Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!

Ontem ao limpar as janelas de vidro duplo, apercebi-me de 3 pintas pretas na vertical seguidas (as duas de cima são linhas muito pequenas, e a de baixo parece-se mais com uma circunferência).

Estes "riscos" estão no interior do vidro, pelo que é impossível perceber se é sujidade ou riscos.

Alguém sabe o que isto possa ser? Foi na montagem? Só quero perceber o que isto é, porque a casa foi comprada nova em 2024 e se for algo grave, vou ativar a garantia com o construtor.

Caso ajude: a janela é dupla com 22mm de caixa de ar, e cada vidro tem 6mm de espessura. A dimensão da janela é 1.65m de largura x 2.25m de altura.
    Estas 3 pintas pretas, são mais ou menos no meio da janela, pelo que não me parece problema de isolamento e estar a entrar sujidade/pó.

Obrigado pela ajuda!
      IMG_0083_modified.jpg
  2.  # 2

Pode ser sujidade que tenha ficado antes de o vidro ter sido selado.

Também se pode dar o caso do selo ter rompido. Se começar a notar humidade e condensação no interior do vidro, é este caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tmcardoso
  3.  # 3

A quanto tempo foram instaladas?
  4.  # 4

Colocado por: ClioIIPode ser sujidade que tenha ficado antes de o vidro ter sido selado.

Também se pode dar o caso do selo ter rompido. Se começar a notar humidade e condensação no interior do vidro, é este caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tmcardoso

Humidade e condensação não noto, até ver.

Quando diz o selo, é o silicone que tenho todo à volta do vidro? Ou é outra coisa?
    Desculpe a ignorância.

Obrigado.
  5.  # 5

Colocado por: larkheA quanto tempo foram instaladas?

A obra começou em 2020/2021 (não sei o ano ao certo), e terminou em 2023.
    Terão sido instaladas durante estes anos, não sei se são instaladas a meio da obra ou apenas no final.

Obrigado.
  6.  # 6

Ainda devem ter garantia , deve contactar o instalador / construtor

O selo que o Clioll fala é entre os dois vidros e normalmente fica em vacuo ou em alguns casos preenchido com Gas Argon.
    Concordam com este comentário: tmcardoso
  7.  # 7

Obrigado pela ajuda! :)

Então o silicone à volta do vidro, é apenas estético ou tem algum propósito?
  8.  # 8

Colocado por: tmcardosoEntão o silicone à volta do vidro, é apenas estético ou tem algum propósito?

Silicone à volta do vidro não costumo ver. O que você deve estar a falar é um perfil de borracha para vedação e fixação entre o caixilho e o vidro. O selo de que eu falei é o selo da caixa oca entre os dois vidros, só é visível com a caixilharia desmontada.
  9.  # 9

O silicone que falo é o que fica entre a caixilharia e o vidro. Parece-me silicone, mas pode ser algum tipo de borracha. A minha questão é se é apenas estético, ou se está a fazer alguma função.
  10.  # 10

Imagem:
      IMG_0084-min.jpg
  11.  # 11

Esse vedante é so para acamar o vidro a caixilharia.
    Existe um selo tipo alcatrão a colar os dois vidros com esse perfil metálico (geralmente cheio com um dissecante) pelo meio.

Em fábrica pode ter saltado uns pingos desse “alcatrão” para um dois vidros, já que isso é aplicado com um bico injector.
    Concordam com este comentário: tmcardoso
      IMG_0624.jpeg
  12.  # 12

Obrigado hangas, devo ser isso de certeza! Pela cor, faz sentido ser esses pingos de alcatrão :)

Muito obrigado pelo esclarecimento!

0.0097 seg. NEW