Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sem comentários :)
  2.  # 2

Colocado por: hangasIríamos ter o mesmo grupo de resistentes com o argumentos tipo:
    - fogo, ter que ir de propósito a um sitio meter esse tal combustivel cada vez que preciso?
    - Para que é que eu preciso de 700km, se eu ando 50 por dia. prefiro ir carregando em casa enquanto durmo. Como faço com o telemovel!
    - E na viagem grande de 600km 1x por ano? tenho que parar na mesma a cada 2h para ir ao WC, porque nao carregar? Qual é a vantagem do tal combustivel liquido?

E ainda outro..que tb ja se viu mas ao contrario.

"O que? Andar com dezenas de litros desse liquido inflamável dentro do carro? E se aquilo arde ou explode?"
    Concordam com este comentário: brunoa, Zé Meirinho
  3.  # 3

Colocado por: Jorge_GonçalvesO que realmente importa é podermos ter no mercado várias soluções (combustão, PHEV, BEV, etc) e cada um poder decidir o que é melhor para si e o que mais valoriza num carro.

Para mim PHEV ou BEV (e já experimentei os 2) o melhor e isto quando o tempo permite :)

A trabalhar em casa, e o carro parado onde estaria normalmente (fosse ICE, PHEV ou BEV) a aproveitar o excedente solar.
    Depois quando vou ao office ou uma viagem qualquer, la gasto aquilo tudo. (as voltas do dia a dia são quase sempre menos kWh do que acumula por dia)

E hoje foi fraco.. até agora meteu uns 7kWh. (uns 35-40km)
      Screenshot 2025-04-22 at 17.41.06.png
  4.  # 4

Por acaso uma questão que tenho tem que ver com esse tipo de carregamento on/off possibilitado pelo excedente solar. Estar a carregar e a parar múltiplas vezes afeta negativamente as baterias?
    Já agora, se não for abusar, qual a potência instalada em FV?
  5.  # 5

Colocado por: brunoaPor acaso uma questão que tenho tem que ver com esse tipo de carregamento on/off possibilitado pelo excedente solar. Estar a carregar e a parar múltiplas vezes afeta negativamente as baterias?

Hoje teve alguns cortes porque o sol esteve instável, mas o normal é ele apenas variar a potencia sem nunca chegar a cortar.

Mas com as químicas de litio não qualquer há efeito negativo.
    Alias na https://batteryuniversity.com até diz que é positivo fazer cargas/descargas parciais e mais frequentes que ciclos completos. Já as baterias de chumbo, preferem cargas continuas.

Um ponto importante, não tanto pela bateria, mas pelo carregador interno do carro é que a interrupção seja feita pelo carro e não apenas cortando a corrente ao carregador.

Neste caso o carro está sempre a "carregar". A V2C é que lhe diz quando o carro pode puxar, e em alguns momentos, diz "zero". Nisto o carro é que autonomamente interrompe a carga. E até indica "charging: on-hold"

O que é muito diferente de ter por exemplo uma shelly plug a cortar a alimentação a um carregador portatil de forma abrupa, por exemplo.

Colocado por: brunoaJá agora, se não for abusar, qual a potência instalada em FV?

~4700Wp/4kW inversor
  6.  # 6

Melhor fornecedor para carregamento em postos públicos?
    Prio?
    Outro?
  7.  # 7

Preciso de ajuda tipo para totós...
    Pondero comprar carro na Alemanha e trazê-lo a conduzir.
    Uma das opções seria o Zoe. É uma boa escolha vs o spring? Algum problema conhecido que se deverá pesquisar?
    Tempo de carga do zoe ? Seria para uns 100km diários. Atualmente tenho média de 4,6 a gasolina e esta sempre paga com descontos. Geralmente 0,06€/km.
    Quanto me custam 100km num carregamento no Zoe? Desculpem tantas perguntas mas preciso mesmo de perceber qual a diferença real para um ICE. Sem ser o IUC , que este tbm não se sabe até quando será 0.
    Pneus , revisões são o preço dos ICE?
    Obrigada desde já a quem tiver paciência para ajudar
  8.  # 8

Colocado por: BelhinhoMelhor fornecedor para carregamento em postos públicos?
    Prio?
    Outro?
    Usar uma aplicação para simular o valor a pagar, como a APP da MIIO, pedir vários cartões.... e escolher na hora e local o cartão/APP a usar.

