Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 22 março 2010 editado

# 1

Tão simples quanto isso: o que compensa?

Cenário 1
    Casal solteiro ou pessoa singular, sem compromissos conjugais
    Casa T2 na Amadora, Reboleira (uma zona barata)

Comprar
    http://casa.sapo.pt/Apartamentos/T2/Amadora/Venda/?sa=11&nh=2360&lau=80&gau=90&or=2
    O mais barato, imóvel de referência com 80~90m2: http://casa.sapo.pt/Apartamento-T2-Amadora-Clinica-86e87c20-a40e-48ba-a647-d27f90f9f66f.html
    85.000€ + 1.790€ (despesas compra)
    285€/mês com financiamento 90% Euribor 6 (dá de entrada 8.679€ - DECO/CaixaGalicia)
    379€/mês com financiamento 100% Euribor 6 (MG)
    Despesas com condomínio: 20€
    Seguros de vida e multi-riscos: 15 + 5€ (segurado com 25 anos e casa em questão)
    Tarifa de Conservação (SMAS): 14€
    IMI: 28€

Pior cenário: 461€/mês (financiamento 100% e com todos os custos)
    Melhor cenário: 367€/mês (90%)

Com a Euribor a subir para 3%
    Pior cenário: 562€/mês
    Melhor cenário: 451€/mês

Com a Euribor a subir para 5%
    Pior cenário: 675€/mês
    Melhor cenário: 546€/mês

Vantagens
    - temos algo que é nosso, um bem tangível, há um sentimento de "lar doce lar", de pertença
    - estamos a investir em algo que a muito longo prazo dá frutos
    - podemos fazer com a casa o que quisermos
    - o que fizermos na casa é sempre para nós e a nosso favor
    - estabilidade, a casa é nossa e nunca ninguém nos tirará da mesma

Desvantagens
    - despesas com impostos, seguros e condomínio
    - despesas com obras imprevistas
    - é difícil e caro vender se precisarmos de mudar de casa
    - desvalorização
    - pagamento de juros ao banco
    - inflexibilidade na mudança de zona de trabalho
    - é preciso juntar algum dinheiro para poder comprar sem se sujeitar a condições péssimas de crédito
    - instabilidade das taxas de juro

Arrendar
    http://casa.sapo.pt/Arrendamentos/Apartamento/T2/Amadora/?sa=11&nh=2360
    O mais barato, imóvel de referência com 82m2: http://casa.sapo.pt/Apartamento-T2-Amadora-Arredores-db1e7618-4b60-4107-ab95-b7003918d6c5.html

Pior e melhor cenário: 500€/mês

Vantagens
    - pode mudar de casa com antecedência de 4 meses, sem qualquer custo a não ser com as mudanças
    - o valor aumenta ligeiramente anualmente mas, de resto, é fixo, não tem variações significativas
    - não existem preocupações, tudo que estiver avariado/estragado é responsabilidade do senhorio
    - não precisa de acumular capital (dinheiro) para nada (não é preciso pagar entrada, impostos, seguros, etc.)
    - se não gostar da zona, dos vizinhos, do trabalho, pode-se sempre mudar com o menor esforço possível

Desvantagens
    - não está a comprar nada, não está a fazer um investimento, o dinheiro gasto não é amortizado em nada
    - a casa nunca é nossa e como tal, podemos nunca nos sentir em "casa"
    - as inovações (obras e melhoramentos) são feitas na propriedade de outra pessoa, o dinheiro é gasto para usar mas não para ficar
    - não somos livres de fazermos o que quisermos com a casa
    - podemos ser "expulsos" ao fim de 5 anos e obrigados a procurar outra casa
    • lobito
    • 22 março 2010 editado

# 2

Só não estou de acordo com isto:

"- estabilidade, a casa é nossa e nunca ninguém nos tirará da mesma"

É quase sempre verdade, mas como se tem visto nos últimos tempos, se estiver muito, muito "à pele", qualquer mudança negativa (perda de emprego, separação, etc) pode fazer bascular nos "sem abrigo"

