Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: eu

Eu fui uma das vítimas que acreditou nessa recomendação da Renault: resultado, turbo partido num 1.9 dCi . Para além de dezenas (e não estou a exagerar) de outras avarias.

Mas agora tenho dois carros a diesel (Alemães, uma marca começa por A e a outra por B) a caminho dos 200,000 Kms, que têm sido muito fiáveis. Um deles levou apenas um sensor no DPF e o outro levou uma almofada pneumática da suspensão traseira.

O mal é as pessoas considerarem usar um óleo por 20/30 ou 50k e depois queixam-se que o carro A, b, c teve problemas.
    E o problema não foi apenas de uma marca/grupo
  2. Colocado por: Malaico_EV

Sim, muitos BMW vieram com problemas na corrente/tensores. Problema muito comum e debatido nas motorizações N47.
    Concordam com este comentário:bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39

Sem certeza, mas julgo que os kit da corrente foram melhorados para evitar algumas grandes dores de cabeça.
  3. Colocado por: bluthunder82Degradação de bateria...
    https://pplware.sapo.pt/motores/ha-cinco-marcas-de-carros-eletricos-que-mantem-a-bateria-intacta-apos-tres-anos-de-uso/

E depois há o buffer que muitos donos de VE introduzem nos carros. Só usam 60% da capacidade da bateria.
    • eu
    • 22 novembro 2025 editado
    Colocado por: bluthunder82Degradação de bateria...
    https://pplware.sapo.pt/motores/ha-cinco-marcas-de-carros-eletricos-que-mantem-a-bateria-intacta-apos-tres-anos-de-uso/

Como é que a kia tem um resultado diferente da hyundai, se as baterias são iguais?
  4. Colocado por: pcspinheiroJá alguém comprou as barras de tejadilho da Tesla para o TM3 e/ou tenha comparado com as do AliExpress a 1/3 do preço?

Eu encomendei os suportes de ventosas. Ainda não chegaram, não posso ainda opinar. Mas li bons relatos na net, arrisquei. Como tenho 2 carros e tanto posso levar um como o outro, foi mais um motivo para arriscar. Quando chegarem posso relatar a experiência
  5. Colocado por: Bruno.Alves
    Eu encomendei os suportes de ventosas. Ainda não chegaram, não posso ainda opinar. Mas li bons relatos na net, arrisquei. Como tenho 2 carros e tanto posso levar um como o outro, foi mais um motivo para arriscar. Quando chegarem posso relatar a experiência

Pode por o link sff.
    Este fds tive uma aventura a ir buscar um painel ao Leroy, apesar do carro ser grande e ter imenso espaço e comprimento, raios da boca da mala do TM3 é pequena demais e limita tudo!
  6. Colocado por: callinasAlguém sabe a velocidade de carregamento do Dacia spring ?

Segundo o ev-database, em AC é monofásico até 32A em DC no máximo ~~35kW
    https://ev-database.org/car/2127/Dacia-Spring-Electric-65
  7. Colocado por: fpacardoso
    Pode por o link sff.
    Este fds tive uma aventura a ir buscar um painel ao Leroy, apesar do carro ser grande e ter imenso espaço e comprimento, raios da boca da mala do TM3 é pequena demais e limita tudo!

Eu comprei suportes de bicicleta de ventosas. Não conheço essa solução para "carga". Comprei os Rockbros no aliexpress, aproveitei uma promoção do 11.11 (lá o "black friday" deles) e pronto, arrisquei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso
  8. Mas esses suportes de ventosas (que desconhecia)colocam a carga no vidro? É que as barras agarram em pontos específicos por baixo do vidro e a carga fica, segundo me parece, na estrutura metálica lateral.
  9. Sim, no caso dos carros com vidro panorâmico é no vidro.
    Os mais "famosos" no mundo Tesla são estes
    https://www.greendrive-accessories.com/en/products/896/-roof-racks-roof-rack-for-bicycle-with-suction-cup-for-tesla.html
    Mas existem outras marcas. Os Seasucker também têm excelente reputação, os Rockbros são... os chineses.

Olhem e a olhar para esse site, também têm barras "normais"
    https://www.greendrive-accessories.com/en/products/711/-8371-roof-rack-roof-rack-with-suction-cup-for-tesla.html
  10. Colocado por: Bruno.AlvesSim, no caso dos carros com vidro panorâmico é no vidro.
    Os mais "famosos" no mundo Tesla são estes
    https://www.greendrive-accessories.com/en/products/896/-roof-racks-roof-rack-for-bicycle-with-suction-cup-for-tesla.html
    Mas existem outras marcas. Os Seasucker também têm excelente reputação, os Rockbros são... os chineses.

Olhem e a olhar para esse site, também têm barras "normais"
    https://www.greendrive-accessories.com/en/products/711/-8371-roof-rack-roof-rack-with-suction-cup-for-tesla.html
    Duvido que isso seja legal cá em PT.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  11. Colocado por: BelhinhoDuvido que isso seja legal cá em PT.