Se não estás para fazer contas, podes usar um cartão que cobra ao kWh já com tudo incluído, como por exemplo o Electroverse, que se usares este link, recebes tu e eu 5€ após a primeira utilização.

Colocado por: carlota74Uma das opções seria o Zoe. É uma boa escolha vs o spring? Algum problema conhecido que se deverá pesquisar?
    ZOE e spring são carros um pouco/bastante diferentes :-)
    Cuidados com o ZOE, fugir dos FLEX (bateria alugada) e garantir que a bateria não tem renting/aluguer mesmo que não digam que é FLEX.
    Os primeiros ZOEs são um pouco esquisitos com a terra, tirando isso, é carregar e andar.

Colocado por: carlota74Tempo de carga do zoe ? Seria para uns 100km diários. Atualmente tenho média de 4,6 a gasolina e esta sempre paga com descontos. Geralmente 0,06€/km.
    Quanto me custam 100km num carregamento no Zoe?
    Um elétrico "normal" consome algures uns 16kWh/100km.
    Agora é ver o que tens em casa de tarifário.... se for bi-horário, em vazio podes estar a pagar uns 0,10€/kWh o que dará uns 1,60€/100km ... e em cheio cerca do dobro 3,20€... ou traduzindo para litros :-) entre 1L a 2L de gasolina por cada 100km.
    Carregando fora de casa tanto pode custar zero (usando os postos do Continente Plug'n charge), como uns 6,40€ ou mesmo muitooooo mais. Daí o fazer as contas antes de carregar ou usar um cartãoo/APP que cobre ao kWh e não ao tempo, como o indicado acima neste link.
    O ZOE carrendo em AC a 22kW, aproveita o máximo de qualquer posto de carregamento lento (AC), e nem é dos mais prejudicados.

Colocado por: carlota74Sem ser o IUC , que este tbm não se sabe até quando será 0.
    Pneus , revisões são o preço dos ICE?
    IUC é aproveitar enquanto durar :-)
    Revisões, para trocar filtros de ar ou outra coisa, é fazeres tu ou ires a uma qualquer oficina.
    Se ainda estiver em garantia das baterias é ir à marca e pedir o minimos nas revisões, também pouco ou nada há a fazer.
    O preço da hora nas revisões é muito maior que nos ICEs, por isso, quando fores fazer, é pedir orçamentos a várias oficinas e pedir o mínimo :-)

Mais dúvidas? :-)

ZOE pondera o 40 ou 50.
    São mais caros que os primeiros mas nada a ver :-)
  9.  # 9

Colocado por: carlota74Pondero comprar carro na Alemanha e trazê-lo a conduzir.
    Uma das opções seria o Zoe.

Simulação para Renault Zoe 40 R110 2020. Percurso: Dortmund - Odivelas.
    a
  10.  # 10

11.  # 11

Obrigada Zé, era mesmo isto que precisava.
    c
  12.  # 12

Colocado por: carlota74E uma viagem da Alemanha para Portugal como calcular a rota com os postos pelo caminho? Alguma APP?

A app que usei foi ABRP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
  13.  # 13

Mais vale pagar a quem traga o carro num camião.
    Concordam com este comentário: mafgod, carlota74, Jorge_Gonçalves
  14.  # 14

Colocado por: carlota74Preocupa-me a degradação de baterias, como consigo ver esta situação?
    Só com o uso... ou seja ir até ao fim da bateria, carregar a bateria a 100% e depois andar até "parar" :-)
    Ou ir à Renault e pagar um diagnóstico, que se for igual ao do Leaf, pouco ou nada vale.

Colocado por: carlota74A nível de carregamento em casa preciso de algum investimento? Se todos os dias andar os cerca de 100km quantas horas preciso para o carregar? Tenho 3,45 de potência.
    Para carregar em casa precisa de um cabo portátil que carregue a 10 ou 16A por exemplo.
    Tens de ter uma tomada com uma boa terra e de qualidade para aguentar a potência.
    Não precisa de ser uma greenup, há mais baratas.

Se o carro não trouxer esse cabo, terá de adquirir um cabo, algures nos 80€ +/- e que permite carregar até 16A.

