Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: 4por12500 euros ???? isso dará para comprar um tesla daqui a um ano....

Até compra por menos. Tudo depende do que anda à procura.
    a
    •  
      larkhe
    • 5 maio 2026 editado
    Colocado por: Dias12

Circula muito pela A1?

Sim fazia Coimbra Lisboa Coimbra pelo menos uma vez por semana nos ultimos 20 anos , mas no Audi que tive e na Skoda em 700k parti 1 parabrises em cada( tive outros problemas), neste em 175k ja estamos assim, mas sim grande parte deles partiram se na A1 :( curiosamente na zona de Fatima.

Agora vivo permanentemente em Coimbra só vou a Lisboa em turismo mesmo assim o ultimo ja foi por aqui.

Colocado por: mafgodApenas para o vidro (com a colocação) ou também as afinações para as câmaras/LIFAR/sensores?

Tudo claro, mas ng lhe monta o parabrises sem afinar os riscos são altos....
  2. Colocado por: larkheTudo claro, mas ng lhe monta o parabrises sem afinar os riscos são altos....
    ok, aumentei para 2500€, tinha 1500€ creio, no kauai, na volta o valor anterior era suficiente.
  3. Como disse há uns posts atrás, daqui a uma semana vou buscar o meu primeiro carro elétrico.

Vou precisar também de fazer alterações à instalação elétrica do prédio.

Como é num condomínio, vou precisar de termos de responsabilidade.

Alguém aqui de Aveiro ou arredores que tenha contacto de um bom profissional do ramo?
  4. Colocado por: larkhemas sim grande parte deles partiram se na A1 :( curiosamente na zona de Fatima.

Um colega meu que mora em Mira e vem para Lisboa quase todos os dias numa peugeut partner já vai no 5º vidro em 5 anos e agora "partiu-me" o do kauai.
    Há muitas pedreiras nessa zona e muitos camiões a transportar britas e pedra para sul. Pode ser a razão de tal fatalidade.
    •  
      larkhe
    • 5 maio 2026 editado
    Colocado por: ClioIIComo disse há uns posts atrás, daqui a uma semana vou buscar o meu primeiro carro elétrico.

Vou precisar também de fazer alterações àinstalação elétrica do prédio.

Como é num condomínio, vouprecisar de termos de responsabilidade.

Alguém aqui de Aveiro ou arredores que tenhacontacto de um bom profissionaldo ramo?

Eng electrotecnico que possa assumir a responsabilidade? ou empresa que monte? mesmo Aveiro ou pode ser arredores?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  5. Colocado por: larkhe

Eng electrotecnico que possa assumir a responsabilidade? ou empresa que monte? mesmo Aveiro ou pode ser arredores?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII

A montagem elétrica posso ser eu a fazer (tenho conhecimentos mais do que suficientes para isso), ou então ser uma empresa a montar.
    É uma questão de ver prazos e custos.

Quanto à responsabilidade, precisarei sempre de um responsável: mesmo que seja eu a fazer, preciso que alguém vistorie e assine como está bem feito e seguro como mandam regulamentos e boas práticas. É por causa do condomínio.

O prédio fica mesmo em Aveiro.
    Claro que posso tratar com alguém dos arredores (umas dezenas de kms no máximo).
  6. Colocado por: ClioII

A montagem elétrica posso ser eu a fazer (tenho conhecimentos mais do que suficientes para isso), ou então ser uma empresa a montar.

Quanto à responsabilidade, precisarei sempre de um responsável: mesmo que seja eu a fazer, preciso que alguém vistorie e assine como está bem feito e seguro como mandam regulamentos e boas práticas. É por causa do condomínio.

O prédio fica mesmo em Aveiro.
    Claro que posso tratar com alguém dos arredores (umas dezenas de kms no máximo).

Enviei lhe mensagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    • eu
    • 5 maio 2026
    Colocado por: ClioIIA montagem elétrica posso ser eu a fazer (tenho conhecimentos mais do que suficientes para isso), ou então ser uma empresa a montar.

Com a licenciatura que tem, pode inscrever-se na DGEG e assinar o termo.
  7. Colocado por: eu

Parece simples de mais para ser verdade. :)
    Não exigem inscrição na Ordem dos Engenheiros nem nada?
  8. Colocado por: eu

Conheço alguns eng assim, só com a licenciatura e inscrição na DGE. Mas à dois ou três anos inscreveram-se na ordem pois deixaram de poder fazer o que faziam.
    Portanto julgo que as coisas não estarão assim tão simples. Um deles tinha 64 anos, portanto se o fez foi porque se viu obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  9. Colocado por: ClioII

Parece simples de mais para ser verdade. :)
    Não exigem inscrição na Ordem dos Engenheiros nem nada?

tem de estar inscrito na Ordem para se inscrever na DGEG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  10. Colocado por: larkhe

tem de estar inscrito na Ordem para se inscrever na DGEG
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Já vi que sim, e além das habilitações académicas precisava de ter pelo menos 10 obras de cariz apropriado no CV.

Pois, não vai dar. Não é que me falte conhecimento para planear e executar, mas dura lex, sed lex.
  11. Comprei o mês passado um Tesla model Y estou satisfeito mas vinha de um Classe E de 2024 e o conforto é inferior de resto adoro o Y
  12. Tenho um Y e um leaf40. O leaf é mais confortável e silencioso que o Y, mas prefiro de longe o Y :)
  13. Colocado por: Mario CordeiroComprei o mês passado um Tesla model Y estou satisfeito mas vinha de um Classe E de 2024 e o conforto é inferior de resto adoro o Y

Partilho o mesmo feeling. No meu caso era um Classe C de 2020 PHEV.
    Mas o Model Y ganha no pacote familiar. E na carteira, nem se fala! :D
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  14. Colocado por: Mario CordeiroComprei o mês passado um Tesla model Y estou satisfeito mas vinha de um Classe E de 2024 e o conforto é inferior de resto adoro o Y

Sinto o mesmo, alias partilhei aqui quando comprei o TM3 o ano passado, e não vim de um Mercedes que deve ter um conforto maior, vim de um Renault Megane de 2007 que apesar de um carro "normal" sempre foi muito confortável e conseguia absorver muitas irregularidades das nossas estradas.
    No TM3 a conversa é outra, pior que o TMY que é mais confortável, nota-se mais as nossas "belas e espetaculares" estradas mas ganha-se em "conforto" de condução nas viagens grandes com as ajudas à condução, autopilot e afins.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  15. Colocado por: mafgodleaf40. O leaf é mais confortável e silencioso que o

Por isso é que não me descarto do meu velhinho leaf 24... Zero manutenção, zero problemas, medias de 13 kwh...
    • eu
    • 8 maio 2026
    E como está de autonomia esse Leaf 24 ?
  16. Colocado por: euE como está de autonomia esse Leaf 24 ?

😁 Da para o dia a dia... Em volta de 100kms

0.5420 seg. NEW