Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá malta,
    Há um vizinho que estaciona no passeio em frente ao nosso prédio. Já foi avisado por mim, pelos diferentes vizinhos do nosso e de outros prédios e nada.

É uma passeio que está mesmo em frente à entrada (que cómodo hã!?) mas que não deve ser utilizado (por senso comum). Se for numa situação pontual não chateia ninguém (por exemplo uma grávida sair mais perto, uma criança é retirada porque estaa chover, ou mesmo uma situação de emergência de retirada de uma pessoa do prédio para por exemplo uma ambulância... - é isto o senso comum).

O que me traz aqui é:
    Quem pode requisitar a instalação de um sinal de proibição no passeio? Apenas o condomínio?

Deduzo que se tenha que pedir à câmara?

Obrigado!
  2.  # 2

não tem uma imagem....

não vejo porque há-de ser proibido. Será que o passeio é minusculo e o carro fica mesmo em cima da porta do prédio?

é que não basta pedir o sinal (penso que seja na camara) não se pode colocar o sinal num sitio em que se pode estacionar.
  3.  # 3

O sinal de proibido não vai fazer nada. Esse tipo de gajos só olha para o seu próprio umbigo.

Vocês precisam desta ferramenta:

valv

Tira o pipo do ar do pneu, e com esta ferramenta desaperta a válvula do pneu.

O procedimento demora uns 10 segundos e não causa qualquer dano.

Ele vai aprender a lição quando tentar encher o pneu durante meia hora sem sucesso e for obrigado a chamar um reboque.
    • hangas
    • 11 abril 2025 editado

# 4

Colocado por: pauloagsantosnão vejo porque há-de ser proibido.

Talvez porque o nº1 alienea f) do Art 49º do Codigo da Estrada assim o determina?
    E no caso em concreto talvez também o nº1 alienea c) do Art 50º
    Nem é preciso haver um sinal.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    • size
    • 11 abril 2025

# 5

Colocado por: casinhaDaAvo
    O que me traz aqui é:
    Quem pode requisitar a instalação de um sinal de proibição no passeio? Apenas o condomínio?

Deduzo que se tenha que pedir à câmara?

Obrigado!

Sendo um passeio publico não necessita de qualquer sinal de proibição de estacionamento. À partida, é sabido que é proibido estacionar em cima dos passeios. Chamem a policia para remover o carro e aplicar a devida multa.
  4.  # 6

Na minha zona havia um individuo que estacionava o carro sempre em cima da passadeira e nem sequer se dava ao trabalho de procurar um lugar adequado para estacionar.
    Foi avisado várias vezes e o cenário era o mesmo todos os dias.
    Um belo dia ia para o trabalho e reparei que algo estranho se passava com o carro, reparei que tinha os quatro pneus em baixo.
    A partir desses dia, miraculosamente nunca mais vi tal carro em cima da passadeira.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 7

Risquem assim no capot: "nao se estaciona aqui"
  6.  # 8

Colocado por: desofiapedroRisquem assim no capot: "nao se estaciona aqui"

Vai estacionar no ar ou nunca estaciona?
    É que a mensagem vai estar sempre presente.
  7.  # 9

Não necessita pedir sinal nenhum de proibição de estacionar pois é proibido o estacionamento em cima do passeio exceto na existência de algum sinal que o permita.
    O autor do post, os vizinhos e outros moradores das redondezas não são agentes de autoridade e por isso não podem dizer ou avisar ninguém que não pode estacionar em determinado local.
    No caso de alguém se sentir incomodado, chamem as autoridades para resolver a situação.
  8.  # 10

Colocado por: hangasTalvez porque o nº1 alienea f) do Art 49º do Codigo da Estrada assim o determina?
    E no caso em concreto talvez também o nº1 alienea c) do Art 50º
    Nem é preciso haver um sinal.

mas estaciona em cima do passeio ou junto ao passeio? eu ao ler fiquei com a ideia de que estacionava junto ao passeio e não em cima dele.
  9.  # 11

Um paralelo no para brisas
    • hangas
    • 11 abril 2025 editado

# 12

Colocado por: pauloagsantosmas estaciona em cima do passeio ou junto ao passeio?

