Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: zemvpferreiraClaro que as coisas têm de mudar, mas têm de mudar a começar por quem tem dinheiro e escala.

Quem tem dinheiro e escala, mal ou bem, já faz isso. Por isso mesmo é que tem dinheiro, e capacidade para trabalhar com a economia de escala.

Precisamente por muitos viverem de paycheck em paycheck, é que não se compreende que alguém se aventure com construções sem saberem exactamente quanto vai custar no final.

Este limbo, esta incerteza, esta ambiguidade, leva a uma situação que é muitas vezes "fatal" para quem conta os trocos, ou para quem faz orçamentos a olhómetro.

É contra natura.
    Se eu tenho pouco dinheiro, devo ter muito mais critério e avançar com segurança nos passos.
  2.  # 2

Uma coisa é avançar com cautela, outra coisa é ver-se obrigado a gastar no mínimo 250 a 300K para ter uma casa onde viver. Se aparece alguém que apresenta obras que ficaram a 100 ou 150, é de desprezar assim tanto? O que estou a defender, mais uma vez, é que se ignorem os nice-to-haves que neste forum parecem mínimos olímpicos, quando não há orçamento para melhor. Não estou a sugerir que entreguem 50K a um tipo que nunca viram na vida e que vos promete uma mansão com piscina.

Há todo um mundo de construção Portugal fora que não tem capoto, não tem vidros de baixa emissividade, não usa revestimentos melhores que uma tijoleira de 11€/m2 e mesmo assim serve de habitação a milhões de pessoas. Pasmem-se mas ainda faz falta.

Com isto tudo se calhar afastamo-nos do caso desta thread, que tem um orçamento relativamente baixo mas atingível. 180K? Nada impossível com escolhas modestas, dependendo da zona. Mas modestas vão ter de ser e o construtor para ele modesto será.
  3.  # 3

Colocado por: zemvpferreiranice-to-haves

Se calhar perdi-me. Creio que não se falava de janelas boas, isolamentos, etc... mas sim da importância de se medir e quantificar o projecto. Esse trabalho alguém fá-lo-á. Até o empreiteiro de vão de escada, mal ou bem, fá-lo-á. Mas se o faz sem rigor, não acredite que se engana em prejuízo próprio.

Por vezes, é a "lista de compras" que ajuda a prevenir falhas.
    Exemplo, às vezes, a malta não percebe os desenhos... uma manta drenante é uma linha num desenho com uma legenda. É mais fácil vê-la numa lista e com quantidades do que uma linha perdida num calhamaço de folhas, que nem se sabe quantos m² leva.

É disso de que se está a falar.
    Na verdade é algo bom para o empreiteiro também. É algo donde irá tirar lucro, ter uma margem, etc. Tudo é negócio.

Senão, acontece o que você diz, tem uma casa de 100k€... e ela não cai. A gente vive nela. Você nunca soube que a parede contra a terra devia ter levado a tal tela... porque não lhe compete saber isso, e o empreiteiro quando deu por falta dela já a inauguração da casa tinha sido feita. O Fiscal nunca apareceu na obra... e depois os seus filhos começam com problemas de asma, ou algo ligado à qualidade do ar, começam a aparecer humidades no interior, etc... e está tudo bem.

Tudo para quê? Para poupar uns trocos num Mapa de Quantidades, no serviço dum medidor orçamentista, etc? Na verdade você não poupou nada. E o empreiteiro também foi nabo... podia ter ganho ali um X com o serviço de meter a tela, mas tampouco se lembrou.

Mas pronto, vamos pensar que ele se lembrou, mas não mediu... a olho pede 50 rolos de tela, e você paga-os no orçamento, mas não sabe quantos são. Se forem poucos ele vai lhe pedir mais uns trocos depois. Se forem demais, ele leva os que sobrarem para outra obra, e cobra-o duas vezes...

Qualquer detalhe numa obra, tem um risco brutal de "dinheiro deitado ao lixo"...
    Os euros em que é comido num detalhe como este da tela, para o medidor orçamentista, dava e sobrava.

