Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Certamente um conjunto de causas.

Para se ter ideia, no verão com o carro ao sol durante umas horas, não se consegue usar com o dedo o écran tátil, simplesmente queima a ponta do dedo...as vezes tinha de ligar o AC pelo telemóvel e só depois de refrescar conseguia usar o écran. Há relatos de bancos que queimam na parte da cabeça.
  2.  # 2

Colocado por: pcspinheiroAlguém tem cortinas reflectoras no tecto panorâmico do TM3? Parece-me que no nosso verão poderão ser um must have e custam uns 30€ no AliExpress.

Por acaso foi das primeiras coisas que comprei para o meu.
    Não fazem milagres em relação ao calor dentro do carro, reduz alguns graus, mas pelo menos já não queima enquanto vais dentro do carro.
  3.  # 3

Bem, como tinha trocado o mundo dos BEH há 2 anos por um PHEV, andava um pouco afastado da realidade dos postos de carregamento.
    Enquanto não chega o meu carregador doméstico, são a minha solução. Isto parece pior do que estava há 2 anos (pelo menos nas minhas primeiras impressões). É mesmo assim?

Continuo a ver malta de cabo conectado mas sem estarem a carregar e filas significativas em pontos provavelmente estratégicos. Estratégico seja pelo preço (Continente e Lidl) ou comodidade (PCUR em auto estrada).

Por exemplo, o Continente em distritos diferentes, dias diferentes, tinha fila para os PCR. O caso mais crítico foi ontem, depois de 30min à espera de vaga, lá consegui carregar. Quando terminei, tinha 8 carros à espera (fora as desistências que tinham passado, abrandado e desistido). Haviam 2 slots para PCR e 2 de PCN. Ninguém usava o PCN. Alguém sabe porquê? Apesar de demorar mais tempo, no final parece-me ficar ao mesmo preço, ou estou a ver mal?
      123.png
  4.  # 4

Fica ela por ela sim.
    Eu só tenho usado postos públicos em viagens mas também ainda só carreguei nos da Tesla em Fátima e nos Continentes por causa dos minutos de borla.
    Fiz uma viagem ao Alentejo e em vez de parar no carregador da Tesla, aproveitei que tinha 2x 15min de PCR e carreguei no Continente de Grandola.
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 5

Colocado por: Zé MeirinhoPor exemplo, o Continente em distritos diferentes, dias diferentes, tinha fila para os PCR. O caso mais crítico foi ontem, depois de 30min à espera de vaga, lá consegui carregar. Quando terminei, tinha 8 carros à espera (fora as desistências que tinham passado, abrandado e desistido). Haviam 2 slots para PCR e 2 de PCN. Ninguém usava o PCN. Alguém sabe porquê? Apesar de demorar mais tempo, no final parece-me ficar ao mesmo preço, ou estou a ver mal?
    Quando temos um posto com preços convidativos que poderá ficar a custo zero, é normal haver maior procura. Principalmente TVDEs :-)

Sobre a opção de PCR ou PCN, isso é fácil de se perceber.
    No PCR, carregas facilmente à potência máxima (~50kW ou pouco menos dependendo dos postos), enquanto no PCN estás limitado à potência de carregamento do teu carro.
    Económicamente falando, e traduzindo para kWh....
    Em 15min no PCR, carregas algures uns 11kWh (é o que tenho visto no meu Y), portanto uns 4,05€ para 11kWh, o que dá ~0,37€/kWh.
    Em PCN, se for um ZOE ou com carregamento a 22kW, em 30min carregas uns 11kWh, o que dá 3,90€, ou seja ~0,35€/kWh
    Em PCN, para os VEs trifásicos com máximo de 11kW, em 30min carregas uns 5,5kWh, o que dá 2,16€, ou seja ~0,39€/kWh
    Portanto, económicamente falando, o preço é muito semelhante.
    A nível de rapidez, claro que PCR é mais rápido.

