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  1.  # 1

    Incrivel. Este Elen Musk nunca quis clientes. Apenas quer vender carros.
    Cheira-me que muitos vão ter dores de cabeça.
    https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-acusada-de-alterar-conta-quilometros-dos-carros-eletricos-para-fugir-as-garantias/
  2.  # 2

    Colocado por: manelvcpagar +1500€ +- para saltar de um Standard range para o Dual motor vale a pena? 2019
    é bastante mais peso a carregar de um lado para o outro,
    por outro lado vai ter mais valor numa eventual retoma/venda futura, mais segurança, maior autonomia e provavelmente maior duração do motor/bateria

    Para uma diferença tão curta, parece um bom negócio. A nível de manutenção não tenho ideia se fica mais caro e quanto ficaria (talvez maior desgaste de pneu?).

    Mas atenção, nem tudo o que reluz é ouro. Inspecione bem se a diferença de +1500€ é apenas na motorização.
    Também andava à procura de modelos de 2019 (para importar) e deparei-me com este caso:
    a
    b
  3.  # 3

    Mas ainda ligam ao que a pplware publica sobre a Tesla?!
    Concordam com este comentário: fpacardoso, Belhinho
  4.  # 4

    A barreira que é preciso derrubar:

    https://cnnportugal.iol.pt/amp/carros-eletricos/carregamentos/carregar-um-carro-eletrico-esta-cada-vez-mais-caro-a-rede-esta-aflita-e-ate-ja-o-gasoleo-por-vezes-compensa/20250420/67c1b676d34ef72ee442e1e7

    A aparente complexidade e opacidade nos carregamentos na rede pública.

    Seja real, ou apenas percebida, é uma barreira que existe.
  5.  # 5

    Colocado por: paulo.gOlá boa tarde a todos,

    Correndo o risco de estar a mencionar marcas erradas :) volto a colocar esta questão aqui aos especialistas do fórum:

    Mercedes A250e híbrido vs Volvo EX30. Opiniões?

    Detalhando melhor o meu contexto. Tenho um carro a diesel com 17 anos e estou a avaliar a sua substituição. O carro faz cerca de 50-60km por semana nas viagens curtas mais 2-3 viagens por mês para fora da zona urbana de 150 - 300 km cada. Actualmente não tenho forma de carregar em casa (só daqui a 2-3 anos se tudo correr bem). Não sei se é muito complicado carregar sempre fora de casa neste cenário.

    A minha dúvida é se vou já para EV ou se opto por um PHEV, mesmo concordando que esta última solução é uma "aberração", não deixa de ser do ponto e vista prático uma opção a considerar.

    Já agora e por último, no intervalo 35-45k quais seriam as vossas recomendações?

    Obrigado

    Tenho um A250e Limousine e não podia estar mais satisfeito! O Volvo não conheço, mas diria que não são comparáveis, penso serem de segmentos diferentes.

    Já o disse lá mais para trás e continuo com a mesma opinião, PHEV é o melhor dos dois mundos. Durante a semana faço cerca de 50kms/dia e ando 100% elétrico, ao fim de semana com frequência faço 600/700 kms e o motor híbrido a gasolina permite autonomia e baixo consumo. Ja tive um BEV com uma autonomia considerável (VW ID 4) e era sempre um stress nos fins de semana, a precisar planear bem as deslocações para fazer as cargas no destino para não ter problemas.

    Custos de manutenção… gasto basicamente o mesmo que em qualquer outro carro que tive anteriormente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  6.  # 6

    Colocado por: hangas

    É uma questão completamente diferente. Não é martelar km, mas sim contabilizar os KM de propositadamente mais curtos que na realidade.

    É preciso ler para além do titulo das noticias do "TupperWare". O que a queixa diz é que o carro parece registar 20-30% mais km dos que os efetivamente percorridos.

    É muito diferente de um terceiro retirar KMs já percorridos ao carro.

    Mas ainda assim, para o fabricante seria fácil e possível "martelar" os Km da forma convencional, isto porque controlam a copia online dos mesmo, obviamente.


