Primeiro post no fórum, sou completamente novato e inexperiente nestas coisas mas com vontade de aprender e fazer.
Tenho um muro exterior pintado, na zona da churrasqueira, que tem problemas de humidade. Tendo raspado as zonas onde a tinta estava empolada vejo que o cimento por baixo está húmido e a desfazer-se.
Julgo já ter identificado a fonte da humidade, umas rachas na parte superior do muro.
Queria agora reparar o muro para depois o poder pintar novamente.
Como devo proceceder?
Assumo que deveria remover o reboco/cimento das zonas afectadas uma vez que ele se está a desfazer e colocar novo nessas zonas assim como nas fissuras. A fazer isto, será uma intervenção em cerca de 5 a 10m2 de muro.
Há tipos de cimento, argamassa, impermeabilizantes específicos que possa/deva usar?
O muro está em contato com terra em algum dos lados (para além da fundação)? Qual a razão aparente das fissuras que devem ter causado a infiltração e deterioração? Pode partilhar fotos do mesmo?
O seu vizinho não tem problemas de humidade do lado dele?
Não sendo um muro estrutural, a minha sugestão é que pique e remova as argamassas que não estiverem consolidadas, depois faça o enchimento com uma massa forte (cimento e areia) ou uma argamassa pré doseada de reparação estrutural ( nada de rebocos pré doseados tradicionais). Por último pode fazer um barramento armado integral do muro incluindo o topo do mesmo. Pode utilizar 2 sacos de cimento cola de ETICS e duas demãos de rede fibra de vidro de 160 gramas. Na demão final taloche e com uma esponja faça um areado, deixe secar e pinte 👌
Estas pessoas agradeceram este comentário: Stability3964
E no caso mostrado na foto? Muro com terras encostadas e sem impermeabilizaçao e sem qq possibilidade de as realizar. Esta assim ao fim de 15 anos sem qq intervenção. Solução para melhorar a coisa sendo que sei que não há solução que resolva por completa.