Colocado por: casinhaDaAvoHá um vizinho que estaciona no passeio em frente ao nosso prédio

Eu fiquei com a ideia que é em cima do passeio...
  10.  # 13

Bem pessoal, eu aviso que não sou conflituoso
    .. digamos assim 😅 por mais vontade que tenha de mandar um paralelo ou esvaziar os pneus, não o vou fazer. Não concordo com violência para resolver os problemas, até porque se formos ver a fundo a situação, não estou a ser incomodado "fisicamente ".

A questão é mesmo moral e sobretudo de regras cívicas. Não se estaciona em cima do passeio, e não acredito que um sinal impeça a 100% contudo, com um sinal de proibição de estacionamento lá e na eventualidade de haver um carro estacionado no passeio (e não ao lado) teremos sempre mais uma razão para chamar à atenção e sobretudo ainda mais razão para chamar a polícia para intervir 🙂

É que já foi chamado à atenção (que eu saiba nunca houve qualquer multa, mas não sei se já chanaram a polícia) e continua com a mesma atitude.

(Não concordo com a inacessibilidade do local pelas razões que já disse, apenas que seja explícita a proibição de estacionar para que no caso lá esteja um carro estacionado, haja 100% de certeza que é uma situação correta e que qualquer um possa tomar a atitude que entender).

Deduzo que seja com a câmara municipal?
  11.  # 14

Mas quer colocar um sinal de proibição de estacionar num local que já é proibido estacionar?!?

É lógico que tem a mesma atitude, continuo a dizer que quem o chama a atenção não tem autoridade para o fazer... Chame as autoridades!
  12.  # 15

pode ser que o próprio sinal impeça o carro fisicamente de lá estar
  13.  # 16

Oleo de travoes na pintura
    • size
    • 11 abril 2025

# 17

Colocado por: IronManSousapode ser que o próprio sinal impeça o carro fisicamente de lá estar

E o Município vai decidir colocar um sinal vertical de proibição onde, por natureza, é proibido estacionar ?
  14.  # 18

Tivemos o mesmo problema no meu prédio, apesar de termos colocado uns pilaretes frente á porta e á boca de incêndio alguns vizinhos continuavam a estacionar lá. Imprimi uns avisos a pedir educadamente que não estacionassem pois dificultava a entrada ou saída de uma maca ou o acesso á boca de incêndio. Houve uma fulana que persistiu e colamos o mesmo pedido ao para-brisas e foi remédio santo.
    Ações que danifiquem os carros não é recomendável.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  15.  # 19

Colocado por: CarvaiTivemos o mesmo problema no meu prédio, apesar de termos colocado uns pilaretes frente á porta e á boca de incêndio alguns vizinhos continuavam a estacionar lá. Imprimi uns avisos a pedir educadamente que não estacionassem pois dificultava a entrada ou saída de uma maca ou o acesso á boca de incêndio. Houve uma fulana que persistiu e colamos o mesmo pedido ao para-brisas e foi remédio santo.
    Ações que danifiquem os carros não é recomendável.

Exatamente. Nada de danificar. Só o facto de causar incómodo (i.e., gastar tempo a descolar o autocolante) já faz o espertinho pensar duas vezes.
  16.  # 20

Colocado por: pauloagsantosnão tem uma imagem....

não vejo porque há-de ser proibido. Será que o passeio é minusculo e o carro fica mesmo em cima da porta do prédio?

é que não basta pedir o sinal (penso que seja na camara) não se pode colocar o sinal num sitio em que se pode estacionar.

Não sabe porque é proibido estacionar em cima do passeio? Está mesmo a falar a sério? Já ouviu falar no código da estrada?

0.0168 seg. NEW