Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia Forum!

Gostave de pedir a vossa opinião sobre orçamento para um prjecto de execução que recebi.

Transcrição da proposta:

Com base nos elementos recolhidos, procederemos à elaboração dos ambientes, pré definição de materiais e paleta
    de cores para cada espaço. Segue-se a prospeção de mercado para a definição dos seguintes itens:
    • Pavimentos e revestimentos para interior e exterior
    • Sanitários
    • Torneiras
    • Móveis e assessórios para as instalações sanitárias
    • Móveis de cozinha e o seu Layout, móveis de lavandaria, arrumos e respetivos acabamentos
    • Eletrodomésticos - caso seja pedido pelo cliente, definir a marca
    • Definição da paleta de cores e texturas nos ambientes e outros possíveis materiais de revestimento a propor
    interiores e exteriores
    • Peitoris e soleiras de janelas e portas
    • Escolha de cor e modelo de portas interiores e exteriores, ferragens e puxadores,
    • Roupeiros modelo e acabamentos – interior será estudado posteriormente pelo cliente com a empresa de
    roupeiros/carpinteiro
    • Desenho de escadas e corrimãos,
    • Revestimento para piscina e area circundante
    NOTA – O estudo e elaboração das cozinhas é sempre feito com apoio técnico de empresas especializadas na área e
    quando necessário ou a pedido do cliente, com a presença de elementos destas, nas reuniões para
    esclarecimentos técnicos. Serão depois estas empresas a preparar e a fazer instalação da cozinha.

3ª Fase

Com base nos materiais definidos na fase anterior, procederemos à elaboração, apresentação de:
    • Elaboração de desenhos técnicos ao nível de alçados e plantas, plantas da estereotomia dos pavimentos e dos
    revestimentos selecionados.
    • Mapa de acabamentos onde são indicadas as respetivas marcas e referencias de acordo com o local onde
    serão aplicadas
    • Imagens 3D dos espaços exteriores e interiores

"Considerando a possibilidade de algumas alterações ao projeto, estas adaptações já estão contempladas, garantindo a preparação adequada para a fase de obra, assim como mapa de vãos e mapa de pavimentos."

Estudo iluminotecnico não incluido, nem as especialidades.

Valor: 11.562,00 € IVA incluido

Sendo que pretendo escolher a maioria das coisas como cozinha, lavandaria, armarios para os quartos sem necessidade de qq apoio, não vos parece particularmente salgado este orçamento?

Obrigado.
  2.  # 2

Vai contratar um projeto de execução só para os pormenores estéticos?
    Os pormenores técnicos estão acautelados nos projetos de execução das diversas especialidades?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Bom dia LuisO,

Para se ter um paladar mais apurado, convém ter recebido mais 2 ou 3 propostas de orçamento para se provar se é ou não demasiado salgado?

Recebeu mais algum?
    • HFSF
    • 11 abril 2025

# 4

Isso parece o serviço de uma decoradora :)
    Concordam com este comentário: zedasilva, dmanteigas, Pedro Barradas
  4.  # 5

So mesmo se o projeto for muito especial, valerá apena pagar por isso tudo.
    Há elementos que deveriam ter ficado definidos com rigor em sede de Licenciamento/ comunicação prévia (soleiras, peitoris, mapas de vãos exteriores, etc...)
  5.  # 6

pois não sei
    o que ainda não se sabe é sobre o que se está a fazer é sobre que base? um projeto de licenciamento? isto é em conjunto com o projeto de arquitetura de licenciamento?
    acho que não temos os elementos suficientes para analisar.
    quanto muito poderá estar incompleto, por exemplo faltam mapas de quantidades e fundamentalmente a coordenação com as especialidades estas tambem em sede de projeto de execução, isto para não resultar apenas num rol de desenhos e soluções esteticas em que em obra não bate depois a bota com a perdigota.
    quanto ao valor pode ser caro como aceitável, depende de várias coisas.
  6.  # 7

Obrigado a todos.

O projecto de arquitectura já foi submetido e aprovado, é uma vivenda de 300m2, 2 pisos, +cave com 150.

Tendo em conta que nas especialidades é onde se vai definir grande maioria das coisas relevantes para a obra (que não está incluido neste projecto de execução), parece-me que isto nao passa de um orçamento super caro para desenhar alguns pormenores, ajudar na escolha de alguns materiais e fazer umas imagens 3d.

Não que eu ache que esse trabalho não é relevante, certamente ajuda, mas o projecto de arquitectura custou-me 4.3k, e tenho cotado especialidades à volta de 4k. Parece-me totalmente absurdo cobrar 11k por este serviço.
    Concordam com este comentário: Marco nunes
  7.  # 8

em vez desse tipo de trabalhos, peça cotações para mapas de quantidades, consultoria para escolha/ seleção de materiais de revestimento, elaboração de mapas de vãos interiores e exteriores, mapas de roupeiros. Eventualmente a preparação de outras peças desenhadas avulso (pormenor escadas, algum nó especial não standard a resolver que careça de desenhos de execução para solicitar cotação antecipada, alguma serralharia, etc...)
    Concordam com este comentário: zedasilva, marco1, LuisO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisO
  8.  # 9

...por 1/3 a 1/2 daquele valor consegue ter os elementos verdadeiramente importantes!

