Iniciar sessão ou registar-se
    • Celso1
    • 8 setembro 2025 editado
    Colocado por: carlosj392 mil euros painéis com inversor (não deve ser dos melhores), presumo sem baterias, com montagem presumo..se for assim mesmo sem carro eléctrico não me parece mau negócio.
    Já agora qual é o Tipo e marca de inversor?

Sem querer fazer publicidade, fica aqui apenas um exemplo:

https://www.solarshop.pt/kit-autoconsumo-premium-monofasico-4060w

Certamente haverá outras lojas.
    Juntando a estrutura e demais acessórios, fica perto dos 1800€, sem montagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, NTORION
  1. Carregar VE com excessos, é o mesmo que usar resistência para aquecer depósitos de 500L a 70ºC com excesso solar....é bonús. Só significa que sistemas fotovoltaicos são polivalentes a esse ponto. Por exemplo há penúltimo fim de semana, o meu serviu de rede de carregamento familiar.

O pessoal tem problemas com garantias e durabilidade de equipamentos elétricos, quando: Normalmente têm garantias bem extensas; são extremamente fiáveis quando comparados com qualquer outro equipamento semelhante mecânico/fóssil.

Mas se calhar todo o tecido empresarial devia escolher máquinas a combustão em vez de eletrificar...sei lá, uma CNC a gasolina, um compressor a diesel.....um forno a gás (só tenho 5 fornos » 3x950ºC, 1550ºC, 1000ºC...15, 12, 6, 11 e 11 anos respectivamente, elétricos...é dramática a ausência de avarias. Os elementos nunca mais morrem).
    Concordam com este comentário: ematos
  2. Eu tenho muito excedente, poderia carregar o carro, mas estou a trabalhar e não estou em casa por isso não dá.

Mas quando está muito frio ou calor, tenho os ACs todos ligados desde as 10h e quando não há consumo desligo. Tenho a casa climatizada a custo 0.

Fora as máquinas etc que são colocadas a funcionar dentro desse período.
    Concordam com este comentário: eu, fpacardoso, ematos, bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  3. Colocado por: paulosEu tenho muito excedente, poderia carregar o carro, mas estou a trabalhar e não estou em casa por isso não dá.
    É vender o excedente :-)
  4. Colocado por: mafgodÉ vender o excedente :-)

Ainda não pode a burocracia é terrível. Já foi aprovada legislação para mudar isso mas como todas as mudanças que beneficiam o contribuinte demorammmmm anos.
  5. ??? qual burocracia?

Eu vendo e, a burocracia que tenho atualmente é:
    - nos meses em que não recebo, indicar no site que nada recebi
    - nos meses em que recebo, enviar no site o ficheiro que me enviam
    - declarar no IRS

e já tá. :-)
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  6. A parte que deu mais trabalho foi encontrar uma empresa que me desse o melhor preço :-)
    Ok, e ter a instalação registada devidamente claro.

Depois, abrir atividade nas finanças, assinar o contrato e siga :-)
    Concordam com este comentário: fpacardoso, eu
    • eu
    • 8 setembro 2025 editado
    Colocado por: CarvaiAinda não pode a burocracia é terrível

É facílimo, já vendo há anos, sem qualquer problema.

Pagam é muito mal, no meu caso 5 cêntimos por kwh. Vai dando para pagar a taxa de potência e pouco mais.
    Concordam com este comentário: mafgod
  7. Colocado por: euPagam é muito mal, no meu caso 5 cêntimos por kwh. Vai dando para pagar a taxa de potência e pouco mais.

Mais me valia ter posto fixo.... Pus indexado e tem sido terrivel.... Ultimos dois anos muitos meses a receber uns centimos.
  8. Colocado por: mafgod
    Depois, abrir atividade nas finanças, assinar o contrato e siga :-)

Sabe qual as implicações de um trabalhador por contra de outrem tem a registar-se como ENI?
  9. Até 10.000€ é suposto não ter nenhuma consequência e ser inclusivamente isento de tributação no IRS
    edit: no caso particular de estar registado nas finanças para venda de excedente solar. Não se constitui ENI para esse fim.
  10. No caso de desemprego fica sem subsidio se declarar outros rendimentos. Isso aconteceu numa empresa grande onde trabalhei com funcionários que recebiam comissões de financeiras. Atualmente já não sei como funciona.
  11. Colocado por: ricardoantunes
    É melhor que dinheiro no banco.

Concordam com este comentário:dom123,eu,carlosj39,Bruno.Alves,hangas,spvale

Tem de aprender a investir ao invés de o poupar apenas.
    • eu
    • 8 setembro 2025
    Colocado por: ematosMais me valia ter posto fixo.... Pus indexado e tem sido terrivel.... Ultimos dois anos muitos meses a receber uns centimos.

Eu também cometi esse erro no primeiro ano mas depois mudei para a MEO, que paga um valor fixo.
    • eu
    • 8 setembro 2025
    Colocado por: CarvaiSabe qual as implicações de um trabalhador por contra de outrem tem a registar-se como ENI?

Neste caso concreto de produção fotovoltaica, as implicações são zero. Ou melhor, a declaração de IRS é diferente.
    • eu
    • 8 setembro 2025
    Colocado por: SirruperTem de aprender a investir ao invés de o poupar apenas.

Algum investimento dá 20% de retorno anual sem risco?
  12. Colocado por: eu

Algum investimento dá 20% de retorno anual sem risco?

Investir em paineis FV e comprar VE dá 20% ?
    • eu
    • 8 setembro 2025
    Colocado por: SirruperInvestir em paineis FV e comprar VE dá 20% ?

Nalguns casos até dá mais retorno que 20%, comparado com não ter painéis e andar de carro a combustão.

Tudo depende dos gastos de eletricidade e dos kms percorridos (anualmente).
    Concordam com este comentário: ALCLCF
  13. Colocado por: mafgod- nos meses em que não recebo, indicar no site que nada recebi

Por falar nisso... já me tinha esquecido este mes.

Colocado por: mafgod- nos meses em que recebo, enviar no site o ficheiro que me enviam
    - declarar no IRS

e já tá. :-)

Efetivamente não é um bicho de 7 cabeças, mas ainda assim é um processo "à portuguesa".

Já foi uma melhoria o modelo de auto-faturação.
    Mas porque não estender isso também ao envio do ficheiro SAFT, pelo mesmo agente?

Já para não falar na obrigação de ter que indicar os meses em que não faturou até ao dia 5 de cada mes.
    Já por 2 ou 3 vezes me esqueci de o fazer a tempo.
    Até agora não tive problemas, mas basta a AT ser AT e aplicar uma coima e lá se vai o rendimento de 1 ou 2 anos.

Já no IRS, rendimentos desta ordem nem deviam ser de declaração obrigatória.
    Afinal, até já deixaram de ser nos rendimentos de capitais até 500Eur, porque não neste tipo de rendimentos também.

Nem devia ser preciso abrir atividade para este tipo de rendimentos até determinado montante.
    O registo continuava a ser feito pelo agente agregador ao comunicar as auto-faturações.
    Concordam com este comentário: eu
  14. Colocado por: SirruperInvestir em paineis FV e comprar VE dá 20% ?

Só os painéis já dão isso, ou mais, em muitos casos.
    Uma instalação FV bem dimensionada já se paga em menos de 5 anos.

0.7490 seg. NEW