O tempo de carregamento depende do que precisa.
    Admitindo que em 100km precisa de 16kWh, assim a 10A (2,3kW) demorará 16/2,3=7horas... e a 16A(3,7kW) serão precisas quase 16/3,7=4h30m

Seja como for, se tem apenas 15A (3,45kVA) contratado tem de aumentar, tipo 20 (4,6kVA) ou 25A (5,75kVA).
    O que tem, é demasaiso baixo, só se carregar o carro a 10 ou a 13A e não ter muito mais coisas ligadas.
  15.  # 15

Pois ,conseguir testar ou não a bateria vai ser então o problema.
    O restante até é pacífico.
  16.  # 16

Tente comprar num concessionario oficial da Renault, a probabilidade de lhe darem informação fidedigna é maior.
    Já fui buscar vários carros à Alemanha (Mercedes e BMW), sempre em stand oficial da marca e tem corrido sempre bem.

Com a autonomia do Zoe vai ter de parar imensas vezes para carregar, é preferível mandar vir de camião.
  17.  # 17

Podem dar indicação de algumas empresas de transporte?
    Acho que face aos gastos e tempo perdido mais vale pagar pelo serviço. Não gasto férias , nem me canso. Mas realmente comprar um carro usado em Portugal também está caro...falamos de 20 anos de diferença pelo mesmo valor.
  18.  # 18

Colocado por: carlota74https://www.autoscout24.de/angebote/renault-zoe-r110-limited-miet-batterie-life-navi-led-elektro-blau-6b5d7b52-1bae-4590-adc0-3fea658c3a02?sort=mileage&desc=0&lastSeenGuidPresent=true&cldtidx=1&position=1&search_id=xos9c1hc82&source_otp=nfm&ap_tier=t50&source=listpage_search-results&order_bucket=0&new_taxonomy_available=false&mia_tier=t50&topspot_algorithm=nfm-default&topspot_dealer_id=40284000&relevance_adjustment=sponsored&applied_mia_tier=t50&boosting_product=mia&topspot-algorithm=nfm-default&topspot-dealer-id=40284000

Um destes?
    Preocupa-me a degradação de baterias, como consigo ver esta situação?
    A nível de carregamento em casa preciso de algum investimento? Se todos os dias andar os cerca de 100km quantas horas preciso para o carregar? Tenho 3,45 de potência.

E uma viagem da Alemanha para Portugal como calcular a rota com os postos pelo caminho? Alguma APP?

Esse que colocou tem baterias de aluguer.
    Porquê Alemanha? Em França tens mais Zoe e provavelmente mais baratos.
    Umas paginas atrás deixei uma recomendação, de onde comprei o meu TM3, fala com ele pode ser que arranje um bom negócio, ele não tem só Tesla, arranja o que lhe pedirem.
  19.  # 19

Hoje estou com um TM3 de cortesia do centro de reparação e constato que tem exactamente o mesmo ruído parasita, algures por trás/baixo do ecrã...

O azul ao sol até é bonito, mas o meu preferido teria sido o vermelho. Mas as condiçõ€s eram ser o mais barato possível para aproveitar o apoio ao abate, por isso...

Pus o meu Jaguar à venda e um dia terei um XK8 em vermelho com estofos creme 😁🤣
  20.  # 20

Onde isto já vai!

Na corrida pelos carregamentos rápidos nos veículos eléctricos, a Huawei apresentou o seu mais recente carregador ultra-rápido de 1.5 MW.

A Huawei revelou um novo carregador para veículos eléctricos que pode atingir uma potência de 1.5 megawatts. Apresentado em Xangai, a marca refere que é o primeiro do mundo com arrefecimento líquido a atingir este nível de potência. Apesar de ter sido primariamente concebido para camiões eléctricos, é igualmente compatível com automóveis.

Com duas fichas de carregamento em simultâneo (sistema que se tem tornado cada vez mais popular na China), o sistema pode atingir os 2.400 amperes, permitindo carregar um camião de 10% a 90% em apenas 15 minutos, o que equivale a cerca de 300 kWh. Segundo a Huawei, é quase quatro vezes mais rápido do que os carregadores DC tradicionais (para comparação, os mais recentes Supercharger V4 da Tesla ficam-se pelos 350 kW - sendo que os Model 3 e Model Y carregam a potências bem abaixo desse valor).

https://abertoatedemadrugada.com/2025/04/huawei-lanca-carregador-de-15-mw.html

0.0570 seg. NEW