Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    como já referi noutros tópicos, temos problemas constantes de falhas de electricidade e, certamente, picos de tensão (que em alguns prédios, o nosso incluído, desligam até o diferencial de alguns apartamentos). Ora, a E-redes não está nem para aí virada quando fazemos reclamações de avarias; não é nada com eles e os equipamentos devem estar preparados para aguentar! :-( Ainda na semana passada houve falhas repetidas e, exactamente coincidente com isso, avariou o sistema de video-porteiro do prédio todo (desligou com a falha de electricidade e nunca mais ligou quando a electricidade foi restabelecida. Sabemos porque estávamos em casa quando aconteceu). Coincidência? I think not!

Eu queria ver se obtinha os valores extremos de tensão do fornecimento, para ver se tinha dados palpáveis para os chatear e ver se deixam de "assobiar para o lado". Há tempos foi lá um técnico da E-redes e disse que os contadores inteligentes registam esses dados, mas que estão "escondidos"... Alguém sabe como obter isso? Provavelmente é em algum menu escondido só acessível com algum tipo de chave (como as ópticas ou magnéticas que eles usam).
  2.  # 2

Adicionalmente a isto, segundo "conversa" com o ChatGPT, o desligar constante do disjuntor diferencial associado às falhas de energia sugerem um problema de fuga de neutro na rede de fornecimento, o que pode causar picos de tensão graves (não sei,não sou electricista. Foi o que o chatbot disse). Pedi um relatório da qualidade de fornecimento, para ter acesso aos valores extremos de tensão.
  3.  # 3

Colocado por: pcspinheiroHá tempos foi lá um técnico da E-redes e disse que os contadores inteligentes registam esses dados, mas que estão "escondidos"... Alguém sabe como obter isso?
    Diretamente no contador nao sei, mas através da leitura da porta HAN (aquela ficha de telefone que os contadores lá têm) é possivel ler. Embora seja relativamente fácil e barato arranjar uma geringonça que leia os registros do contador, eles têm que ser armazenados em algum sitio, no meu caso no home assistant via MQTT. Se tiver interesse, posso partilhar onde adquiri o módulo que faz a leitura do contador. No entanto, os inversores FV também registam a tensão da rede... E pode ser mais facil ver aí, embora durante a noite quando o inversor está desligado não faça recolhas.

Se tiver curiosidade, a tensão que leio do contador, com intervalos de 15 segundos, parece-se assim:
      WhatsApp Image 2025-04-09 at 15.58.51.jpeg
  4.  # 4

Ok, obrigado!
    Esses ~247V são perigosamente próximos do limite regulamentar para a baixa tensão, que é 230 +- 10%, certo?

Sim, as falhas ocorrem quase sempre em horas de não produção, quando o inversor está desligado... E ainda por cima estou sem acesso pela app, porque troquei de router e não sei como voltar a ligar o inversor ao wifi... tenho que ver se encontro as instruções, mas foram os técnicos que instalaram os painéis que trataram disso.
  5.  # 5

Posso estar enganado mas tenho ideia que a tolerância é -10% e +6%, o que torna os 247V ainda mais fora de tolerancia, mas moro perto de uma substação. Mas ainda teríamos que contar com a tolerância do contador, que sinceramente não sei qual é nem sei se é calibrado ou não, para avaliar melhor.

Até agora nunca tive nenhum equipamento avariado e na minha opinião, desde que as variações não sejam repentinas, os equipamentos eletrónicos safam-se (i.e, os condensadores dos rectificadores têm tempo para carregar- cruzes credo, estou a ficar um tecnocrara!), no entanto pondero sériamente instalar descarregadores de sobretensão, pelo sim pelo não (sobretudo porque tenho um eletrodoméstico com rodas que vale 50k€ ligado a uma tomada...).
  6.  # 6

Colocado por: tigoncalno entanto pondero sériamente instalar descarregadores de sobretensão,

A sua casa é alimentada por cabos aéreos ou subterrâneos?

