Colocado por: pcspinheiroHá tempos foi lá um técnico da E-redes e disse que os contadores inteligentes registam esses dados, mas que estão "escondidos"... Alguém sabe como obter isso?Diretamente no contador nao sei, mas através da leitura da porta HAN (aquela ficha de telefone que os contadores lá têm) é possivel ler. Embora seja relativamente fácil e barato arranjar uma geringonça que leia os registros do contador, eles têm que ser armazenados em algum sitio, no meu caso no home assistant via MQTT. Se tiver interesse, posso partilhar onde adquiri o módulo que faz a leitura do contador. No entanto, os inversores FV também registam a tensão da rede... E pode ser mais facil ver aí, embora durante a noite quando o inversor está desligado não faça recolhas.
Colocado por: tigoncalno entanto pondero sériamente instalar descarregadores de sobretensão,
Colocado por: ClioIIA sua casa é alimentada por cabos aéreos ou subterrâneos?Cabos aéreos, mas de qualquer das formas as sobretensoes não tem origem apenas em descargas atmosféricas, a comutação de motores (industriais por exemplo), pode induzir variações de tensão na rede, essas sim normalmente de curta duração e mais perigosas para os equipamentos .
Colocado por: AlexRibeiroCreio que não é complicado ter acesso à porta HAN, mas nunca experimentei (https://www.e-redes.pt/pt-pt/como-posso-aceder-porta-han).Acesso à porta han é fácil, basta pedir na e-redes e pagar (nao me recordo ao certo quanto paguei, já tenho desde 2022, mas tenho ideia de ter pago 10/15€). No entanto o "acesso" da e-redes é apenas a colocação de um chicote exterior para poder ligar a tal ficha de telefone.