Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas malta.
    Há uns tempos perguntei aqui no fórum, se me conseguiam dar uma luz para construção. Entretanto chamei lá um arquiteto para dar uma vista de olhos e desisti da ideia quando o mesmo disse que por menos de 250.000€ não se fazia lá nada.

Ora bem, com o preço dos apartamentos a roçar o ridículo, voltei a ter esta ideia e falei com o meu pai que abordou uma empresa de construção para ver se conseguíamos saber o preço/m2 ao que eles responderam 1200€/m2. (De realçar que ele não perguntou se era com ou sem iva, e, tendo em conta que só daqui por volta de 1 ano é que terei possibilidade de começar a construir, não falei com eles, ainda, portanto estou a assumir que falte o IVA).

Como não tenho experiência nenhuma nisto, queria saber se é real, então, apontar para os 180.000€ para uma moradia T2+1 ou T3 térrea a rondar os 100m2 (faz sentido?). O terreno neste momento tem uma casa que, a seguir para a frente, vai ser toda demolida. Ou seja, o processo vai ser começar do 0, licenças, fundações, etc.

Queria saber a vossa opinião, se possível. Abraço.
  2.  # 2

Colocado por: nanielqueria saber se é real, então, apontar para os 180.000€ para uma moradia T2+1 ou T3 térrea a rondar os 100m2

Pode ser real dependendo da zona onde vai construir e do projeto.

Colocado por: nanielO terreno neste momento tem uma casa que, a seguir para a frente, vai ser toda demolida.

Não esquecer que tem que acrescentar o custo da demolição
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naniel
  3.  # 3

não dá mesmo para recuperar essa casa
    é que 180 k para uma renovação já é uma boa quantia, podia ficar interessante.
    de resto mesmo sem iva terá que cingir-se a algo muito básico em termos construtivos e tudo muito contido.
  4.  # 4

Colocado por: marco1não dá mesmo para recuperar essa casa
    é que 180 k para uma renovação já é uma boa quantia, podia ficar interessante.

Infelizmente não. A casa foi construída antes de 1950, não sei bem a data. Mas já não é habitada há mais de 40 anos. A pedra está toda podre... E ainda pior, tem uma parede em comum com uma casa diferente (antes valia tudo, parece-me)...

Colocado por: marco1de resto mesmo sem iva terá que cingir-se a algomuitobásico em termos construtivos e tudo muito contido.

Acha o mesmo se os 1200 fossem já com IVA?
  5.  # 5

Colocado por: naniel1200 fossem já com IVA?

Muito dificilmente encontra isso em algum lado, mesmo para construção de qualidade inferior
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  6.  # 6

Colocado por: zedasilva
    Muito dificilmente encontra isso em algum lado, mesmo para construção de qualidade inferior
    Estas pessoas agradeceram este comentário:naniel

Certo. Tinha uma ideia errada, então, da pesquisa que fiz. Fiquei na ideia que 180k dava para uma construção mediana a assumir os 150k (c/ iva) para a construção da casa e que 30 mil dava para o resto... Obrigado pela opinião :)
  7.  # 7

naniel

hoje em dia o sector está um drama por várias razões, está tudo muito complicado por mais pequeno que seja ou simples.
    é claro que dentro da sapateirada se fazem coisas em saldo mas é como comprar um carro em 2º mão cheios de cancros escondidos e que passado meia duzia de dias está a dar problemas.
    tem de fazer muita pesquisa ai na sua região , ver casas em construção , ou acabadas á pouco tempo, tentar ver quem as fez e por quanto, se correu tudo vem, ...,etc, etc...
  8.  # 8

Olá, eu acho que consegue.
    Sim, os 1200 seriam sem IVA.
    Mas conte que ao orçamentar algo em concreto... é normal que esse valor aumente. O valor do empreiteiro nesta fase pode ter sido para não assustá-lo.
    O projecto tem que ser muito pragmático...
    E acho que está a pensar bem. 100m² de área bruta... ou seja, uns 82m² de área útil. Não poupe no projecto. Boa sorte.
  9.  # 9

Posso dizer que por esse valor esqueça...
  10.  # 10

Colocado por: DR23Posso dizer que por esse valor esqueça...

Depende da zona também.

Dizer que não constrói por 1465€+IVA, sem mais contexto, parece-me muito pessimista também.

Mesmo incluíndo neste bolo projectos e licenças... não me parece tão fora de pé assim (em muitas zonas do país). Estámos a falar de 100m²... não são 200 nem 300...
  11.  # 11

Colocado por: N Miguel OliveiraEstámos a falar de 100m²... não são 200 nem 300...

