Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Primeiro post no fórum, sou completamente novato e inexperiente nestas coisas mas com vontade de aprender e fazer.

    Tenho um muro exterior pintado, na zona da churrasqueira, que tem problemas de humidade.
    Tendo raspado as zonas onde a tinta estava empolada vejo que o cimento por baixo está húmido e a desfazer-se.

    Julgo já ter identificado a fonte da humidade, umas rachas na parte superior do muro.

    Queria agora reparar o muro para depois o poder pintar novamente.

    Como devo proceceder?

    Assumo que deveria remover o reboco/cimento das zonas afectadas uma vez que ele se está a desfazer e colocar novo nessas zonas assim como nas fissuras. A fazer isto, será uma intervenção em cerca de 5 a 10m2 de muro.

    Há tipos de cimento, argamassa, impermeabilizantes específicos que possa/deva usar?

    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado.
  2.  # 2

    O muro está em contato com terra em algum dos lados (para além da fundação)?
    Qual a razão aparente das fissuras que devem ter causado a infiltração e deterioração?
    Pode partilhar fotos do mesmo?
  3.  # 3

    Olá Vitor,

    Obrigado pelo comentário.

    Anexo uma fotografia do muro.

    Ele não está em contacto com a terra, do meu lado tem pavimento cerâmico e do outro lado tem um edifício do vizinho.

    Na foto vê o muro aberto em cima onde eu arranquei as telhas e era nessas junções que haviam múltiplas fissuras.

    No topo do muro também vejo uma camada de borracha que une o edifício do vizinho com o meu muro que também apresenta danos e rasgos em vários sítios.

    Como a humidade parece ter um padrão que sugere que vem de cima para baixo assumo que essas sejam as origens.

    Presumo que também deveria reparar a zona de borracha danificada.

    Obrigado
      IMG_0091.jpeg
  4.  # 4

    O seu vizinho não tem problemas de humidade do lado dele?

    Não sendo um muro estrutural, a minha sugestão é que pique e remova as argamassas que não estiverem consolidadas, depois faça o enchimento com uma massa forte (cimento e areia) ou uma argamassa pré doseada de reparação estrutural ( nada de rebocos pré doseados tradicionais). Por último pode fazer um barramento armado integral do muro incluindo o topo do mesmo.
    Pode utilizar 2 sacos de cimento cola de ETICS e duas demãos de rede fibra de vidro de 160 gramas. Na demão final taloche e com uma esponja faça um areado, deixe secar e pinte 👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Stability3964
  5.  # 5

    Obrigado pela explicação Vitor, já me ajuda muito.

    Relativamente ao barramento armado integral do muro, devo remover a tinta toda antes de o aplicar?

    Se sim, qual seria a forma mais eficaz de o fazer?

    Obrigado mais uma vez.
  6.  # 6

    Remova apenas a tinta que estiver a descascar. Escove com um escova de aço tipo isto.
    • AMCNP
    • há 4 dias editado

     # 7

    Viva,

    E no caso mostrado na foto?
    Muro com terras encostadas e sem impermeabilizaçao e sem qq possibilidade de as realizar.
    Esta assim ao fim de 15 anos sem qq intervenção. Solução para melhorar a coisa sendo que sei que não há solução que resolva por completa.
    .
    .
  7.  # 8

    ALguém que tenha feito este tipo de reparação?
  8.  # 9

    up
  9.  # 10

    Colocado por: AMCNPViva,

    E no caso mostrado na foto?
    Muro com terras encostadas e sem impermeabilizaçao e sem qq possibilidade de as realizar.
    Esta assim ao fim de 15 anos sem qq intervenção. Solução para melhorar a coisa sendo que sei que não há solução que resolva por completa.
    .
    .


    Utilize um esquema de reparação com um fixador de fundos e depois uma argamassa de reparação estrutural minimo R3.

    Por exemplo:
    DELTAFIX - https://www.beissier.es/pt/produtos/products_20959.html
    BMB1004 - https://www.beissier.es/pt/produtos/products_21248.html
 
0.0122 seg. NEW