Depois a malta admira-se do preço das casas.
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel Oliveira

Se calhar perdi-me. Creio que não se falava de janelas boas, isolamentos, etc... mas sim da importância de se medir e quantificar o projecto. Esse trabalho alguém fá-lo-á. Até o empreiteiro de vão de escada, mal ou bem, fá-lo-á. Mas se o faz sem rigor, não acredite que se engana em prejuízo próprio.

Por vezes, é a "lista de compras" que ajuda a prevenir falhas.
    Exemplo, às vezes, a malta não percebe os desenhos... uma manta drenante é uma linha num desenho com uma legenda. É mais fácil vê-la numa lista e com quantidades do que uma linha perdida num calhamaço de folhas, que nem se sabe quantos m² leva.

É disso de que se está a falar.
    Na verdade é algo bom para o empreiteiro também. É algo donde irá tirar lucro, ter uma margem, etc. Tudo é negócio.

Senão, acontece o que você diz, tem uma casa de 100k€... e ela não cai. A gente vive nela. Você nunca soube que a parede contra a terra devia ter levado a tal tela... porque não lhe compete saber isso, e o empreiteiro quando deu por falta dela já a inauguração da casa tinha sido feita. O Fiscal nunca apareceu na obra... e depois os seus filhos começam com problemas de asma, ou algo ligado à qualidade do ar, começam a aparecer humidades no interior, etc... e está tudo bem.

Tudo para quê? Para poupar uns trocos num Mapa de Quantidades, no serviço dum medidor orçamentista, etc? Na verdade você não poupou nada. E o empreiteiro também foi nabo... podia ter ganho ali um X com o serviço de meter a tela, mas tampouco se lembrou.

Mas pronto, vamos pensar que ele se lembrou, mas não mediu... a olho pede 50 rolos de tela, e você paga-os no orçamento, mas não sabe quantos são. Se forem poucos ele vai lhe pedir mais uns trocos depois. Se forem demais, ele leva os que sobrarem para outra obra, e cobra-o duas vezes...

Qualquer detalhe numa obra, tem um risco brutal de "dinheiro deitado ao lixo"...
    Os euros em que é comido num detalhe como este da tela, para o medidor orçamentista, dava e sobrava.

Depois a malta admira-se do preço das casas.
    Ninguem lhes tira a razao, ninguem diz que nao faz sentido o que dizem, mas os empreiteiros (pelo menos os que conheço) nao estão para se chatear com isso, estão carregados de trabalho que não estao para sair do que fazem ha anos.
    Têm meia duzia de donos de obra a pedir para lhes fazer a casa, ora se vem algum DO umcom uma lista nas maos e a falar de um fiscal a serio (pois so assim é que a lista faz sentido) eles simplesmente nao dao orcamento, nao estao para se chatear.
    Eu tive quem me desse orçamento apenas com o projeto de arquitetura, perguntei se nao queria as especialidades e nao quiz.
    Depois quando se parcebeu que eram lajes maciças pediu mais 30k, mas mesmo assim com as lajes maciças tinha orcamento total de 280k mas claro com fé em deus e sem qualquer tipo de controlo no que seria feito, podia escolher cada wc ate 700€ como constava no orcamento e de resto era como o empreiteiro acha-se melhor.
    Claro que nao é o ideal, claro que é um risco mas era uma casa a menos de 500€m2 igual a tantas outras la da zona.
  5.  # 5

Colocado por: DR1982Eu tive quem me desse orçamento apenas com o projeto de arquitetura, perguntei se nao queria as especialidades e nao quiz.

Mas tambem nao seja simplista... a maioria deles nao faz orcamentos numa folha A4 a hora da bucha.
    Agora e obvio que quem ja fez dezenas ou centenas de casas de certa maneira e nos tempos que correm nao precisa de 1 mes para dar orcamentos. Eles olham para o projeto de arquitetura, dao uma vista de olhos pelas especialidades para ver se nao ha nada fora do comum, fazem umas medicoes e facilmente conseguem chutar um orcamento que lhes permite uma margem de lucro confortavel.

