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  1.  # 1

    Boas,
    como já referi noutros tópicos, temos problemas constantes de falhas de electricidade e, certamente, picos de tensão (que em alguns prédios, o nosso incluído, desligam até o diferencial de alguns apartamentos). Ora, a E-redes não está nem para aí virada quando fazemos reclamações de avarias; não é nada com eles e os equipamentos devem estar preparados para aguentar! :-( Ainda na semana passada houve falhas repetidas e, exactamente coincidente com isso, avariou o sistema de video-porteiro do prédio todo (desligou com a falha de electricidade e nunca mais ligou quando a electricidade foi restabelecida. Sabemos porque estávamos em casa quando aconteceu). Coincidência? I think not!

    Eu queria ver se obtinha os valores extremos de tensão do fornecimento, para ver se tinha dados palpáveis para os chatear e ver se deixam de "assobiar para o lado". Há tempos foi lá um técnico da E-redes e disse que os contadores inteligentes registam esses dados, mas que estão "escondidos"... Alguém sabe como obter isso? Provavelmente é em algum menu escondido só acessível com algum tipo de chave (como as ópticas ou magnéticas que eles usam).
  2.  # 2

    Adicionalmente a isto, segundo "conversa" com o ChatGPT, o desligar constante do disjuntor diferencial associado às falhas de energia sugerem um problema de fuga de neutro na rede de fornecimento, o que pode causar picos de tensão graves (não sei,não sou electricista. Foi o que o chatbot disse). Pedi um relatório da qualidade de fornecimento, para ter acesso aos valores extremos de tensão.
  3.  # 3

    Colocado por: pcspinheiroHá tempos foi lá um técnico da E-redes e disse que os contadores inteligentes registam esses dados, mas que estão "escondidos"... Alguém sabe como obter isso?
    Diretamente no contador nao sei, mas através da leitura da porta HAN (aquela ficha de telefone que os contadores lá têm) é possivel ler. Embora seja relativamente fácil e barato arranjar uma geringonça que leia os registros do contador, eles têm que ser armazenados em algum sitio, no meu caso no home assistant via MQTT. Se tiver interesse, posso partilhar onde adquiri o módulo que faz a leitura do contador. No entanto, os inversores FV também registam a tensão da rede... E pode ser mais facil ver aí, embora durante a noite quando o inversor está desligado não faça recolhas.

    Se tiver curiosidade, a tensão que leio do contador, com intervalos de 15 segundos, parece-se assim:
      WhatsApp Image 2025-04-09 at 15.58.51.jpeg
  4.  # 4

    Ok, obrigado!
    Esses ~247V são perigosamente próximos do limite regulamentar para a baixa tensão, que é 230 +- 10%, certo?

    Sim, as falhas ocorrem quase sempre em horas de não produção, quando o inversor está desligado... E ainda por cima estou sem acesso pela app, porque troquei de router e não sei como voltar a ligar o inversor ao wifi... tenho que ver se encontro as instruções, mas foram os técnicos que instalaram os painéis que trataram disso.
  5.  # 5

    Posso estar enganado mas tenho ideia que a tolerância é -10% e +6%, o que torna os 247V ainda mais fora de tolerancia, mas moro perto de uma substação. Mas ainda teríamos que contar com a tolerância do contador, que sinceramente não sei qual é nem sei se é calibrado ou não, para avaliar melhor.

    Até agora nunca tive nenhum equipamento avariado e na minha opinião, desde que as variações não sejam repentinas, os equipamentos eletrónicos safam-se (i.e, os condensadores dos rectificadores têm tempo para carregar- cruzes credo, estou a ficar um tecnocrara!), no entanto pondero sériamente instalar descarregadores de sobretensão, pelo sim pelo não (sobretudo porque tenho um eletrodoméstico com rodas que vale 50k€ ligado a uma tomada...).
  6.  # 6

    Colocado por: tigoncalno entanto pondero sériamente instalar descarregadores de sobretensão,


    A sua casa é alimentada por cabos aéreos ou subterrâneos?

