Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Comprei um apartamento (construção terminada em 2023) num prédio com R/C + 3 andares (8 fogos no total, 2 fogos por andar), tendo comprado no último andar.

Apenas na sala (tem 50m2) quando estou em completo silêncio às vezes ouço ou os vizinhos a falarem ou a televisão (não consigo perceber porque não é percetível, ouço apenas um ruído muito de vez em quando, nestas condições).
    Sei que é do vizinho de baixo porque eles foram 2 semanas para fora e fiquei a tomar conta do gato deles, e nessas duas semanas não ouvi nada. Os senhores são velhotes e já ouvem mal, falam muito alto, e calculo que coloquem a televisão alta.
    A minha sala ainda não está completamente mobilada, faltam colocar tapetes, alguns móveis, cortinados.

Nas pesquisas do fórum que fiz, vi que o teto falso podia ajudar na acústica. Só tenho teto falso na cozinha, corredor, e WC's (pelo que na sala e nos quartos não tenho). Estranhei, pensava que aos dias de hoje era algo que sempre se colocava.
    Alguma razão para o construtor não o ter feito?

Relativamente ao ouvir um ruído do vizinho de baixo nas condições acima descritas, também não me fazem sentido dado a casa ser de construção recente.
    Olhando para os materiais da casa é algo expectável de ouvir, ou está aqui alguma coisa que posso fazer mais?

A configuração da casa é a seguinte.

Paredes:
    - entre fogos/exterior:
    Parede simples de alvenaria de blocos térmicos com isolamento contínuo
    pelo exterior (ETICS) de espessura total de cerca de 0,33 m, com a
    seguinte constituição do interior para o exterior:
    •estuque de gesso fino projetado de elevada dureza de 1200 kg/m3, com
    20 mm de espessura, (coeficiente de condutibilidade térmica 0.43 W/mºC);
    •pano de alvenaria de bloco de betão leve térmico de Leca com 25 cm de
    espessura e resistência térmica de 0.54 m2.ºC/W;
    •isolamento térmico continuo sistema ETICS tipo Tecnovite EPS100 com 6
    cm de espessura, com coeficiente de condutibilidade térmica 0,036 W/mºC;
    •reboco de argamassa de elevada dureza com 10 mm pintada de cor
    branca (cor clara).

- com parte comuns do prédio:
    Parede interior para a caixa de escadas, dupla de alvenaria com
    isolamento térmico preenchendo a caixa de ar com cerca de 36 cm de
    espessura, com a seguinte constituição do interior para o exterior:
    •estuque de gesso fino projetado de elevada dureza de 1200 kg/m3, com
    15 mm de espessura
    •Alvenaria de tijolos cerâmicos de 11 cm de espessura
    •Lã mineral GeoWall 34 com 60 mm de espessura com coeficiente de
    condutibilidade térmica 0.034 W/mºC;
    •Alvenaria de tijolos cerâmicos de 15 cm de espessura
    •Reboco com 15 mm

- interiores:
    Parede interior para o patim do piso em alvenaria de tijolo com cerca de 25
    cm de espessura em alvenaria simples de tijolo cerâmica com:
    • estuque de gesso fino projetado de elevada dureza de 1200 kg/m3, com
    15 mm de espessura
    • Alvenaria de tijolos cerâmicos de 22 cm de espessura
    • Reboco com 15 mm

Pavimento entre fogos:
    Laje maciça de 23cm, com betão celular 5cm e betonilha de regularização 5cm. Entre a laje e o betão celular colocou-se uma manta de isolamento acústico - Impactodan de 10mm, estando a mesma dobrada em cada parede sobre o pavimento, com o intuito de absover os ruídos de percursão. Laje revestida a cerâmica ou flutuante.

Obrigado desde já e peço desculpa pelo longo texto :)
  2.  # 2

Colocado por: tmcardosoPavimento entre fogos:
    Laje maciça de 23cm, com betão celular 5cm e betonilha de regularização 5cm. Entre a laje e o betão celular colocou-se uma manta de isolamento acústico - Impactodan de 10mm, estando a mesma dobrada em cada parede sobre o pavimento, com o intuito de absover os ruídos de percursão. Laje revestida a cerâmica ou flutuante.

Isso é a descrição da ficha técnica? Tem a certeza que foi colocada a manta acústica, e que esta dobra até ao rodapé?

Seja como for, e se ouve sobretudo barulho de vozes e televisão (ruído aéreo), presumo que a ttransmissão se dê sobretudo pela caixilharia e não pelos tímpanos rígidos (paredes e pavimentos). Sabe que vidros tem a caixilharia?
  3.  # 3

Boa noite,

É descrição da ficha técnica sim, com alguns acrescentos do certificado energético que tinha mais alguma informação.

Não tenho a certeza, não comprei a casa em construção e não sei como verificar se tem manta acústica e que esta dobra até ao rodapé. Como posso fazer?

Relativamente quando ouço o barulho, eu sei que os vizinhos têm a TV encostada numa parede. Quando coloco o ouvido no chão, não ouço praticamente nada. Quando coloco o ouvido na parede, ouço bastante mais (ainda que baixo), relativamente ao chão. A parede que estou a falar é a primeira que partilhei no post inicial, a parede entre fogos/exterior.

Relativamente aos vidros, em todas as divisões, tenho esta configuração:
    Caixilharia com corte térmico da Cortizo de classe 4 no que diz respeito à permeabilidade ao ar com vidro duplo com 22 mm de lâmina de ar SunGurar eXtra Selective SNX 60 com 6 mm + incolor de 6 mm com factor solar de 0,30.

Dimensões:
    Sala
    3 janelas de correr com total dimensão de: 4.9 m x 2.25 m

Cozinha
    2 janelas de correr com total dimensão de: 2.7 m x 2.25 m

Quartos
    2 janelas de correr com total dimensão de: 1.9 m x 2.1 m

Todas as janelas o trinco é de manivela, como as de batente, não é o normal do trinco de empurrar.

Obrigado pela ajuda!
  4.  # 4

Olá comunidade :)

Desculpem estar a incomodar com o mesmo assunto mas... alguém tem ideia do porquê destes ruídos? De onde vêm e como podia ser minimizado?

Obrigado pela ajuda!
  5.  # 5

Colocado por: tmcardosoSó tenho teto falso na cozinha,
    estando por cima do vizinho o seu tecto não tem nada a ver

Colocado por: tmcardosoComo posso fazer?
    só arrancando o piso

Colocado por: tmcardosoalguém tem ideia do porquê destes ruídos?
    o som deve estar a ser conduzido através da estrutura do prédio. se voçê se dá bem com os vizinhos é fácil de testar isso

Colocado por: tmcardosocomo podia ser minimizado
    no seu caso talvez isolando acusticamente o apartamento por dentro...
  6.  # 6

Isso só se resolve de uma forma: mudar de casa.
  7.  # 7

Não é aquela situação onde algumas câmaras se limitam ao projeto, e outras obrigam a ensaios técnicos in situ ?

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/96-2008-449682

Averigúe se foi realizado.

0.0124 seg. NEW