Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos!

Estou a estudar a possibilidade de remover a banheira de hidromassagem cá de casa e aproveitar essa linha elétrica (já potente) para instalar uma tomada no estacionamento, de forma a carregar um carro elétrico.

Vivo num 4.º andar e, em conjunto com outros condóminos, estamos a planear abrir um caminho até à garagem (através dos patamares das escadas) para levar a instalação elétrica até lá.

Gostava de saber:

Que cuidados devo ter neste processo, tanto a nível técnico como legal?

Há alguma recomendação ?

E em termos de custos – que valores médios devo esperar, tanto pela obra como pela instalação elétrica?
  2.  # 2

Recomendação:
    Contactar uma empresa especializada que esteja habilitada para executar esse tipo de instalação.
    Concordam com este comentário: SrR
  3.  # 3

Colocado por: rod_2000Estou a estudar a possibilidade de remover a banheira de hidromassagem cá de casa e aproveitar essa linha elétrica (já potente) para instalar uma tomada no estacionamento, de forma a carregar um carro elétrico.

tem a certeza? qual a secção do cabo, está protegido com disjuntor de quantos amperes, circuito monofásico ou trifásico, qual a potencia do seu quadro, qual a potencia que a coluna do quadro do edifico suporta?
    Tem de consultar um eletricista e este analisa as instalação elétrica e fará uma avaliação técnica e um orçamento.

PS: Talvez seja mais profícuo pedir um ramal dedicado a carregamento VE.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

Este tipo de operação tem de ser vista e aprovada pelo e-redes?

O seguro paga alguma coisa se houver alguma situação de sinistro?
  5.  # 5

Atualização aqui relativo ao tema dos carregadores elétricos em condomínios:

Foram consultados um eletricista e um Engenheiro Eletrotécnico, bem como uma empresa especializada.

Primeiramente, isto era muito mais complicado de fazer antes do Simplex, agora é totalmente legal.

Concluiu-se que é possível implementar esta solução sem necessidade de projeto, desde que se mantenha a potência atualmente atribuída às banheiras, redirecionando-a para a ligação à garagem. Neste cenário, não será possível instalar carregadores de maior potência por parte dos condóminos.

Caso se pretenda aumentar a potência, será então necessário um projeto, coisa que queriamos evitar (para não subir os custos).

O custo estimado é de aproximadamente 750€ por condómino.

A solução final encontrada é assim cada condómino fica com uma ligação monofásica de 16 A para carregamento de veículos elétricos ligada ao seu quadro elétrico de casa nos disjuntores que antigamente seriam para a banheira de hidromassagem.

Colocado por: PalhavaEste tipo de operação tem de ser vista e aprovada pelo e-redes?

Não, desde que não tenha projeto.

Colocado por: PalhavaO seguro paga alguma coisa se houver alguma situação de sinistro?

Também foi tema. Sim, as alterações têm de estar em ata e não precisas de projeto, mas precisas de uma instalação legal e assinada por técnico habilitado.
  6.  # 6

A mim tem-me sido dito que pela lei a não ser que haja boxes individuais, os carregadores em lugar de estacionamento tem de estar ligado directamente ao quadro de condominio. Isto porque tem de permitir que numa emergencia os bombeiros consigam cortar a eletricidade toda duma vez
  7.  # 7

Colocado por: rod_2000Atualização aqui relativo ao tema dos carregadores elétricos em condomínios:

Foram consultados um eletricista e um Engenheiro Eletrotécnico, bem como uma empresa especializada.

Primeiramente, isto era muito mais complicado de fazer antes do Simplex, agora é totalmente legal.

Concluiu-se que é possível implementar esta solução sem necessidade de projeto, desde que se mantenha a potência atualmente atribuída às banheiras, redirecionando-a para a ligação à garagem. Neste cenário, não será possível instalar carregadores de maior potência por parte dos condóminos.

Caso se pretenda aumentar a potência, será então necessário um projeto, coisa que queriamos evitar (para não subir os custos).

O custo estimado é de aproximadamente 750€ por condómino.

A solução final encontrada é assim cada condómino fica com uma ligação monofásica de 16 A para carregamento de veículos elétricos ligada ao seu quadro elétrico de casa nos disjuntores que antigamente seriam para a banheira de hidromassagem.

Não, desde que não tenha projeto.

Também foi tema. Sim, as alterações têm de estar em ata e não precisas de projeto, mas precisas de uma instalação legal e assinada por técnico habilitado.

As frações vão retirar as banheiras de hidromassagem?
  8.  # 8

Colocado por: VarejoteAs frações vão retirar as banheiras de hidromassagem?

Sim, a maioria até já substituiu por duches. Já ninguém as usa no condomínio.
  9.  # 9

1° necessita de projecto
    2° necessita de certificação
    3° a instalação tem de seguir as indicações do Guia Técnico das Instalações Elétricas para alimentação de veículos elétricos ed.3.
    4° a empresa que executar deverá emitir o final declaração de responsabilidade pela execução.

No guia tecnico tem todas as opções possíveis para a instalação que pretende realizar, bem como as questões de segurança que deveram cumprir
  10.  # 10

Tenho na cave, que é o piso da garagem, um arrumo com tomada elétrica alimentada pelo quadro da minha fracção. A tomada está protegida por um disjuntor de 16A normalissimo.

Pergunta: posso legalmente reencaminhar essa tomada para o meu lugar de garagem?
  11.  # 11

O Guia Técnico das Instalações Elétricas para alimentação de veículos elétricos ed.3, explica.

O procedimento é basicamente o mesmo que colocar uma Wallbox.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII

0.0155 seg. NEW