    Se forem subterrâneos é um não assunto.
  7.  # 7

    Colocado por: ClioIIA sua casa é alimentada por cabos aéreos ou subterrâneos?
    Cabos aéreos, mas de qualquer das formas as sobretensoes não tem origem apenas em descargas atmosféricas, a comutação de motores (industriais por exemplo), pode induzir variações de tensão na rede, essas sim normalmente de curta duração e mais perigosas para os equipamentos .
  8.  # 8

    Sim, mas nesses casos as indústrias com máquinas pesadas pra tal estão ligadas em Média Tensão e através de PT próprio. O impacto na rede de distribuição em Baixa Tensão é reduzido.
  9.  # 9

    No meu caso, não sei dizer o que é mas tem que ser externo. Por exemplo, porque raio há alturas em que o meu diferencial dispara exactamente às 00:16 dias/semanas seguidos, quando não há carga quase nenhuma no apartamento, nada a ligar ou desligar? Muitas vezes estamos a ver televisão ou a ir para a cama...
  10.  # 10

    A sua casa está muito próxima do PT? 247V é alto mas ainda dentro dos valores que os aparelhos normalmente aguentam, acima de 250V pode começar a ter problemas, um dos aparelhos que costuma ir primeiro é a box da televisão, pelo menos na NOS o transformador tem o limite nos 250V e posso garantir que tem mesmo, a partir daí adeus (a NOS substitui sem custos mas a culpa, na realidade, não é deles).

    Pode começar por medir com um Shelly e se vir valores anormais tem mesmo que arranjar forma de ter as leituras do contador (só essas é que a e-Redes vai aceitar como prova). Creio que não é complicado ter acesso à porta HAN, mas nunca experimentei (https://www.e-redes.pt/pt-pt/como-posso-aceder-porta-han).
  11.  # 11

    Colocado por: AlexRibeiroCreio que não é complicado ter acesso à porta HAN, mas nunca experimentei (https://www.e-redes.pt/pt-pt/como-posso-aceder-porta-han).
    Acesso à porta han é fácil, basta pedir na e-redes e pagar (nao me recordo ao certo quanto paguei, já tenho desde 2022, mas tenho ideia de ter pago 10/15€). No entanto o "acesso" da e-redes é apenas a colocação de um chicote exterior para poder ligar a tal ficha de telefone.

    É depois preciso uma coisa qualquer que leia o contador (a interface é em modbus). Acho que há varias opçoes no mercado, mas so estou familiarizado com os que utilizam tasmota (SW que corre no gingarelho) e que depois são facilmente integráveis no home assistant, que regista os valores lidos instantaneamente e permite ir atrás no tempo. Eu tenho um destes. No entanto, como disse, sem home assistant (ou outra plataforma qualquer que receba a informação lida no contador) só se consegue ver os parâmetros atuais instantâneos (pseudo va, porque nao é recomendado fazer mais do que a leitura de um parâmetro por segundo), nao havendo registo histórico. Mas pode ser que haja alternativas que, como a shelly, enviei para a cloud e permitam mais tarde visualizar o histórico. Os valores instantâneos parecem-se como na imagem.

    A titulo de curiosidade, utilizo a leitura do contador para gerir cargas, para por exemplo desligar o ar condicionado quando a potência importada excede um limite definido por um periodo de tempo, e evitar que o contador vá abaixo - isto quando tenho carro a carregar (carregador estúpido), forno, máquinas a lavar, etc. Neste momento, com 6.9kvA, desligo o ar condicionado quando a potência importada está acima dos 9kW por mais de 1 minuto.

    Edit: lembrei-me agora que posso ver o que é que o contador regista internamente... se registar a tensão máxima, já lhe deve ser suficiente. Vou ver se o contador tem isso e já lhe digo.