Coloquei de propósito 15min em PCR e 30min em PCN porque são os tempos máximos para que se pode ter um carregamento virtualmente à borla. Ou seja, tendo feito uma compra superior ou igual a 30€ nos últimos 10 dias incluíndo o próprio dia e até terminar a carga, o carregamento é pago mas o valor é creditado em cartão continente (tendo o limite de tempo de 15min para PCR e 30min para PCN).
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  6.  # 6

O Continente subiu os preços sobretudo nos patamares de potência mais elevados. Diz-se que é para afastar TVDEs que açambarcam os postos todos.
    Para clientes é mais também caro, mas o retorno em compras depois também é superior. O PCR fica a 0,33€/kWh (ou mais dependendo da potência média), o PCN de 22kW fica a 0,36€/kWh ou mais. Os mais prejudicados são na realidade a maioria dos VE que carregam a 11kW porque caem no terceiro escalão e fica a quase a 0,4€/kWh.
    Acaba por valer mais a pena usar os PCR do que os PCN, o que não faz grande sentido, mas é uma realidade infeliz da maioria dos postos de carregamento do país.
  7.  # 7

Colocado por: mafgodPrincipalmente TVDEs :-)

Um pouco à semelhança do dito popular, "se tem camionistas estacionados, é porque o estabelecimento é bom" 😂
    Concordam com este comentário: mafgod
  8.  # 8

De facto quase todos os carros eram TVDE, mas com tanto carro em espera e sendo o "tempo" uma variável crítica (creio eu), estranhei não haver ninguém a optar pelo PCN em vez de esperar por vaga no PCR.

A Miio tem andado a estender a campanha de cash-back ao carregar a carteira (não tenho os mil e um cartões de cada CEME), mas o Continente parece-me ser a melhor aposta de momento para mim.
  9.  # 9

Colocado por: pcspinheiroAlguém tem cortinas reflectoras no tecto panorâmico do TM3? Parece-me que no nosso verão poderão ser um must have e custam uns 30€ no AliExpress.

Fui procurar agora, deste género?
    Boa dica, obrigado.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  10.  # 10

Penso que o Zé Meirinho mora na minha zona… quando tinha o BEV, costumava carregar no Continente Modelo do Seixal. Na altura (cerca de 1 ano atrás) estava quase sempre vazio, não sei como estará aos dias de hoje.
  11.  # 11

Colocado por: Jorge_GonçalvesPenso que o Zé Meirinho mora na minha zona… quando tinha o BEV, costumava carregar no Continente Modelo do Seixal. Na altura (cerca de 1 ano atrás) estava quase sempre vazio, não sei como estará aos dias de hoje.

Foi esse mesmo. Posso ter tido azar com o dia.
  12.  # 12

Colocado por: Zé Meirinho
    Fui procurar agora,deste género?
    Boa dica, obrigado.
    Concordam com este comentário:fpacardoso

Exactamente 👍
  13.  # 13

Colocado por: pcspinheiro

Exactamente 👍

Eu comprei estes na Temu porque tinham um cupões para descontar.
  14.  # 14

Conhecem alguns que sejam práticos/rápidos de tirar e colocar? Queria algo desse género mas não quero passar o verão todo com isso. Os miudos matavam-me :)
  15.  # 15

Não... e tudo o que seja para tirar e meter constantemente vai certamente estragar-se ou estragar o carro... Eu, se comprar, meto no iníco do verão e removo no fim. Mas ainda vou ver como corre só com um no vidro frontal, que deve ser a maior fonte de calor para o interior. E como estaciono num local tranquilo, no parque privado da universidade, tinha considerado deixar os vidros na posição de arejar durante o dia.
  16.  # 16

Não noto que o meu HL aqueça mais do que qualquer outro carro que tive com interior preto e estofos em pele.

Tenho ideia que quanto mais eu olho para a temperatura interior na APP mais ele aquece. - Ironia
  17.  # 17

Na APP do continente aparece alguma referência a esse cupão de 15min?

Usam cartões tipo os da Cetelem black associados a esses carregamentos/apps
  18.  # 18

A única coisa que eu sei é que oferecem 15 min no PCR ou 30 min no PCN com compras iguais ou >30€. Há outras ofertas?
  19.  # 19

Colocado por: brunoaConhecem alguns que sejam práticos/rápidos de tirar e colocar? Queria algo desse género mas não quero passar o verão todo com isso. Os miudos matavam-me :)

Não são assim tão difíceis de retirar aquilo é de encaixe numas peças que traz, depois é só enrolar e guardar no saco que também traz.
  20.  # 20

Colocado por: manelvcNa APP do continente aparece alguma referência a esse cupão de 15min?

Usam cartões tipo os da Cetelem black associados a esses carregamentos/apps
    Não há referências em lado nenhum dos "créditos", eu regulo-me olhando na APP do Continente e vejo as compras feitas nos últimos 10 dias para saber se tenho alguma benesse :-)

O cartão de CC é o que está associado no Continente Pay

0.0533 seg. NEW