    Esta contabilidade dinâmica pode fazer sentido em alguns casos, mas não neste da Tesla certamente.
    Os BMW desde os anos 90 usam uma contabilidade de Km, dinâmica, e para efeitos de revisões com base em parâmetros do motor.
    Basicamente calculam um multiplicador de acordo com o "calculated load" dado pela centralina, que basicamente depende do regime do motor.

    E nesses cálculos, 100Km contabilizados a um regime standard, contavam como 100, mas se fosse num regime de load mais elevado, havia um multiplicador até 1.5x.
    Ou seja.. se andasse sempre com uma condução agressiva, reduzia o intervalo entre revisões potencialmente até 50%.

    Mas claro, o odometro do painel, iria contabilizar a distancia percorrida normal.


    Hangas, eu nunca disse que o problema era ou deixava de ser alterar os km de um carro, mas sim que tudo o que seja eléctrico é possível hackear, pode ser mais difícil ou menos difícil.
    Ao contrário de muitos, eu li a notícia completa.

    Isso que fala dos BMW, e outros carros pode até fazer sentido, mas em carros eléctricos não faz, pois num carro a combustão pode ter o óleo que se degrada por andar num regime muito alto e um carro eléctrico não tem esse problema. Pode dizer que possivelmente se vai degradar a bateria mais depressa que o habitual se andar a ritmos mais comedidos, agora uma marca andar aduterar os km para que os carros cheguem mais depressa a uma kilometragem para que o veículo deixe de ter garantia é deveras preocupante e não falo por ser um carro da Tesla ou não, pois condeno qualquer marca que faça isto ou qualquer outra coisa que prejudique o proprietário independente de ser um carro eléctrico ou a combustão.
  7.  # 7

    Se não é indiscrição comprou esse Mercedes cá ou lá fora?

    Em híbrido a ideia que tenho é que os melhores (na relação custo qualidade)são da Toyota.

    Colocado por: Jorge_Gonçalves
    Tenho um A250e Limousine e não podia estar mais satisfeito! O Volvo não conheço, mas diria que não são comparáveis, penso serem de segmentos diferentes.

    Já o disse lá mais para trás e continuo com a mesma opinião, PHEV é o melhor dos dois mundos. Durante a semana faço cerca de 50kms/dia e ando 100% elétrico, ao fim de semana com frequência faço 600/700 kms e o motor híbrido a gasolina permite autonomia e baixo consumo. Ja tive um BEV com uma autonomia considerável (VW ID 4) e era sempre um stress nos fins de semana, a precisar planear bem as deslocações para fazer as cargas no destino para não ter problemas.

    Custos de manutenção… gasto basicamente o mesmo que em qualquer outro carro que tive anteriormente.
  8.  # 8

    Colocado por: carlosj39Se não é indiscrição comprou esse Mercedes cá ou lá fora?

    Em híbrido a ideia que tenho é que os melhores (na relação custo qualidade)são da Toyota.

    Fui buscar à Alemanha, comprei diretamente a um concessionário oficial Mercedes e depois legalizei por conta própria ao chegar a Portugal.
    Este carro é híbrido plug in, escolhi este porque já tinha tido anteriormente outros Mercedes (diesel) e sempre gostei do conforto e fiabilidade deles, por isso, foi a escolha natural. Não conheço os Toyota para poder comparar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  9.  # 9

    Tenho o a250e desde o início de 2020 e zero problemas, as revisões na marca é que subiram para o dobro do preço, vai agora fazer fora da marca
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, Jorge_Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  10.  # 10

    Colocado por: SirruperIncrivel. Este Elen Musk nunca quis clientes. Apenas quer vender carros.
    Cheira-me que muitos vão ter dores de cabeça.
    https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-acusada-de-alterar-conta-quilometros-dos-carros-eletricos-para-fugir-as-garantias/

    Incrível é sequer usar o tupperware como fonte de qualquer coisa que se pretenda credível e não receita de cliques (aparentemente resulta porque continuam a partilhar e republicar).
    Incrível é achar-se que o "conta km" dos Tesla não é tão aferido e certificado como outro qualquer.
    Incrível é ter tanto desdém pela marca e pelos VE no geral, que se presta vez sim vez também a este ridículo.