    Edit 2: há umas coisas menos DIY mas mais caras, tipo isto.
      WhatsApp Image 2025-04-11 at 11.44.34.jpeg
  12.  # 12

    Bem, voltando a este assunto, a E-redes está mais uma vez a chutar a questão para canto... como não é possível ler os valores extremos de tensão no contador, pedi um relatório da qualidade de serviço em que incluissem isso. Pois bem, a resposta, passado mais de 1 mês, foi "pedimos desculpa pelas interrupções no forneciemtno e tal..." Que houve interrupções sei eu bem, quero é saber que valores de tensão andaram pelos cabos nessas alturas e que resultam no disparar do diferencial da habitação (sem absolutamente nada que o justifique internamente) e na avaria de equipamentos!!! Aliás, a desculpa que deram é completamente fabricada; culparam a avifauna... É certo que há imensas cegonhas na minha zona e é fácil meter-lhes a culpa, mas então elas têm relógio para irem bater nos cabos às 00:16???

    Como "forçar" a que me dêem o tal relatório? Estou certo que será revelador.
  13.  # 13

    Pode tentar apresentar reclamação na ERSE, já tive uma situação em que a E-redes estava a "chutar para canto" e com a ERSE ao barulho mudaram logo de postura.
  14.  # 14

    Obrigado, vou esperar por resposta a mais esta reclamação e depois recorro á erse...
  15.  # 15

    Enquanto espero por resposta da eredes à reclamação, voltou a saga do desligar do diferencial exatamente às 00:16!!! 🤬 Hoje foi a terceira noite seguida e quando tenho l carro a carregar até fico com prova da hora.
  16.  # 16

    Bem, lá veio outra resposta de "chuta para canto" da eredes 🤬🤬🤬

    Esta situação está a chegar a níveis anedóticos! Eu simplesmente pedi e insisti para que me fornecessem os valores de tensão mínima e máxima num determinado período em que houve várias avarias de equipamentos. Estão sempre a desviar e NUNCA fornecem os valores que serviriam de prova que são responsáveis pelas avarias. Agora "ameaçam" que terei que pagar medições adicionais se insistir em obter os valores. Bando de filhos da p****, eu quero os valores que FORAM registados, não medições novas depois de intervencionarem a rede!!! Segue nova reclamação...

    Analisámos com atenção a sua reclamação apresentada no Livro de Reclamações Online a 21 de maio de 2025, acerca da tensão no fornecimento de energia elétrica, referente à morada acima mencionada.

    Efetuámos uma intervenção na rede de distribuição de energia elétrica
    Entregar qualidade de serviço técnico aos nossos clientes é a nossa prioridade, o que significa gerir a rede de distribuição de energia elétrica de forma rigorosa e estável.

    Assim, efetuámos uma intervenção na rede, por forma a melhorar a qualidade e reforçar as condições técnicas do fornecimento de energia, estando os valores neste momento regulamentares, pelo que estamos convictos que a situação que nos reportou já se encontra ultrapassada.

    Se as suas dúvidas se mantiverem, a E-REDES efetuará medições e estudos complementares
    Para realizarmos medições complementares precisamos de ter o seu acordo por escrito.

    Encargos relativos à realização de medições complementares
    As medições complementares, ao evidenciarem o cumprimento dos requisitos de qualidade de energia elétrica definidos pelo Regulamento da Qualidade de Serviço do Setor Elétrico, ou o incumprimento por razões não imputáveis ao operador das redes de distribuição, que podem dar origem ao pagamento dos encargos regulados publicados anualmente pela ERSE no valor de 28,22 Euros, acrescido de IVA, à taxa legal em vigor. Estes encargos, se forem da sua responsabilidade, serão debitados numa fatura do seu comercializador.

    Se decidir pela realização de medições complementares, deve comunicar a sua decisão para [email protected], escrevendo no assunto “Acordo para medições complementares” e devolvendo o documento em anexo devidamente preenchido e assinado.
  17.  # 17

    Colocado por: pcspinheiroBem, lá veio outra resposta de "chuta para canto" da eredes 🤬🤬🤬

    Esta situação está a chegar a níveis anedóticos! Eu simplesmente pedi e insisti para que me fornecessem os valores de tensão mínima e máxima num determinado período em que houve várias avarias de equipamentos. Estão sempre a desviar e NUNCA fornecem os valores que serviriam de prova que são responsáveis pelas avarias. Agora "ameaçam" que terei que pagar medições adicionais se insistir em obter os valores. Bando de filhos da p****, eu quero os valores que FORAM registados, não medições novas depois de intervencionarem a rede!!! Segue nova reclamação...