A Decathlon vende e refere ter marcação CE (sendo Rockbros deve ser China Export 🤣🤣🤣)
    https://www.decathlon.pt/p/mp/suporte-de-bicicleta-de-carro-com-ventosa-preta-p-1-bicicleta-nao-e-bike/fd9e2646-9525-459e-9646-d1f922037ca6/c1

Tive aqui uma conversita rápida com a IA e a conclusão é que quer em termos de fiscalização pelas autoridades, quer para efeitos de seguro, não há diferenças entre estes suportes e os tradicionais. Vale o que vale.
  12. Pessoal, não me levem a mal, mas sou só eu a achar uma péssima ideia os suportes de ventosas num tejadilho de um automóvel de passageiros?

Por mim isso era proibidíssimo! Não só pelas ventosas em si, mas também pelo processo de preparação de superfície que as mesmas exigem, e que não confio que todos se preocupem em fazer...

Desejo boa sorte a todos os que usarem estes suportes, e a todos os outros que os rodeiam na estrada...
    Concordam com este comentário: ClioII, eu, bluthunder82, Paramonte
  13. Quem não punha bicicletas presas por ventosas num carro era eu...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, Belhinho, ALCLCF, eu, Paramonte
  14. É a reação normal, também não seria a minha primeira opção mas não tenho outra.
    E pelo muito que li antes de decidir avançar, ser mau também é a opinião de quem não tem. Quem tem só fala maravilhas
    (um bocado como os próprios VE 🤣)

Em breve venho deixar uma opinião fundamentada.
  15. Colocado por: Bruno.AlvesÉ a reação normal, também não seria a minha primeira opção mas não tenho outra.
    E pelo muito que li antes de decidir avançar, ser mau também é a opinião de quem não tem. Quem tem só fala maravilhas
    (um bocado como os próprios VE 🤣)

Em breve venho deixar uma opinião fundamentada.
    Sabe o que lhe vai responder o seu seguro se as suas bicicletas caírem em cima do foci...de quem vai atrás? Sabe nas que se está a meter?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, Paramonte
  16. Colocado por: Bruno.AlvesE pelo muito que li antes de decidir avançar, ser mau também é a opinião de quem não tem. Quem tem só fala maravilhas

Também já ouvi que as ventosas fazem muita força e não saem nem por nada.
    Só acho que o peso em cima do vidro, sem ser uma zona de suporte, pode fragilizar.
  17. Colocado por: BelhinhoSabe o que lhe vai responder o seu seguro se as suas bicicletas caírem em cima do foci...de quem vai atrás? Sabe nas que se está a meter?

Como lhe disse acima, a IA diz que não há nenhuma diferença para os suportes tradicionais. Relatos de bicicletas que voaram de suportes tradicionais também há.

Colocado por: fpacardosoTambém já ouvi que as ventosas fazem muita força e não saem nem por nada.

Julgo que são as Seasucker que dizem que cada ventosa suporta sozinha mais de 90kg e o limite de peso da bicicleta é 20kg. Também li relatos de alguém que foi verificar as ventosas numa paragem e verificou 1 "solta". Nenhum problema porque as restantes seguraram.

Colocado por: fpacardosoSó acho que o peso em cima do vidro, sem ser uma zona de suporte, pode fragilizar.

Do que li o vidro até é melhor do que a chapa por garantir um contacto melhor/ser mais liso. A área da ventosa garante que a força não é aplicada num ponto. Acho que não será por aí o problema. Do que li, acaba por ser mais crítico em carros de "chapa fina" porque o tejadilho deforma-se ligeiramente.

Como é óbvio, quando o suporte chegar vou fazer um "teste offline" 😁 a ver se as ventosas se aguentam, sem a bicicleta em cima. E depois vou andar cheio de medo como os outros, até (correndo bem) eventualmente confiar.

Estamos muito off-topic, já encomendei por isso pelo menos vou experimentar, há imensos relatos de pessoas a usar estes suportes em viagens longas e muito pânico de quem não os usa. Voltemos aos VE.
  18. Depois de ler mais sobre este assunto e de ver opiniões de utilizadores (nem sequer dos de ventosas, mas sim dos "normais"), acho que a escolha será: nenhum deles. Um dia meto um kit de reboque e levo as bicicletas atrás. Sim, fica bastante mais caro à cabeça, mas se um vidro partir por causa do uso dessas soluções, estou mesmo a ver as seguradoras a saltarem fora de pagar a substituição...

E do modo como os suportes encaixam, mesmo os feitos para o sítio do fabricante, é fácil de ver que um pouco de aperto a mais, e o vidro pode partir; um pouco a menos e o conjunto pode mover-se ligeiramente (sobretudo com 2 bicicletas a "puxar" lateralmente nas curvas) e o vidro pode partir.

Já tive o desgosto de trocar o para-brisa no carro com apenas 4 meses, mas felizmente o seguro cobriu, senão eram mais de 1500€...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio

0.0371 seg. NEW