E uma forma de trabalhar. Eles ja fazem ha uma eternidade casas com desvao sanitario, capotto 8cm, azulejo ate 15e/m2, tetos falsos etc etc e alguns dentro daquilo que sabem fazer constroem com muita qualidade. As vezes nao darem orcamentos quando o DO lhes aparece com projetos com grande detalhe, projeto de execucao, etc tem ate mais a ver com o facto de nao se sentirem confortaveis a construir fora da sua zona de conforto. Por exemplo, nao e qq Ze da Carrinha que e capaz de fazer uma casa em betao a vista.
  6.  # 6

Colocado por: dmanteigas

Mas tambem nao seja simplista... a maioria deles nao faz orcamentos numa folha A4 a hora da bucha.
    Agora e obvio que quem ja fez dezenas ou centenas de casas de certa maneira e nos tempos que correm nao precisa de 1 mes para dar orcamentos. Eles olham para o projeto de arquitetura, dao uma vista de olhos pelas especialidades para ver se nao ha nada fora do comum, fazem umas medicoes e facilmente conseguem chutar um orcamento que lhes permite uma margem de lucro confortavel.

E uma forma de trabalhar. Eles ja fazem ha uma eternidade casas com desvao sanitario, capotto 8cm, azulejo ate 15e/m2, tetos falsos etc etc e alguns dentro daquilo que sabem fazer constroem com muita qualidade. As vezes nao darem orcamentos quando o DO lhes aparece com projetos com grande detalhe, projeto de execucao, etc tem ate mais a ver com o facto de nao se sentirem confortaveis a construir fora da sua zona de conforto. Por exemplo, nao e qq Ze da Carrinha que e capaz de fazer uma casa em betao a vista.
    basicamente foi o que eu disse, o empreiteiro em questao nao quis ver os projetos de especialidades, assumiu que fosse tudo comomo que costuma fazer. Alias para este empreiteiro os muros ser em betao ou tijolo para ele era igual, fazer as paredes em capoto ou parede dupla com revestimento exterior em pedra era igual.
  7.  # 7

Colocado por: DR1982Têm meia duzia de donos de obra a pedir para lhes fazer a casa, ora se vem algum DO umcom uma lista nas maos e a falar de um fiscal a serio (pois so assim é que a lista faz sentido) eles simplesmente nao dao orcamento, nao estao para se chatear.

Esta é a parte mais certa, nenhum zé da carrinha está para "perder tempo" com coisas tão detalhadas quando tem uma lista de espera de anos com DO muito mais simples. E quando nós DO queremos que sejam assim detalhados e cumpridores temos que contar que os valores vão ser muito mais altos.

Hoje que tenho a estrutura quase terminada, o que digo é "chiça tive uma sorte do caneco em escolher este empreiteiro" isto tendo consciência que não está tudo perfeito nem que foi o mais barato, mas pelo que vejo em certas obras não escolhi mal 🫣. Mas para isso também foi necessário andar a tirar informações aqui e ali para perceber a que tipo de pessoa estava a entregar a minha obra.

Outra coisa que posso acrescentar é, se não tiverem disponibilidade e quando falo de disponibilidade é mesmo disponibilidade, não é ir a obra uma vez por semana, não se metam a construir por especialidades e quase que me arriscava a dizer, se não tiverem disponibilidade não se metam a construir de todo. Ou então coloquem um fiscal a tempo inteiro 🤣.

Outra coisa que acho que acontece a quase todos o DO é que não temos noção que o que nós gostamos e queremos nas nossas casas não se enquadram nos valores de gama baixa, os nossos olhos gostam do que é bonito e na construção o que é bonito está sempre na zona gama alta/ extra alta 🤣 e depois lá temos que fazer concessões, mas raramente conseguimos descer até aos valores da gama baixa 😞.
  8.  # 8

Colocado por: FresiasOutra coisa que posso acrescentar é, se não tiverem disponibilidade e quando falo de disponibilidade é mesmo disponibilidade, não é ir a obra uma vez por semana, não se metam a construir por especialidades e quase que me arriscava a dizer, se não tiverem disponibilidade não se metam a construir de todo. Ou então coloquem um fiscal a tempo inteiro

Subscrevo totalmente!
  9.  # 9

Colocado por: zemvpferreiranão há qualquer crise de conforto térmico que não se resolva facilmente.