PS: 11500€ de orçamento, sem sequer incluír um mapa de quantidades...
  9.  # 10

parece realmente um trabalho de decoração como já referiram.
  10.  # 11

Olá. Realmente torna-se dificil opinar.
    Uma casa com 300m² (que na verdade são 450m²)... pode ter muita coisa que aqui não estámos a vislumbrar. 11k tanto pode ser caro como barato.
    No final, isso representa que % do custo total da obra? 3%? 5%? Será tão caro assim?
    Tudo depende do serviço que é apresentado.

Acho que é um valor que depressa recupera durante a obra, tendo tudo sido melhor pensado e planeado.

Ainda assim, para uma casa normal, T3 com garagem, 200m², eu apontaria para os 6-7k na minha zona. Sobre a sua casa e o seu contexto, pouco ou nada sabemos para poder ajudá-lo. Um bom projecto de Arquitectura Paisagística (Arranjos Exteriores) facilmente chega a esses valores, sem tocar na casa sequer.

"Depende." É a resposta que ninguém quer ouvir... mas é a que melhor se adequa na minha opinião.
    • HFSF
    • 12 abril 2025

# 12

Colocado por: N Miguel Oliveira"Depende." É a resposta que ninguém quer ouvir... mas é a que melhor se adequa na minha opinião.

O problema não é só o preço. Aquela ordem de trabalhos na proposta é que não parece propria de um projeto de execução.
    Não há pormenores construtivos, detalhes tecnicos nada apenas estética.

Ainda mais quando o LuisO diz que quer escolher cozinha, armarios em separado.

Eu vi o meu projeto de execução como um investimento, algo que se pagou muito rapidamente mas foram 5k e bastante mais completo.

Na minha opinião e vendo o que a empresa de decoração fez na minha casa, por uma fração do preço, acho que fica bem melhor servido com um projeto de decoração.
  11.  # 13

Colocado por: HFSFbem melhor servido com um projeto de decoração.

Isto para mim é juntar alhos com bugalhos.
    Coordenar um projecto de execução, com tudo o que anda dentro das paredes e afins, pouco ou nada tem que ver com decoração. Um projecto de execução dá trabalho mas é no trânsito de infraestrutura que anda dentro das paredes, lajes, etc... Decoração é apenas a face visivel disso. Que depois se pode extender ao mobiliário e afins. Coisas que podem não ser propriamente estudadas num Proj. de Execução.
    São coisas diferentes.
    Para mim Proj. de Execução é fazer o carro... Decoração é ir estofando os bancos ou dar uma pintura nova a cada 8 anos, etc etc... São coisas complementares. Agora, eu pelo menos vejo pouco sentido gastar num proj. de decoração, se a base não foi minimamente pensada ou bem executada. Ainda assim, acho que a fase mais importante de todas é mesmo o Estudo Prévio. Sem esse estar bem, não há milagre nenhum que possa vir do P. Execução ou Decoração que salve o projecto.
  12.  # 14

Colocado por: LuisOObrigado a todos.

O projecto de arquitectura já foi submetido e aprovado, é uma vivenda de 300m2, 2 pisos, +cave com 150.

Tendo em conta que nas especialidades é onde se vai definir grande maioria das coisas relevantes para a obra (que não está incluido neste projecto de execução), parece-me que isto nao passa de um orçamento super caro para desenhar alguns pormenores, ajudar na escolha de alguns materiais e fazer umas imagens 3d.

Não que eu ache que esse trabalho não é relevante, certamente ajuda, mas o projecto de arquitectura custou-me 4.3k, e tenho cotado especialidades à volta de 4k. Parece-me totalmente absurdo cobrar 11k por este serviço.

Dito/Escrito dessa maneira, este conjunto de trabalhos parece tão fácil como tirar cafés de uma maquina dolce gusto da nespresso....

Quando é outro a fazer parece sempre facil...enfim
    • HFSF
    • 13 abril 2025

# 15

Colocado por: N Miguel OliveiraPara mim Proj. de Execução é fazer o carro... Decoração é ir estofando os bancos ou dar uma pintura nova a cada 8 anos, etc etc... São coisas

Eu não estou a dizer que um projeto de execução é igual a um projeto de decoração.
    Claramente é bastante diferente.

O que estou a dizer é que este projeto de execução (baseado na descrição dos trabalhos) comparado com as propostas de projetos de decoração que tive eu preferia o projeto de decoração.

O que descreve estava presente no projeto de execução que paguei e o que o LuisO descreve na proposta estava no meu projeto de decoração. Isto claro em traços gerais.
  13.  # 16

Boa tarde,

seria melhor confirmar se no orcamento apenas esta incluido imagens 3D ou tambem um Walkthrough (visualizacao 3D em tempo real e andar por dentro da casa pelas divisoes e ver como sera a instalacao no final da execucao).
    Se assim for, entao o preco nao estara muito caro, se nao, entao é demasiado caro!
    Cumps
    MN

0.0188 seg. NEW