Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Continuação desta discussão.
  2.  # 2

Faço melhor, veículos com 3 anos a combustão com desvalorizações mais elevadas:

Preço em Novo na versão Allure: €35.000 (desvalorização >50%)

Preço em novo na versão base: €20.000 (Desvalorização >45%)

Preço em novo na versão base: €40.000 (Desvalorização >40%)

E exemplos destes não faltam e não é só exclusivo dos carros elétricos. Portanto os seus argumentos são válidos quando utilizados em conversas de café sem qualquer rigor ou conhecimento de causa. Aliás até eu já tive desvalorizações de 50% em carros a gasóleo em 4 anos. E se juntar os custos que tive a circular com ele e impostos bem que o que perdi sobe em flecha.... mas nem me quero lembrar disso.

A verdade é que a desvalorização em segunda mão em Portugal é maior PORQUE os carros são mais caros em novos quando comparados lá fora mas isso não é exclusivo dos elétricos.
  3.  # 3

Com a massificação dos elétricos e maior oferta/procura, a tendência natural para os próximos anos será os carros ICE terem cada vez mais maior desvalorização do que os equivalentes elétricos...
    Concordam com este comentário: AiOGajo, fpacardoso, brunoa
  4.  # 4

Colocado por: AiOGajoE exemplos destes não faltam e não é só exclusivo dos carros elétricos e portanto os seus argumentos são utilizados em conversas de café. Aliás até eu já tive desvalorizações de 50% em carros a gasóleo em 4 anos. Se juntar os custos que tive a circular em ele e impostos bem que a desvalorização sobe em flecha.... mas nem me quero lembrar disso.

A verdade é que carros a combustão com o aumento da idade a desvalorização abranda, enquanto nos carros elétricos é o inverso, quanto mais idade mais desvaloriza, imagino como será quando termina a garantia da bateria.

Por exemplo os Teslas M3 de 2019 estão à venda entre 18 e 19 mil euros, quanto era um M3 em 2019? 50 mil euros?
    Se com 6 anos já estão nos 18 mil, imagino quando chegarem aos 10 anos! Vão ser vendidos por 5 mil euros?
  5.  # 5

Ou vão ser conduzidos até à cova, que é,
    à partida, o que tenciono fazer...
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  6.  # 6

E se eu tiver um eletrico durante 15 anos e durante 15 anos poupar 1750€ por ano em combustivel face ao diesel que tb tenho e que já está pago? Poupei mais de 26 mil euros em combustivel. Se comprar um eletrico desse valor, terei andado 15 anos sem meter mudanças e num carro mais silencioso.
    Se por acaso tiver comprar um Dacia Spring ainda terei poupado mais face ao que teria gasto no veiculo diesel (que novo custou 14 mil em 2016).
    O meu ainda só vai em 2 ano e meio, ainda só poupei 4375€. Assim dure ele 15 anos, que só o venderei nessa altura... e se calhar nem o vendo e aproveito mas é a bateria para casa.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  7.  # 7

Colocado por: pcspinheiroOu vão ser conduzidos até à cova, que é,
    à partida, o que tenciono fazer...

Tenho ideia que há carros que aguentam muito bem a bateria e outros nem tanto.

Por exemplo: Teslas ou Zoes têm degradação mínima da bateria (1% ao ano).

Já Leafs (primeira geração = terrível, segunda geração = sofrível) têm degradações com impacto significativo.
  8.  # 8

o TM3 custava 44.000€. Aproximadamente mesmo que o um BMW 320 D.

O BMW mais barato no OLX de 2019 custa 24.000€. Ambos os carros tem mais de 220.000km, ora adivinhe lá, juntando o que gastou com combustível + revisões + IUC, quem fez melhor negócio.

Colocado por: justme
    A verdade é que carros a combustão com o aumento da idade a desvalorização abranda, enquanto nos carros elétricos é o inverso, quanto mais idade mais desvaloriza, imagino como será quando termina a garantia da bateria.

Por exemplo os Teslas M3 de 2019 estão à venda entre 18 e 19 mil euros, quanto era um M3 em 2019? 50 mil euros?
    Se com 6 anos já estão nos 18 mil, imagino quando chegarem aos 10 anos! Vão ser vendidos por 5 mil euros?
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  9.  # 9

Colocado por: ricardoantuneso TM3 custava 44.000€. Aproximadamente mesmo que o um BMW 320 D.

O BMW mais barato no OLX de 2019 custa 24.000€. Ambos os carros tem mais de 220.000km, ora adivinhe lá, juntando o que gastou com combustível + revisões + IUC, quem fez melhor negócio.

Concordam com este comentário:AiOGajo

Sem contar com o facto de o Tesla M3 ter IVA dedutível para empresas e o BMW 320 d não, pelo que é muito provável ter custado €36.000...

Mas o preço dos veículos novos tem muito que se lhe diga sejam eles elétricos ou a combustão porque os valores para particulares SÃO muito mais elevados que para as empresas e estas correspondem a cerca de 70% das vendas de automóveis em Portugal.

