Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite
    Sou proprietária de um apartamento num 6 andar cujo prédio só tem 1 elevador e este não funciona á 18 anos. Já se mudou de empresa de condomínio mas os condóminos não comparecem às reuniões. Sou administradora interna desde 2018. Já tento desde sempre resolver o problema mas parece que não existe interesse. Neste momento só um elevador novo resolve pois já está parado á tantos anos que já não dá para reparar.
    Queria saber se posso reclamar junto a alguma entidade pois a empresa de condomínio diz que não pode fazer nada ( só com aprovação dos condomínos em reunião para avançar com o arranjo) e saber que tipo de implicações poderá ter para mim que também sou proprietária.
  2.  # 2

Fazer queixa na câmara que isso dá multa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Veronicashow
  3.  # 3

Quantos condóminos são?
    Se calhar não há dinheiro 💰💰💰💰.
    O prédio tem-se mantido assim porque as pessoas moradoras não são proprietárias das fracções na sua maioria...?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Veronicashow
  4.  # 4

Dá multa para todos certo? Incluindo eu
  5.  # 5

A maioria dos moradores são proprietários. São seis andares esquerdo e direito.
  6.  # 6

Colocado por: VeronicashowDá multa para todos certo? Incluindo eu

Sim para todos. Havendo uma queixa na câmara, esta deverá fazer uma inspeção e comprovando-se que o elevador está inoperacional por bastante tempo esta passa uma multa e dá um tempo para que resolvam a situação.

Edit: Parabéns pela condição física. 18 anos a subir e descer 6 andares é obra :)
  7.  # 7

Colocado por: PalhavaO prédio tem-se mantido assim porque as pessoas moradoras não são proprietárias das fracções na sua maioria...?

Pelo contrário.

Se fossem arrendatários queriam que o elevador funcionasse.

No que toca a condomínio, o arrendatário tem o proveito e o senhorio é que fica com a despesa.
  8.  # 8

Não sei porque culpam constantemente as empresas de gestão de condomínio, quando existem administradores eleitos, esses é que têm poder de decisão através das deliberações das assembleias.

Ou então julgam que as empresas de gestão é que pagam as reparações do próprio bolso.
    Concordam com este comentário: MSSA
  9.  # 9

Colocado por: ClioII

Pelo contrário.

Se fossem arrendatários queriam que o elevador funcionasse.

No que toca a condomínio, o arrendatário tem o proveito e o senhorio é que fica com a despesa.

Era nisso mesmo que eu estava a pensar.
    Que quando o prédio é de rendimento, os senhorios muitas vezes não têm dinheiro para pagar os investimentos necessários porque as rendas são baixas. Ou não têm vontade de investir.

Quando são proprietários a ter esse comportamento e moram no edifício. É certamente porque são pessoas carenciadas financeiramente.
  10.  # 10

Colocado por: Palhava

Era nisso mesmo que eu estava a pensar.
    Que quando o prédio é de rendimento, os senhorios muitas vezes não têm dinheiro para pagar os investimentos necessários porque as rendas são baixas. Ou não têm vontade de investir.

Quando são proprietários a ter esse comportamento e moram no edifício. É certamente porque são pessoas carenciadas financeiramente.

E então?

As pessoas sabem bem os encargos das propriedades que possuem. Não me venha dizer que em 18 anos não se poupa por 12 frações para reparar um elevador... Isso é desculpa de mau pagador.

Hoje em dia falamos dos proprietarios que tem "rendas baixas" como coitados, que não podem tocar nos inquilinos, mas nunca se fala da rentabilidade da propriedade que é o que importa não é? Primeiro o valor do imóvel sobe indpendentemente da renda. Pode muito bem ser vendido. Depois só falamos que é "renda baixa" face ao mercado atual. Se a renda for baixa mas alta para o que se investiu naquilo... Não é propriamente perder dinheiro não é?

Em 18 anos, eu já tinha era dado a administração a um advogado que tratava rapido do assunto.
  11.  # 11

A empresa de condomínio diz que não se consegue fazer nada mesmo eu sendo administradora interna visto que também ninguém vai às reuniões e nunca há quorum para decidir nada. Também não queria ser penalizada em multa por fazer denuncia já que para além disso depois virá a despesa do elevador que será grande com certeza pelo facto de estar avariado a tantos anos.
    Daí estar a tentar encontrar outras soluções
  12.  # 12

incrivel as prioridades das pessoas durante 18 anos...
    não digo que seja o caso mas muita miséria é sobretudo de espirito, talvez á espera que o papai camara/ estado dê um presente.
  13.  # 13

Colocado por: VeronicashowA empresa de condomínio diz que não se consegue fazer nada mesmo eu sendo administradora interna visto que também ninguém vai às reuniões e nunca há quorum para decidir nada. Também não queria ser penalizada em multa por fazer denuncia já que para além disso depois virá a despesa do elevador que será grande com certeza pelo facto de estar avariado a tantos anos.
    Daí estar a tentar encontrar outras soluções

Não percebi essa. Então você é administradora e existe uma "empresa de condomínio"?

Por partes. Você tem o orçamento de reparação/substituição? Se não, isso é para fazer ontem. E podendo, mais do que um orçamento. Uma vez que é obra obrigatória de conservação da parte comum, e você principalmente esta a ser lesada por isso pois não está privada de usar algo, depois de ter os orçamentos, ai sim faz a convocatória para aprovar as obras e qual dos orçamentos querem escolher.

