Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Nostradamus

    Loureiros? Não obrigado. Não há forma de os erradicar de um canto do meu terreno. sempre a arrebentar. Os pássaros também não ajudam porque é uma zona com muitos no estado selvagem.

    O carvalho mais típico dessas beiras é o negral (Quercus pyrenaica). O português (Quercus faginea) é mais visto da região litoral centro-sul. Pode optar na mesma, mas é só mesmo para chamar a atenção que tal como os sobreiros, pode definhar um bocado por causa dos invernos mais frios. Mas há de se desenvolver.



    Qualquer dessas árvores vai precisar sempre de rega nos primeiros 3 anos de plantio, durante o período de calor. Além disso, já vai tarde para plantar árvores este ano, ainda por mais se não tem rega disponivel.

    Por isso faça lá o furo e resolva esse problema enquanto não é um problema.


    Igual aqui. Tenho um muro em pedra, e o gajo do loureiro está sempre a rebentar por lá. Isto de uma árvore que foi cortada há mais de 10 anos.
  2.  # 2

    E eu que plantei uns 3 ou 4 no meu terreno. Espero não me arrepender mas também será na zona de floresta portanto a intenção é que eles lá estejam felizes da vida e num estado mais "selvagem" :)
  3.  # 3

    Colocado por: tgferreiraE eu que plantei uns 3 ou 4 no meu terreno. Espero não me arrepender mas também será na zona de floresta portanto a intenção é que eles lá estejam felizes da vida e num estado mais "selvagem" :)


    O bom nisto tudo é que aqui por casa gastamos loureiro nos temperos. Pelo menos, um ranco ou outro dá sempre jeito. :)
    Concordam com este comentário: tgferreira
  4.  # 4

    Viva! Pois, no meu caso só irei plantar 1 Loureiro, e muito por causa também da tal situação do tempero, pois é muito usado aqui por casa! Não imaginava que fosse assim tão complicado de "acabar com a raça dele" de um terreno ! :)
  5.  # 5

    Aroeira também é uma árvore lindíssima e vêm-se muito em espaços públicos, portanto talvez não seja muito exigente em cuidados.
    • donn
    • 13 abril 2025 editado

     # 6

    Aroeira pode ser várias taxa, possivelmente refere a Schinus terebinthifolia. Considerada invasora em alguns partes do mundo. Problema pode ser menos em Portugal, o Algarve onde é comum, é seco demais, e lá em Viseu será frio demais.

    Aroeira também é Pistacia lentiscus, que ocorre naturalmente no meu terreno e eu adicionalmente plantei várias. Porém, mais arbusto que árvore. Quando jardineiro visitou e viu estas na floresta, julgou que eram Schinus, que ele entende espécie atualmente invasora aqui, mas era enganado no questão primeira (são Pistacia), possivelmente também segunda.

    Plantei umas ginjeiras, que talvéz não sejam bem adaptadas a nossa clima aqui, mas vamos ver. Cerejas podemos comprar a todo lado, ginja encontramos raramente e o sumo vende muito caro. Se uma vez comer tarte de ginja, não vai esquecer.
  6.  # 7

    Vou aproveitar o post para colocar as minhas dúvidas.

    Segundo o regulamento do loteamento onde estou a construir, tenho de plantar 4 árvores. Num lote que não chega aos 500m2 acho um exagero, mas enfim... é o que tenho de cumprir.

    Claro que não quero ocupar demasiado espaço na plantação das árvores num terreno tão reduzido, daí pensar em árvores de fruto, normalmente mais pequenas, podando-as, evidentemente.

    O lote é no concelho de Sesimbra, a uns 700m do mar, com solo de areia, circunstâncias que julgo que condicionam a escolha das plantas.

    Ao mesmo tempo, como a vedação para a via pública não pode ter mais do que 40cm de alvenaria e 80cm de painel/grades, num total de 1,2m, estou também a pensar em plantar arbustos que ajudem a criar alguma privacidade, crescendo acima desse limite.
    Também preciso de ajuda para a escolha desses arbustos, tendo em vista o tipo de solo e a proximidade do mar: melaleuca? photinia?

    Alguma sugestão?

    Obrigado
  7.  # 8

    Arbustos: medronheiros, loendros, lentiscos, murtas,

    árvores: alfarrobeira (pouca gente usa mas faz uma bela árvore ornamental e resistente à salinidade); pinheiro manso (o clássico, a plantar a 15m da casa/muros se possivel); sobreiro (nobre e premium a longo prazo); carvalhos ou as banais oliveiras que são fazeis de podar e controlar o crescimento.

    Tenha em atenção a escolha das árvores em função do tipo de folha caduca/perene e a sombra que pode eventualmente fazer na casa.

    Perca uma manhã e veja nos viveiros as espécies. Também há espécies "exóticas" que funcionam bem no nosso clima, se for o caso use com mais ponderação.
    Concordam com este comentário: donn
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  8.  # 9

    Colocado por: NostradamusArbustos: medronheiros, loendros, lentiscos, murtas,

    árvores: alfarrobeira (pouca gente usa mas faz uma bela árvore ornamental e resistente à salinidade); pinheiro manso (o clássico, a plantar a 15m da casa/muros se possivel); sobreiro (nobre e premium a longo prazo); carvalhos ou as banais oliveiras que são fazeis de podar e controlar o crescimento.

    Tenha em atenção a escolha das árvores em função do tipo de folha caduca/perene e a sombra que pode eventualmente fazer na casa.

    Perca uma manhã e veja nos viveiros as espécies. Também há espécies "exóticas" que funcionam bem no nosso clima, se for o caso use com mais ponderação.
    Concordam com este comentário:donn
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jmalmeida


    Obrigado, Nostradamus,

    A alfarrobeira, na verdade não me tinha lembrado, mas parece ser uma boa ideia. O pinheiro manso gosto muito, mas não tenho espaço para os afastamentos, o lote é muito pequeno. Uma oliveira já está na lista, vou tentar escolher uma mais apropriada ao aproveitamento das azeitonas para curtimento e consumo. Larajeira e limoeiro serão opções em terrenos de areia e perto do mar?

    Os medronheiros, murtas e lentiscos agradaram (o loendro é muito bonito, mas preocupa a toxicidade, e como irão haver crianças a circular, prefiro evitar). Acham que poderá haver um mix de duas ou até mesmo três plantas destas na criação da sebe, ou será melhor uma sebe uniforme?

    Obrigado
  9.  # 10

    Colocado por: jmalmeidaAcham que poderá haver um mix de duas ou até mesmo três plantas destas na criação da sebe, ou será melhor uma sebe uniforme?


    Idealmente, as sebes devem ser compostos por varias espécies diferentes por uma questão de controlo de pragas e de estimulação de crescimento devido à competição de crescimento entre espécies.

    2 ou 3 espécies diferentes com arranjo estilo código Mega-Drive: ABCBABCBA ou ABC-ABC ou ABABABA- ETC a escolha é sua

    Limoreiros são tipicamente cultivados na Sardenha em encostas banhadas pela salinidade. Em Kochi no Japão também. Não terá problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
 
0.0136 seg. NEW