Tenho a dizer que ao longo da minha vida, que começa a ser longa, tenho visto de tudo: pessoas que compram uma casa e a certa altura mudam de vida, de continente, e deixam a casa para trás; pessoas que alugam uma casa e a certa altura, no pior momento da vida delas, têm a possibilidade de a comprar por 10 réis de mel coado. Portanto, considero a estabilidade da propriedade uma coisa muito relativa.
  1.  # 3

Dois comentários para baralhar as contas:

1. Na minha opinião AS RENDAS ESTÃO DEMASIADO ALTAS.
    Uma casa de 85.000euros deveria ter, no primeiro ano, um rendimento de uns 4 a 5% /ano, isto é, devia ter uma renda de 285 a 355euros/mês.
    O problema é que o RISCO do negócio é tão grande para o senhorio, que nem um rendimento de 6% (500,00euros) parece ser suficiente.

(nota: lembro que este rendimento NÃO É LÍQUIDO! Há ainda as taxas, impostos, despesas de condomínio e de conservação, etc.).

2.
    Colocado por: FDArrendar
    Vantagens
    - o valor aumenta ligeiramente anualmente mas, de resto, é fixo, não tem variações significativas

Se o Euribor estiver nos 4% isso poderá querer dizer que a taxa de inflação (e o aumento das rendas) poderá andar nos 2% ou 3%.
    Se isto acontecer, ao fim de 40 anos NÃO É VERDADE que a renda "aumenta ligeiramente".

O inquilino que pagar hoje 500,00 euros de arrendamento, com aumentos de 2%/ano, irá pagar 1.105,00 euros daqui a 40 anos ... e vai achar que é pouco (enquanto que o senhorio estará na penuria).

É que se a taxa de juro do banco se mantiver, por exemplo, abaixo dos 4% (actualmente está nos 0,950%, e tem vindo a descer
    http://pt.euribor-rates.eu/euribor-taxa-6-meses.asp!), a prestação a pagar ao banco será inferior a 600,00 euros ao longo de todo o empréstimo.

Isto é, (e NESTE CASO) daqui a 40 anos o inquilino estará provavelmente a pagar O DOBRO do que o proprietário estará a pagar ao banco...

O fosso AUMENTARÁ se a inflação (/aumento de renda) trepar para os 5% , e mesmo que a Euribor+spread vá para os 10%.
    Neste caso, a prestação do banco será de uns 720euros/mês, enquanto que a renda que começou a 500,00euros, estará em 3.520,00euros daqui a 40 anos!!
  2.  # 4

Ó Luís.

Há aí uma falácia qualquer nesse seu raciocínio, mas não sei bem onde. Acho que tem a ver com o facto de estar a fazer duas curvas muito bonitas a partir dum ponto, sem ter em consideração factores externos que afectam cada ponto muito mais do que a situação do ponto anterior. Não sei se me estou a fazer entender.

É como as duas situações que eu mencionei atrás: quando aquelas pessoas tomaram a opção de comprar ou de arrendar, no anos 50, nada fazia prever um 25 de Abril nos anos 70, por exemplo.

Ou seja: cum grano salis.
  3.  # 5

Colocado por: lobito quando aquelas pessoas tomaram a opção de comprar ou de arrendar, no anos 50, nada fazia prever um 25 de Abril nos anos 70, por exemplo..
    Pois...
    Conheço pessoas que viviam em 5 assoalhadonas (prédios dos finais dos anos 50) que passaram anos a pagar menos de renda da casa do em telefone/telecomunicações.

Colocado por: lobitoHá aí uma falácia qualquer nesse seu raciocínio, mas não sei bem onde.

Limitei-me a fazer contas:

86.790 euros, a 10%, durante 40 anos dá uma Prestação mensal de 707,71.

Uma Renda de 500 euros/mês aumentando 5% todos os anos (em Janeiro) serão 3.519,99 daqui a 40 anos.

0.0127 seg. NEW