Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou em processo de compra de casa, já com CPCV assinado mas estou apreensiva em relação à avaliação do banco devido aos imóveis estarem em cadernetas e certidões separadas.

Em relação à atribuição do valor do CH, a primeira consulta junto ao banco indicou que seria fácil, o problema está na avaliação:

Neste caso são 2 imóveis localizados num terreno em que estão: Caderneta 1: Imóvel 1 + Terreno e Caderneta 2: Imóvel 2

O banco ainda não me confirmou se é possível fazer 1 única avaliação e escritura de ambas as cadernetas (mas achavam que não era possível) e uma solicitadora disse-me que era possível.

Podem-me ajudar? Assinei CPCV a 90 dias e estou apreensiva que surja algum obstáculo.

Deveria juntar alguma coisa o mais rapidamente possível?
    • size
    • 10 abril 2025

# 2

Se está em causa um financiamento para habitação própria poderá estar perante possível problema.
    O Banco pode excluir um dos imóveis, aquele que não constitui habitação.
  2.  # 3

Colocado por: sizeSe está em causa um financiamento para habitação própria poderá estar perante possível problema.
    O Banco pode excluir um dos imóveis, aquele que não constitui habitação.

Existirá alguma maneira de contornar? Um dos imóveis é apenas uma habituação pelo que o plano até é juntar os dois para criar uma única habitação. Ou poderá o atual proprietário fazer algum tipo de junção?
    • size
    • 10 abril 2025 editado

# 4

Sim, o actual proprietário poderia tentar unificar os 2 artigos, mas, a ser possível, poderá ser um processo demorado.
  3.  # 5

Colocado por: sizeSim, o actual proprietária poderia tentar unificar os 2 artigos, mas, a ser possível, poderá ser um processo demorado.

Muito obrigado pela ajuda. E sendo os imóveis geminados - e 1 deles 1 única habitação - a nossa intenção é juntar os imóveis e fazer deles uma única habituação. Poderia este argumento favorecer a nossa posição junto ao banco? Ou acha que é um tema em que não há flexibilidade?
  4.  # 6

Só pode o novo proprietário legalmente juntar os dois num único artigo, quando estiver tudo pago ao banco.
  5.  # 7

E as certidões permanentes, o que é que dizem?
  6.  # 8

Colocado por: PickaxeE as certidões permanentes, o que é que dizem?

Como assim “o que dizem?”
  7.  # 9

Colocado por: nezzielo

Como assim “o que dizem?”

https://m.youtube.com/watch?v=L86T-_77Wi8
  8.  # 10

Colocado por: nezzieloComo assim “o que dizem?”

Já as viu pelo menos?
    A informação que lá está coincide com as cadernetas prediais?

0.0116 seg. NEW