    Analisámos com atenção a sua reclamação apresentada no Livro de Reclamações Online a 21 de maio de 2025, acerca da tensão no fornecimento de energia elétrica, referente à morada acima mencionada.

    Efetuámos uma intervenção na rede de distribuição de energia elétrica
    Entregar qualidade de serviço técnico aos nossos clientes é a nossa prioridade, o que significa gerir a rede de distribuição de energia elétrica de forma rigorosa e estável.

    Assim, efetuámos uma intervenção na rede, por forma a melhorar a qualidade e reforçar as condições técnicas do fornecimento de energia, estando os valores neste momento regulamentares, pelo que estamos convictos que a situação que nos reportou já se encontra ultrapassada.

    Se as suas dúvidas se mantiverem, a E-REDES efetuará medições e estudos complementares
    Para realizarmos medições complementares precisamos de ter o seu acordo por escrito.

    Encargos relativos à realização de medições complementares
    As medições complementares, ao evidenciarem o cumprimento dos requisitos de qualidade de energia elétrica definidos pelo Regulamento da Qualidade de Serviço do Setor Elétrico, ou o incumprimento por razões não imputáveis ao operador das redes de distribuição, que podem dar origem ao pagamento dos encargos regulados publicados anualmente pela ERSE no valor de 28,22 Euros, acrescido de IVA, à taxa legal em vigor. Estes encargos, se forem da sua responsabilidade, serão debitados numa fatura do seu comercializador.

    Se decidir pela realização de medições complementares, deve comunicar a sua decisão [email protected], escrevendo no assunto “Acordo para medições complementares” e devolvendo o documento em anexo devidamente preenchido e assinado.


    Se tem a certeza dos valores anormais de tensao , se fosse eu pagava para eles efetuarem as mediçoes
  18.  # 18

    Mas agora é inútil! Os problemas deixaram de acontecer em grande medida, por isso medições actuais são irrelevantes. Mas quando os problemas aconteciam eram diários e foram certamente responsáveis por inúmeras avarias aqui na zona. Só na página de facebook da urbanização eram talvez dezenas de pessoas a queixar-se de avarias. O que eu quero é simples e eles certamente tem: os valores extremos de tensão no período reclamado (que já nem me lembro ao certo, a eredes não guarda histórico dos pedidos nem envia cópia destes, mas seria algures em janeiro).

    Enfim, fiz reclamação de recurso com a ERSE expondo a falta de resposta directa da E-redes a uma questão tão simples. Não percebo como é possível eu perguntar uma coisa muito específica e responderem sempre outra completamente ao lado! Para mim, é tudo uma clara admissão de culpa.

    Voltando à questão dos valores de tensão, desde que tenho um carregador para o EV que mostra a tensão da rede já cheguei a ver 210V (que não chega bem aos 230V - 10%). Aliás, um dia o Tesla deixou de carregar porque disse que "tinha sido detectada tensão de rede demasiado baixa", o que deve ter sido ainda inferior a isso, porque com esses valores continuava a carregar...
  19.  # 19

    Colocado por: pcspinheiroNão percebo como é possível eu perguntar uma coisa muito específica e responderem sempre outra completamente ao lado! Para mim, é tudo uma clara admissão de culpa.

    Já tive problemas com a Eredes, e vim a descobrir que as respostas às minhas reclamações eram feitas por IA.
  20.  # 20

    Colocado por: pcspinheiroAliás, um dia o Tesla deixou de carregar porque disse que "tinha sido detectada tensão de rede demasiado baixa", o que deve ter sido ainda inferior a isso, porque com esses valores continuava a carregar...
    Sim o Tesla é esquisito... e qd queremos carregar a 16A e ele teima e baixa para 12A :-)
    No Leaf, marco 16A e carrega a 16A :-)
 
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