Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Bem, não interessa... mandei o que pediram e aproveitei para submeter as certidões de não dívida. Não vale a pena complicar.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  2.  # 442

4 mil euros é dinheiro, mas tbm não é uma fortuna a merecer um grande choradinho. 30 mil ou 40 mil que é o custo da maioria dos eléctricos novos isso sim já é uma pequena fortuna essa sim a gastar num 4 rodas com choro!
  3.  # 443

Bem... relativizando... 4.000€, se o kWh for de 0,10€/kWh (facilmente em vazio poderá ser bem menos) dá uns belos 40.000kWh, que num Model 3, facilmente dará para mais de 300.000km.
    Extrapolando para um IVE poupadinho, é o equivalente a mais de 30.000€, uns 80% do valor do carro....
    Portanto, 4.000€ não é assim tão poucachinho.

E, tendo em conta do valor pago do carro, ainda é mais de 10% do valor!
  4.  # 444

Isto!
  5.  # 445

Só por curiosidade quanto poderá valer +/- um Nissan leaf 2020?

Quais os prós e contras deste modelo.
    Caso alguém tenha alguns quantos km consegue fazer em média?
  6.  # 446

Colocado por: bluthunder82Só por curiosidade quanto poderá valer +/- um Nissan leaf 2020?
    Tenho um Leaf40, com cerca 110.000kms de 2018, 12% degradação, e ainda deve fazer "os mesmos kms" que em novo. Pelo menos é o que o carro indica mas duvido :-)
    Está com uma média de 12,5kWh/100km e tem uma capacidade na casa dos 35kWh, o que tirando 4kWh do 2ª aviso da reserva (onde aparecem os tracinhos), dá 31kWh úteis, o que permite fazer uns 250km até desaparecerem os tracinhos.

Esse de 2020, creio que, se for o de 40kWh, não é exatamente como o meu mas a nível de bateria creio que é a mesma coisa.

Conhecendo o meu carro, não o venderia por menos de 15.000€ :-)

Agora, e conhecendo as limitações e problemas que tem aparecido com o Leaf40 e 60, mesmo que aparecesse um com o estado da bateria do meu, dificilmente daria mais de 10.000€.

Não tendo refrigeração da bateria, a mesma atinge temperaturas altas o que acelera a degradação. Para juntar a isto, e tendo em conta como estão montados os módulos, tem havido imensos casos em que os módulos incham e ao tocarem dão alarme e o carro deixa simplemente de andar. É uma reparação relativamente simples (isolar os módulos) mas nem todas as oficinas fazem. Que eu saiba, a Nissan não faz.
    Há também outro problema em que um ou vários módulos estão mais fracos, o que faz por exemplo, no inicio de uma subida termos uns 60% de bateria e ao puxar pelo carro vermos a percentagem da bateria diminuir até atingir minimos e o carro entrar em modo tartaruga e parar. Depois de uns segundos/minutos voltamos a ter a energia na bateria. Também é um reparação simples, contudo mais dispendiosa já que obriga a trocar os módulos de bateria avariados por outros. Não sei se a Nissan faz.

Resumindo, Leafs são um pouco básicos, tem alguns problemas conhecidos, mas de fácil reparação, ou seja, não obriga forçosamente a troca da bateria toda. Terá de procurar oficinas especializadas mas cada vez há mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  7.  # 447

Pergunta aos electricistas da casa: Numa distância de 4m entre quadro parcial e geral, mais 3m até á Wall Box, cabelagem de 4mm2 será suficiente para correntes até 25A?
  8.  # 448

Colocado por: mafgodTenho um Leaf40, com cerca 110.000kms de 2018,

Este Leaf é de primeira geração ("sapo") ou de segunda?
  9.  # 449

Não sendo eletricista, diria que sim. Penso que 4mm2 daria até 30A, mas como tudo, tem que ser instalado corretamente.
    Concordam com este comentário: mafgod
  10.  # 450

Colocado por: ClioII

Este Leaf é de primeira geração ("sapo") ou de segunda?
    Segunda :-)
    A primeira teve bateria de 24 ou 30kWh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  11.  # 451

A esposa tem um leaf40 e a única queixa até é minha, porque não dura 1 semana inteira entre cargas e tenho que ser eu a meter e tirar da garagem para carregar. Fora isso, parece estar com pequena fuga de gás no AC, o que é um bocado prematuro num sistema que não sofre vibrações nem grandes variações de temperatura como num carro a combustão...
  12.  # 452

Colocado por: pcspinheiroNão sendo eletricista, diria que sim. Penso que 4mm2 daria até 30A, mas como tudo, tem que ser instalado corretamente.
    Concordam com este comentário:mafgod

Sim, para utilizações não muito longas. Fico em duvida é quando envolve várias horas nos 20A/25A.
  13.  # 453

Bem, eu carrego o Tesla a 15A com cabos de 2.5 mm2 e mesmo após muitas horas a fio os cabos estão, quando muito, ligeirmente mornos ao toque. Provavelmente a rondar os 30ºC, embora não tenha termómetro nos dedos :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Participante
  14.  # 454

Podes carregar a 16A :-)
  15.  # 455

Eu sei, é questão mental ficar abaixo do rating da tomada 😅
  16.  # 456

Colocado por: Participantecabelagem de 4mm2 será suficiente para correntes até 25A?
    4mm2 max 20A
  17.  # 457

Colocado por: pcspinheiroparece estar com pequena fuga de gás no AC
    normal nas mangueiras dos ac automotivos, nada que um tapa fugas barato não resolva.
  18.  # 458

.
  19.  # 459

Colocado por: jorgealvesnormal nas mangueiras dos ac automotivos, nada que um tapa fugas barato não resolva.

Aparentemente na Nissan carregaram o gás em falta com um composto fluorescente ao UV para numa próxima tentarem identificar o local da fuga. Estranhamente, não cobraram nada por isso, fiquei muito positivamente surpreendido!

0.0780 seg. NEW