    Se o dieselgate fosse um electricgate, e uma marca de elétricos continuasse a ser a marca mais vendida do mundo, esta malta tinha um fanico.
    Não é fácil...
    Concordam com este comentário: mafgod
  11.  # 11

    Tambem tem o pior dos 2 mundos.
    Os custos de manutenção num VE, como certamente saberá, são muito menores.

    Colocado por: Jorge_Gonçalves
    Tenho um A250e Limousine e não podia estar mais satisfeito! O Volvo não conheço, mas diria que não são comparáveis, penso serem de segmentos diferentes.

    Já o disse lá mais para trás e continuo com a mesma opinião, PHEV é o melhor dos dois mundos. Durante a semana faço cerca de 50kms/dia e ando 100% elétrico, ao fim de semana com frequência faço 600/700 kms e o motor híbrido a gasolina permite autonomia e baixo consumo. Ja tive um BEV com uma autonomia considerável (VW ID 4) e era sempre um stress nos fins de semana, a precisar planear bem as deslocações para fazer as cargas no destino para não ter problemas.

    Custos de manutenção… gasto basicamente o mesmo que em qualquer outro carro que tive anteriormente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulo.g
  12.  # 12

    Nos primeiros 3/4 anos provavelmente até se pode não notar grande diferença nas manutenções dum PHEV Mercedes. Depois disso, começa a doer. Este é um dos motivos de achar que são excelentes escolhas para renting/leasing.
  13.  # 13

    Colocado por: ricardoantunesTambem tem o pior dos 2 mundos.
    Os custos de manutenção num VE, como certamente saberá, são muito menores.

    Para o meu perfil, é mesmo o melhor dos dois ;)
    Custo/km e suavidade na condução do motor elétrico; autonomia do motor a combustão. Manutenção até agora tem sido equivalente aos anteriores diesel ou gasolina que tive, portanto, não pesa nem a favor nem contra.
    Como referi anteriormente, se não fosse desta forma (PHEV) não teria EV , o que seria uma pena. :)
    Estou a referir-me ao carro que eu uso no dia-a-dia, pois existe um segundo carro cá em casa (diesel) e que em breve será substituído por um… BEV! Porquê? Tem um perfil de utilização diferente, nunca faz viagens de longa distância.

    Colocado por: Zé MeirinhoNos primeiros 3/4 anos provavelmente até se pode não notar grande diferença nas manutenções dum PHEV Mercedes. Depois disso, começa a doer. Este é um dos motivos de achar que são excelentes escolhas para renting/leasing.

    Após terminar a garantia, é fazer as revisões fora da marca, em oficina de confiança. :)
    Foi sempre o que fiz com basicamente todos os carros que tive, sejam eles que marcas forem.
  14.  # 14

    Colocado por: Zé MeirinhoNos primeiros 3/4 anos provavelmente até se pode não notar grande diferença nas manutenções dum PHEV Mercedes
    Já tinha dado a sugestão anteriormente no tópico mas para quem tenha mercedes, as revisões chegam a ser metade do preço em qualquer uma das oficinas oficiais mercedes de Leiria (Sodicentro ou CentroStar). Uma revisão B em Lisboa é um autêntico roubo, a última que fiz em Leiria era praticamente metade do melhor orçamento que tive na zona de Lisboa (e já era no Montijo - 300€ vs 581€). As revisões oficiais em Leiria chegam a ser mais baratas do que nas oficinas não oficiais (mas especializadas) em Lisboa (p.e. Carretos), mas com benefícios da revisão oficial, que inclui assistência móvel 24h, reboque e veiculo de substituição durante eventual reparação durante 1 ano após a revisão. Não tenho nenhuma afiliação com nenhuma destas oficinas mas não percebo porque é que a malta não compara preços entre oficinas.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  15.  # 15

