Colocado por: rod_2000Estou a estudar a possibilidade de remover a banheira de hidromassagem cá de casa e aproveitar essa linha elétrica (já potente) para instalar uma tomada no estacionamento, de forma a carregar um carro elétrico.
Colocado por: PalhavaEste tipo de operação tem de ser vista e aprovada pelo e-redes?
Colocado por: PalhavaO seguro paga alguma coisa se houver alguma situação de sinistro?
Colocado por: rod_2000Atualização aqui relativo ao tema dos carregadores elétricos em condomínios:
Foram consultados um eletricista e um Engenheiro Eletrotécnico, bem como uma empresa especializada.
Primeiramente, isto era muito mais complicado de fazer antes do Simplex, agora é totalmente legal.
Concluiu-se que é possível implementar esta solução sem necessidade de projeto, desde que se mantenha a potência atualmente atribuída às banheiras, redirecionando-a para a ligação à garagem. Neste cenário, não será possível instalar carregadores de maior potência por parte dos condóminos.
Caso se pretenda aumentar a potência, será então necessário um projeto, coisa que queriamos evitar (para não subir os custos).
O custo estimado é de aproximadamente 750€ por condómino.
A solução final encontrada é assim cada condómino fica com uma ligação monofásica de 16 A para carregamento de veículos elétricos ligada ao seu quadro elétrico de casa nos disjuntores que antigamente seriam para a banheira de hidromassagem.
Não, desde que não tenha projeto.
Também foi tema. Sim, as alterações têm de estar em ata e não precisas de projeto, mas precisas de uma instalação legal e assinada por técnico habilitado.
Colocado por: VarejoteAs frações vão retirar as banheiras de hidromassagem?