Se forem subterrâneos é um não assunto.
  7.  # 7

Colocado por: ClioIIA sua casa é alimentada por cabos aéreos ou subterrâneos?
    Cabos aéreos, mas de qualquer das formas as sobretensoes não tem origem apenas em descargas atmosféricas, a comutação de motores (industriais por exemplo), pode induzir variações de tensão na rede, essas sim normalmente de curta duração e mais perigosas para os equipamentos .
  8.  # 8

Sim, mas nesses casos as indústrias com máquinas pesadas pra tal estão ligadas em Média Tensão e através de PT próprio. O impacto na rede de distribuição em Baixa Tensão é reduzido.
  9.  # 9

No meu caso, não sei dizer o que é mas tem que ser externo. Por exemplo, porque raio há alturas em que o meu diferencial dispara exactamente às 00:16 dias/semanas seguidos, quando não há carga quase nenhuma no apartamento, nada a ligar ou desligar? Muitas vezes estamos a ver televisão ou a ir para a cama...
  10.  # 10

A sua casa está muito próxima do PT? 247V é alto mas ainda dentro dos valores que os aparelhos normalmente aguentam, acima de 250V pode começar a ter problemas, um dos aparelhos que costuma ir primeiro é a box da televisão, pelo menos na NOS o transformador tem o limite nos 250V e posso garantir que tem mesmo, a partir daí adeus (a NOS substitui sem custos mas a culpa, na realidade, não é deles).

Pode começar por medir com um Shelly e se vir valores anormais tem mesmo que arranjar forma de ter as leituras do contador (só essas é que a e-Redes vai aceitar como prova). Creio que não é complicado ter acesso à porta HAN, mas nunca experimentei (https://www.e-redes.pt/pt-pt/como-posso-aceder-porta-han).
  11.  # 11

Colocado por: AlexRibeiroCreio que não é complicado ter acesso à porta HAN, mas nunca experimentei (https://www.e-redes.pt/pt-pt/como-posso-aceder-porta-han).
    Acesso à porta han é fácil, basta pedir na e-redes e pagar (nao me recordo ao certo quanto paguei, já tenho desde 2022, mas tenho ideia de ter pago 10/15€). No entanto o "acesso" da e-redes é apenas a colocação de um chicote exterior para poder ligar a tal ficha de telefone.

É depois preciso uma coisa qualquer que leia o contador (a interface é em modbus). Acho que há varias opçoes no mercado, mas so estou familiarizado com os que utilizam tasmota (SW que corre no gingarelho) e que depois são facilmente integráveis no home assistant, que regista os valores lidos instantaneamente e permite ir atrás no tempo. Eu tenho um destes. No entanto, como disse, sem home assistant (ou outra plataforma qualquer que receba a informação lida no contador) só se consegue ver os parâmetros atuais instantâneos (pseudo va, porque nao é recomendado fazer mais do que a leitura de um parâmetro por segundo), nao havendo registo histórico. Mas pode ser que haja alternativas que, como a shelly, enviei para a cloud e permitam mais tarde visualizar o histórico. Os valores instantâneos parecem-se como na imagem.

A titulo de curiosidade, utilizo a leitura do contador para gerir cargas, para por exemplo desligar o ar condicionado quando a potência importada excede um limite definido por um periodo de tempo, e evitar que o contador vá abaixo - isto quando tenho carro a carregar (carregador estúpido), forno, máquinas a lavar, etc. Neste momento, com 6.9kvA, desligo o ar condicionado quando a potência importada está acima dos 9kW por mais de 1 minuto.

Edit: lembrei-me agora que posso ver o que é que o contador regista internamente... se registar a tensão máxima, já lhe deve ser suficiente. Vou ver se o contador tem isso e já lhe digo.

Edit 2: há umas coisas menos DIY mas mais caras, tipo isto.
      WhatsApp Image 2025-04-11 at 11.44.34.jpeg

0.0161 seg. NEW