    Colocado por: tigoncalJá tinha dado a sugestão anteriormente no tópico mas para quem tenha mercedes, as revisões chegam a ser metade do preço em qualquer uma das oficinas oficiais mercedes de Leiria (Sodicentro ou CentroStar). Uma revisão B em Lisboa é um autêntico roubo, a última que fiz em Leiria era praticamente metade do melhor orçamento que tive na zona de Lisboa (e já era no Montijo - 300€ vs 581€). As revisões oficiais em Leiria chegam a ser mais baratas do que nas oficinas não oficiais (mas especializadas) em Lisboa (p.e. Carretos), mas com benefícios da revisão oficial, que inclui assistência móvel 24h, reboque e veiculo de substituição durante eventual reparação durante 1 ano após a revisão. Não tenho nenhuma afiliação com nenhuma destas oficinas mas não percebo porque é que a malta não compara preços entre oficinas.
    Concordam com este comentário:fpacardoso

    Será que isto também acontece nas oficinas Tesla?
    Em Lisboa ser mais caro que Leiria por exemplo?
  16.  # 16

    Colocado por: Jorge_GonçalvesApós terminar a garantia, é fazer as revisões fora da marca, em oficina de confiança. :)

    Compreendo essa abordagem. No entanto, julgo que a poupança irá residir essencialmente no custo da mão de obra. Pessoalmente, sempre priorizei a utilização de material 100% original e a garantia (confiança) de que os procedimentos de manutenção sigam rigorosamente os padrões estabelecidos pela Mercedes.

    Há procedimentos que até podem parecer demasiado rigorosos (caso da mudança do óleo da caixa aos 5 anos no caso da 9G-TRONIC ou [aparentemente] até mais cedo no 8-DCT), mas eu sou um leigo para tentar refutar os standards da Mercedes.

    Para mim, a tranquilidade de saber que o meu carro está a ser mantido com as peças corretas e de acordo com as especificações do fabricante compensa.
  17.  # 17

    Colocado por: Jorge_Gonçalvesautonomia considerável (VW ID 4)


    Id4/5 não são minimamente exemplos de eficiência Isso é um dos problemas logo á partida em certas marcas/modelos.
    Como eu já referi atrás, não entendo como a maior parte das marcas não investe na eficiência dos motores.
    Concordam com este comentário: mafgod
  18.  # 18

    Colocado por: tigoncalJá tinha dado a sugestão anteriormente no tópico mas para quem tenha mercedes, as revisões chegam a ser metade do preço em qualquer uma das oficinas oficiais mercedes de Leiria (Sodicentro ou CentroStar)

    Pode partilhar a descrição duma manutenção do tipo B? É que dos contactos que fiz, a maior parte das oficinas dava "valores de tabela" sem grandes descritivos. Só a C.Santos é que me detalhou orçamentos com exactamente o que o carro precisava (com base nos dados da app), sob ressalva de se ter de orçamentar qualquer peça de desgaste extra caso assim o detetassem ao mexer no carro.

    Não acredito que o core da manutenção seja diferente. O procedimento da Marca não pode ser diferente (digo eu ingenuamente) de oficina para oficina. Acredito é que o preço da mão de obra difere e que hajam uns extras que nos tentam impingir (manutenção pack plus da banana, etc etc).
  19.  # 19

    Talvez… mas eu não falei em eficiência, mas sim em autonomia! ;)
  20.  # 20

    Muitas vezes nem é culpa dos motores, é de meterem motores eléctricos em tijolos com rodas. Antes de comprar o TM3 ainda fui experimentar o Kia EV3; se em "voltinhas de cidade" estava a mostrar consumos muito comedidos, assim que fui para 90+ km/h o consumo disparou consideravelmente. É meu entendimento (posso estar enganado) que os motores usados nos EVs têm 85%+ de eficiência, com alguns como o do TM3 a atingir 95%+ em condições ideais (provavelmente laboratório, não reais). Claro que 10% de diferença é muito, mas as perdas vão somando, e uma diferença de coeficiente de arrasto de 0.219 para 0.26 (TM3 vs EV3) é de quase 20%, o que tem consequências consideráveis na autonomia real. Solução: espetar baterias maiores!
    Concordam com este comentário: mafgod, fpacardoso
 
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