Por isso é que não faz nenhum sentido comparar desvalorizações de carros novos com o PV para particulares. A desvalorização faz-se CASO a CASO e só pode ser calculada no momento de venda e mesmo assim é muito relativo porque geralmente dão o carro à troca e "valorizam-no" na compra de outro mais caro para dar um sentimento de bom negócio a quem vende.

Aliás já fui a vários stands que davam valores diferentes para o meu carro pois alterava consoante o carro que escolhesse para troca ou até mesmo se fosse só para vender.

Por isso andar a verificar desvalorizações automóveis é conversa de café e que no fundo é uma desculpa que usam para se sentirem melhor por não terem condições para adquirir um carro novo. Até porque podendo todos nós escolheríamos um carro novo em vez de usado e essa é que é a verdade que dói a engolir e que mostra que os usados são mesmo uma opção de recurso...
  10.  # 10

Colocado por: AiOGajo

Sem contar com o facto de o Tesla M3 ter IVA dedutível para empresas e o BMW 320 d não, pelo que é muito provável ter custado €36.000...

Mas o preço dos veículos novos tem muito que se lhe diga sejam eles elétricos ou a combustão porque os valores para particulares SÃO muito mais elevados que para as empresas e estas correspondem a cerca de 70% das vendas de automóveis em Portugal.

Por isso é que não faz nenhum sentido comparar desvalorizações de carros novos com o PV para particulares. A desvalorização faz-se CASO a CASO e só pode ser calculada no momento de venda e mesmo assim é muito relativo porque geralmente dão o carro à troca e "valorizam-no" na compra de outro mais caro para dar um sentimento de bom negócio a quem vende.

Aliás já fui a vários stands que davam valores diferentes para o meu carro pois alterava consoante o carro que escolhesse para troca ou até mesmo se fosse só para vender.

Por isso andar a verificar desvalorizações automóveis é conversa de café e que no fundo é uma desculpa que usam para se sentirem melhor por não terem condições para adquirir um carro novo. Até porque podendo todos nós escolheríamos um carro novo em vez de usado e essa é que é a verdade que dói a engolir e que mostra que os usados são mesmo uma opção de recurso...

Pois. Eu felizmente sou um dos privilegiados de poderem comprar um carro novo e por opcao nao compro. Comprei 1 novo que ja vai com 14 anos e 310.000kms. Prefiro gastar 10k num usado e o resto investir ou poupar.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  11.  # 11

Colocado por: ricardoantuneso TM3 custava 44.000€. Aproximadamente mesmo que o um BMW 320 D.

Mas sabe quanto é que foi gasto em combustível e manutenções? Eu não sei, por esse motivo não posso afirmar qual foi o melhor negócio.
    Os VE consomem apenas oxigénio para se movimentarem? Sabe se foi carregamentos apenas em casa, ou em postos públicos?
    E a qualidade de materiais do interior desses dois veículos não tem comparação!

Além de que os 24 mil euros do BMW vão estabilizar e desvalorizar cada vez menos, já os 18 mil euros do tesla vão desvalorizar cada vez mais rápido com o avançar dos anos.
  12.  # 12

Colocado por: Sirruper
    Eu felizmente sou um dos privilegiados de poderem comprar um carro novo e por opcao nao compro. Comprei 1 novo que ja vai com 14 anos e 310.000kms.

13.  # 13

Colocado por: justmeAlém de que os 24 mil euros do BMW vão estabilizar e desvalorizar cada vez menos, já os 18 mil euros do tesla vão desvalorizar cada vez mais rápido com o avançar dos anos.

Vai estabilizar?! Só se parar de andar para não gerar custos... hahahaha
  14.  # 14

Colocado por: AiOGajo

Há 14 ja foi um erro. As pessoas vão aprendendo com os erros. Por isso espero que este vá aos 20 anos para tentar compensar o dinheiro perdido.
  15.  # 15

Há 14 ja foi um erro. As pessoas vão aprendendo com os erros. Por isso espero que este vá aos 20 anos para tentar compensar o dinheiro perdido.

Porque diz que foi um erro?
  16.  # 16

Colocado por: bluthunder82

Porque diz que foi um erro?

Comprei pq precisava de um carro grande com mala grande.
    Se fosse hoje tinha poupado 13k. Metade do que me custou o caŕro novo.
  17.  # 17

Porque não €5000 para o carro e €35000 para investir? E porque não €1000 para o carro e €39000 para investir? E porque não €500 para o carro e €39500 para investir??

Lá está, tirando os custos você é, tal e qual como eu referi: prefere carro novo do que usado e é tudo um problema restrições orçamentais.

O resto são desculpas...
  18.  # 18

Bem, voltando aos eléctricos mesmo, hoje nas voltinhas de regresso a casa vi consumos médios nos últimos 15km de menos de 60 kWh/100 km, e autonomia estimada de 868 km com 85% de bateria :-)) Claro que a média real de mais longo prazo dos 150 km dá cerca de 100 kWh/ 100 km, mas mesmo assim uma autonomia estimada de ~470 km com os tais 85% de bateria, ou cerca de 550 km com a bateria cheia.
  19.  # 19

Cruzes... O meu desde que ando com o pé muito pesado anda com médias de 13kwh/100km.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  20.  # 20

.

0.0267 seg. NEW