Colocado por: Kokas037Como a minha prioridade para investir o dinheiro nesta fase é na casa, fazer 1 furo ou abrir 1 poço, neste momento está fora de questão (Talvez daqui a 4 ou 5 anos), por isso irei usar apenas a água da “rede” nestes próximos anos.
Colocado por: Nostradamus
Faz mal.
Porque é preferível andarem lá agora com as maquinas a abrir e a lavrar, enquanto tem a terra limpa, que mais tarde quando tiver a casa feita, com o jardim a compor-se.
E mesmo que tenha uma passagem independente, se entretanto um vizinho nas mediações fizer um furo, depois você não poderá fazer furo.
Em relação às árvores isso vai do gosto pessoal. Zona de Viseu assim à cabeça, por causa das horas de frio no inverno, sugeria cerejeiras e castanheiros. Carvalhos é sempre uma aposta segura e valorizante, se tiver disposto a esperar décadas.
Faias são absolutamente divinais no outono, e tenho pena de não se adaptarem bem ao clima do litoral centro. Em Viseu devem adaptar-se bem. Se tiver mesmo muitos m², pode sempre plantar umas quantas para um mini bosque.
De resto é as do costume, macieiras, pereiras, etc. Agora se não tiver experiência, vá com calma e não plante tudo de uma vez nem compre com a "tesão do momento". Com o levantamento topográfico faça um plano com cabeça e separe por zonas e tenha atenção onde mete as espécies de folha caduca e permanente para jogar com sombreamento da casa.
Colocado por: Kokas037prende-se em saber que tipo de árvores deva plantarárvores autoctones até por uma questão de sustentabilidade.. e se possível árvores que sejamjá raras ou em declinio.
Colocado por: Kokas037Existe uma distância mínima de 100 metros entre cada furo se não estou enganado. Poços não há distâncias mínimas.
Colocado por: Nostradamussugeria cerejeiras
Colocado por: Kokas037Nota: O Terreno é na zona Centro, Interior de Portugal (Viseu).
Colocado por: dmanteigasQue ninguem cumpre nem quer saber... la na aldeia num raio de 100m e provavel que existam uns 6 ou 7 furos lol
Colocado por: dmanteigasmas la na aldeia so as cerejeiras antigas e que dao
Colocado por: dmanteigasfigueiras
Colocado por: NostradamusSe há árvore que faz lixo com fartura é a figueira.
Colocado por: fabsilFigueiras... só se ficarem bem afastadas da casa. As raizes são uma autêntica praga.
Colocado por: ClioIIA que é que chama "chorão"? Salgueiro?
Para mim chorão são umas suculentas rasteiras.
Colocado por: ClioIIA que é que chama "chorão"? Salgueiro?
Colocado por: ClioIIA ideia que tenho é que essas árvores, salgueiro, adoram água e dão-se muito bem junto de ribeiros e regatos.
Colocado por: rjmsilvavai agradar ao pessoal de Lisboa.
Colocado por: rjmsilvaPlante jacarandás
Colocado por: Kokas037• Carvalho (Negral, Português…)
• Loureiro
• Acer
• Medronheiro
• Tilia
Colocado por: Kokas037Agora numa fase inicial, pretendia plantar as que necessitam de menos água... pelo menos enquanto não resolver a questão do furo/poço! Das árvores que indiquei, têm ideia das que necessitam de menos água?