cortada faz uns valentes anos), e ainda hoje é o dia em que aparecem rebentos.

Por outro lado, é das árvores de fruto que mais pena me dá não poder ter. Os figos são deliciosos!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Já agora para um jardim pequeno numa moradia e perto de uma piscina que recomendam? Queria colocar algo no lado norte para dar mais algum abrigo de ventos e não queria nada perigoso para crianças e cachorros.

Na urbanização já existem laranjeiras e limoeiros nas partes comuns.
  10.  # 10

Colocado por: NostradamusSe há árvore que faz lixo com fartura é a figueira.

Mas tambem da fruta com fartura, e boa!
    E com uma boa poda, nunca fica grande o suficiente para ser um problema.
    Mas e verdade que muito perto de casa pode dar problemas por causa das abelhas que andam sempre la...

Colocado por: fabsilFigueiras... só se ficarem bem afastadas da casa. As raizes são uma autêntica praga.

Por acaso nao acho... o meu pai tem 2 (pingo de mel) proximo da casa ha mais de 20 anos e nunca teve problemas com raizes de figueiras. O pior e mesmo as abelhas e as folhas no outono.
    Uma arvore que da enormes problemas com raizes e o chorao. Os meus pais tinham um no terraco do apartamento e acabaram a trazer um rebento para plantar no jardim da moradia. Passado 10 anos, as raizes quase iam deitando o muro abaixo e conseguiram estragar uma bomba num poco que ficava em linha reta a 15m de distancia da arvore com as raizes... teve de ser cortado e colocar um quimico potente para conseguir 'matar' aquilo. Portanto ja sabem... choroes esquecam!
  11.  # 11

A que é que chama "chorão"? Salgueiro?
    Para mim chorão são umas suculentas rasteiras.
    •  
      larkhe
    • 9 abril 2025 editado

# 12

Colocado por: ClioIIA que é que chama "chorão"? Salgueiro?
    Para mim chorão são umas suculentas rasteiras.

Sim é um Salgueiro Chorão, os meus pais tem um com 50 anos veio dos antigos jardins do mosteiro de Alcobaça , é lindo, mas larga muita folha e pinga os carros todos

as raizes tb vao a todo lado , se for est a arvore veja a qualidade alguns em vez de chorarem ( ramos a cair) berram( ramos arrebitados ) estes não tem jeito nenhum
  12.  # 13

Colocado por: ClioIIA que é que chama "chorão"? Salgueiro?

Exatamente.
    Estas:
    https://images.tcdn.com.br/img/img_prod/350075/muda_de_salgueiro_chorao_feita_por_estaca_12827_1_20220412114305.jpg

Sao lindas quando bem tratadas... mas com os problemas mencionados
  13.  # 14

A ideia que tenho é que essas árvores, salgueiro, adoram água e dão-se muito bem junto de ribeiros e regatos.

Onde não há muita água elas escavam até encontrar tanta que precisem.

Provavelmente a razão de começarem a invadir as casas.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  14.  # 15

Colocado por: ClioIIA ideia que tenho é que essas árvores, salgueiro, adoram água e dão-se muito bem junto de ribeiros e regatos.

Ou neste caso, um nascente de agua debaixo da casa :D
  15.  # 16

Plante jacarandás, vai agradar ao pessoal de Lisboa.
  16.  # 17

Colocado por: rjmsilvavai agradar ao pessoal de Lisboa.

E a mim também, acho o jacarandá uma árvore lindíssima.
  17.  # 18

Colocado por: rjmsilvaPlante jacarandás

Ou então Olaias (Cercis siliquastrum) para se manter dentro das espécies autóctones.
  18.  # 19

Obrigado a todos pela vossa colaboração... estive aqui a fazer 1 apanhado, e pretendo plantar o seguinte:

• Carvalho (Negral, Português…)
    • Loureiro
    • Acer
    • Medronheiro
    • Tilia
    • Pessegueiros
    • Pereiras
    • Nespereira
    • Kiwi
    • Figueira
    • Cerejeiras
    • Romãzeiras
    • Ameixoeiras
    • Maracujazeiro
    • Limoeiros
    • Nogueiras
    • Castanheiros

Depois, tenho que ver as quantidades que poderei plantar, tendo em conta o espaço, e também a questão das árvores de fruto polinizadas...

Agora numa fase inicial, pretendia plantar as que necessitam de menos água... pelo menos enquanto não resolver a questão do furo/poço! Das árvores que indiquei, têm ideia das que necessitam de menos água?

Obrigado!
  19.  # 20

Colocado por: Kokas037• Carvalho (Negral, Português…)
    • Loureiro
    • Acer
    • Medronheiro
    • Tilia

Loureiros? Não obrigado. Não há forma de os erradicar de um canto do meu terreno. sempre a arrebentar. Os pássaros também não ajudam porque é uma zona com muitos no estado selvagem.

O carvalho mais típico dessas beiras é o negral (Quercus pyrenaica). O português (Quercus faginea) é mais visto da região litoral centro-sul. Pode optar na mesma, mas é só mesmo para chamar a atenção que tal como os sobreiros, pode definhar um bocado por causa dos invernos mais frios. Mas há de se desenvolver.

Colocado por: Kokas037Agora numa fase inicial, pretendia plantar as que necessitam de menos água... pelo menos enquanto não resolver a questão do furo/poço! Das árvores que indiquei, têm ideia das que necessitam de menos água?

Qualquer dessas árvores vai precisar sempre de rega nos primeiros 3 anos de plantio, durante o período de calor. Além disso, já vai tarde para plantar árvores este ano, ainda por mais se não tem rega disponivel.

Por isso faça lá o furo e resolva esse problema enquanto não é um problema.

0.0196 seg. NEW