Ai há há. Eu vivo a sul de coimbra, a 40Km Este de lx, e no inverno costumo apanhar -3 a -4Cº.
    No alentejo é igual. Não generalize.
  10.  # 10

Colocado por: DR1982Depois quando se parcebeu que eram lajes maciças pediu mais 30k

A situação complica-se quando estes pedidos de mais dinheiro acontecem a meio da obra. Daí as derrapagens. A falta de informação funciona para os dois lados. Mas apenas um deles abre a carteira.

Depois, de pouco adianta ir a tribunal, não há nada que prove coisa alguma. Também porque chega a uma altura que sai mais barato seguir em frente mesmo aparecendo "buracos" por todo o lado, que mudar de equipa a meio. Até porque, se se procura o mesmo perfil de profissional, é provável que o resultado seja idêntico.

O detalhe das lajes até se vê relativamente cedo. Mas é nos acabamentos que a coisa descamba se não houver trabalho de casa feito. Porque no final, é o que se vê.
  11.  # 11

Colocado por: N Miguel OliveiraAté porque, se se procura o mesmo perfil de profissional,

Este é o problema da grande maioria dos Donos de obra.
    Ora porque não tem orçamento para mais, ora porque (...), acabavam por selecionar sempre o "Zé da Carrinha" com a fezada de que descobriram a Mota Engil lá do sitio.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, paulo.g
  12.  # 12

Colocado por: N Miguel Oliveira
    A situação complica-se quando estes pedidos de mais dinheiro acontecem a meio da obra. Daí as derrapagens. A falta de informação funciona para os dois lados. Mas apenas um deles abre a carteira.

Depois, de pouco adianta ir a tribunal, não há nada que prove coisa alguma. Também porque chega a uma altura que sai mais barato seguir em frente mesmo aparecendo "buracos" por todo o lado, que mudar de equipa a meio. Até porque, se se procura o mesmo perfil de profissional, é provável que o resultado seja idêntico.

O detalhe das lajes até se vê relativamente cedo. Mas é nos acabamentos que a coisa descamba se não houver trabalho de casa feito. Porque no final, é o que se vê.
    Nao ha ca pedidos de dinheiro a mais a meio da obra, conheço quem tenha construido com o empreiteiro em questao e sinceramente ja vi muito pior e nem mais um tostao pedido no que estava acordado. Nos extras sim, o empreiteiro carregou um bocado provavelmente para recuperar alguma coisa mas os extras foram opcionais.
    Em meios pequenos ha o passa a palavra e um empreiteiro que nao cumpra esta queimado em pouco tempo.
  13.  # 13

Colocado por: zedasilva
    Este é o problema da grande maioria dos Donos de obra.
    Ora porque não tem orçamento para mais, ora porque (...), acabavam por selecionar sempre o "Zé da Carrinha" com a fezada de que descobriram a Mota Engil lá do sitio.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira
    e desde que a casa chegue ao fim de pé provavelmente até é melhor investimento uma casa feita pelo “ze da carrinha”.
    No fim lado a lado vale mais a que for maior e ou mais vistosa, o resto esta tapado.
  14.  # 14

Sim, mas é precisamente isso que digo. No limite, tudo é opcional, porque não ficou definido. O empreiteiro considerou uma coisa ao ínicio na sua conta de merceeiro, mas ao decidir se vai isto ou aquilo, lá saiu o "ah, mas isso é mais caro".

Claro que é sempre "Opcional".
    Daí ter dito, a indefinição funciona para os dois lados, mas no final, quem paga é sempre o mesmo. Ao empreiteiro tanto lhe vale usar a cola boa ou a fraca.
  15.  # 15

Os extras foram coisas como anexos e aproveitamento de desvao, o resto ficou dentro do acordado.
    Idealmente tudo defenido e tal é a melhor forma de fazer as coisas. Neste caso aqui com 180k segundo
    Percebi a solução é a meu ver um bom projeto sim mas nao na papelada, acho preferível evitar os pontos problemáticos na raiz do que depois ter de os acautelar.
    Principalmente quando o orcamento é baixo e nao da para perder
    Tempo com coisas em obra.

0.0258 seg. NEW