Se calhar se fossem 200 ou 300 ate ficava mais barato o preco por m2... primeiro porque ha custos que se diluem quanto maior e a area (aluguer da grua por exemplo). Depois porque uma casa de 140m2 com 3 quartos e 2 casas banho quase de certeza que fica mais cara por m2 que outra com 160m2 com 3 quartos e casas de banho se os 20m2 adicionais sao apenas area pavimentada.
    Eu acho que em determinadas zonas do pais deve ser perfeitamente possivel os 1200e/m2. Aquele orcamento que meti no meu topico (do video) chave na mao e que incluia 'tudo' (projeto, acompanhamento e execucacao da obra incluindo arranjos exteriores) devia andar nos 1400-1500e/m2 de ab. E aqueles nem sao conhecidos por serem os mais baratos..
  12.  # 12

Colocado por: dmanteigasSe calhar se fossem 200 ou 300 ate ficava mais barato o preco por m2

Isso sim, é quase certo.
    Daí ter escrito que o valor dos 1200 poderá subir, caso o empreiteiro não esteja ciente de que são apenas 100m².
    Mas o autor do tópico quer é saber se 180k chegam para o que quer construir. E para 100m², não me parece que 1465€/m²+IVA seja tão curto assim. 180k para 100m² parece-me perfeitamente possível em muitas zonas deste país. Falta contexto para poder opiniar mais...
  13.  # 13

Claramente. E tudo uma questao de fazer um projeto ajustado ao orcamento e nao achar que se pode ir comer ao 100 Maneiras com 20e no bolso
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 14

Colocado por: dmanteigasE tudo uma questao de fazer um projeto ajustado

Precisamente.
    Por isso escrevi que é aí onde claramente não deve poupar. Ao contrário do que muita gente pensa, projectar pequeno por vezes dá muito mais trabalho que projectar 200 ou 300m². Pois cada centimetro tem que ser decidido com menor margem e maior critério.
  15.  # 15

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Isso sim, é quase certo.
    Daí ter escrito que o valor dos 1200 poderá subir, caso o empreiteiro não esteja ciente de que são apenas 100m².
    Mas o autor do tópico quer é saber se 180k chegam para o que quer construir. E para 100m², não me parece que 1465€/m²+IVA seja tão curto assim. 180k para 100m² parece-me perfeitamente possível em muitas zonas deste país. Falta contexto para poder opiniar mais...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:naniel

A zona é uma aldeiazita, fora de grandes cidades. Mas já percebi pela discussão que as opiniões variam muito. Vou ter que mergulhar no projeto para conseguir saber "ao certo" se é realmente suficiente. Não quero nada de luxos mas também não pretendo fazer nada se for para usar materiais sem qualidade...
  16.  # 16

Colocado por: nanielNão quero nada de luxos mas também não pretendo fazer nada se for para usar materiais sem qualidade...

Pois, é a frase que mais se ouve.
    Mas isso, na prática, pouco ou nada quer dizer.

Pelo menos, numa coisa foi concreto, não disse "nem muito grande nem muito acanhado"... disse 100m2. E isso é um dado concreto!
    Nesse aspecto esteve bem, é continuar assim porque vai bem. Com essa área já consegue fazer um T2+1 ou T3, sem garagem.
    Se já tem terreno, uns 10k para projectos, outros 2 ou 3k para licenças, ramais, etc... (muito relativo)... Mais uns 165k para a casa talvez dê. Obviamente depende de muita coisa... a começar pelo próprio terreno.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  17.  # 17

a principal dificuldade é encontrar quem vá executar essa casa por 165 K...com um minimo de qualidade.
    Concordam com este comentário: DR23, HideCode
  18.  # 18

Colocado por: marco1a principal dificuldade é encontrar quem vá executar essa casa por 165 K...com um minimo de qualidade.

Numa "aldeiazita fora das grandes cidades" talvez consiga.
  19.  # 19

O terreno e as manias são as grandes incógnitas. Se a construção for extremamente tradicional, com janelas de supermercado, o mínimo de divisórias etc etc etc 160K podem ser suficientes. Se começar com PRH prali, janelas triplas praqui, adeus e até à próxima.
  20.  # 20

Colocado por: zemvpferreiraO terreno e as manias são as grandes incógnitas. Se a construção for extremamente tradicional, com janelas de supermercado, o mínimo de divisórias etc etc etc 160K podem ser suficientes. Se começar com PRH prali, janelas triplas praqui, adeus e até à próxima.

Janelas de supermercado não cumprem com a certificação energética.

Logo conte com mais 6 a 8k para ter janelas como deve ser.

0.0206 seg. NEW