Eu não sou de direito, mas já tive questões dessas aqui no prédio e se não estou em erro, não é necessário quorum com todos os proprietários para aprovar as coisas. Você notifica o pessoal para assembleia e a ordem de trabalhos. Faça mais para ser amigavel e meta já lá os orçamentos, e se quem não puder estar presente, que notifique a administração para encontrar uma possível data que seja conveniente a todos. Faz a primeira reunião. Não se reúne quorum para aprovar ou rejeitar com os proprietários presentes, convoca nova reunião... Nessa segunda reunião penso que já vale só o quorum de quem estiver presente. Já não é preciso dos proprietários todos (mas confirme com quem de direito, não é com a empresa de condominio). Quer ser mais amigável?? Faça uma terceira reunião avisando que a lei define que a decisão já cabe apenas aos presentes... Se nem a essa forem, façam o quorum com quem esteve.

Simples. O vosso problema nesta abordagem, vai ser cobrar depois as partes de quem não for ou não aprovou. Por lei terão que a pagar, mas numa fase inicial, alguém tem que pagar a obra. Se o condominio tiver fundos, nem é chatice nenhuma. Não sei como é o elevador mas não tenho ideia que sejam custos abismais. Se tiver que levar tudo novo, é bastante, mas apanhando alguém competente que consiga meter isso a andar, nem a 5000€ deve chegar...
  14.  # 14

Colocado por: angelicousSe tiver que levar tudo novo, é bastante, mas apanhando alguém competente que consiga meter isso a andar, nem a 5000€ deve chegar...

18 anos parado pode ter avarias de monta e nem sequer sofreu atualizações impostas ao longo desses 18 anos.

Aqui há uns anos, num prédio de 5 pisos e 35 anos onde tenho um apartamento, fizemos uma renovação ao elevador.

O elevador já estava a avariar com frequência, e ainda era dos de cabina sem porta interior (i.e., via-se a parede e as portas dos diversos pisos "a passar" enquanto a cabine se movimentava).

O elevador sofreu modernização em tudo, desde cabine com porta interior automática (as de patamar ficaram, com uma lavagem de cara de pintura), novo grupo motriz, novo automatismo, novos cabos, etc...

Já não me lembro dos valores ao certo, mas andava na casa dos 25.000€.

Lembro-me de algumas propostas (incluindo a que foi aprovada) incluírem financiamento. A adjudicação dos trabalhos previa uma entrada inicial para a execução dos mesmos, mais um pagamento mensal extra ao longo de 24 ou 36 meses.

Ou seja: as empresas que prestam este tipo de serviços já sabem que há malta que nunca põe um tusto de lado para uma emergência destas, mas a ser paga devagarinho (apesar de mais cara por causa dos juros) as pessoas já aceitam com mais facilidade.
  15.  # 15

Colocado por: ClioII

18 anos parado pode ter avarias de monta e nem sequer sofreu atualizações impostas ao longo desses 18 anos.

Aqui há uns anos, num prédio de 5 pisos e 35 anos onde tenho um apartamento, fizemos uma renovação ao elevador.

O elevador já estava a avariar com frequência, e ainda era dos de cabina sem porta interior (i.e., via-se a parede e as portas dos diversos pisos "a passar" enquanto a cabine se movimentava).

O elevador sofreu modernização em tudo, desde cabine com porta interior automática (as de patamar ficaram, com uma lavagem de cara de pintura), novo grupo motriz, novo automatismo, novos cabos, etc...

Já não me lembro dos valores ao certo, mas andava na casa dos 25.000€.

Lembro-me de algumas propostas (incluindo a que foi aprovada) incluírem financiamento. A adjudicação dos trabalhos previa uma entrada inicial para a execução dos mesmos, mais um pagamento mensal extra ao longo de 24 ou 36 meses.

Ou seja: as empresas que prestam este tipo de serviços já sabem que há malta que nunca põe um tusto de lado para uma emergência destas, mas a ser paga devagarinho (apesar de mais cara por causa dos juros) as pessoas já aceitam com mais facilidade.

Sim quando referi valores, eu falei em meter a andar, não meter novo. Mas lá está pode não dar para reparar simplesmente, a parte de regulamentos para elevadores passa-me um bocado ao lado. Mas dependendo das cotas obviamente e da quantidade de apartamentos por andar, mesmo que a obra exija meter novo, neste caso em especifico, sendo 12 frações daria quase 2000€ a cada um.... Ao longo de 18 anos não juntaram? Porra...

Eu não vou na conversa do "não tem dinheiro" ou coitadinhos por causa de rendas baixas com um problema destes a arrastar à 2 decadas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 16

Colocado por: marco1incrivel as prioridades das pessoas durante 18 anos...
    não digo que seja o caso mas muita miséria é sobretudo de espirito, talvez á espera que o papai camara/ estado dê um presente.
  17.  # 17

Eu sou administradora interna mas existe uma empresa de condomínio que gere o prédio.
    Entreguei vários orçamentos mas já foi á pelo menos 10 anos (ainda nem era administradora interna) e os valores rondavam os 15 mil na altura por isso acredito que seja bem mais agora pois está tudo demasiado deteriorado para recuperar. Já sou administradora desde 2018 pois ninguém quer ser e nunca havendo reunião também não consigo sair da administração.os orçamentos não foram aprovados na altura porque ninguém quer pagar. tenho tentado de tudo mas não estou a conseguir
  18.  # 18

Colocado por: angelicousPode muito bem ser vendido

Com inquilino?

Essa malta prefere pagar renda baixa do que adquirir.
  19.  # 19

Colocado por: Veronicashowos orçamentos não foram aprovados na altura porque ninguém quer pagar.

Não há omelete sem ovos.
  20.  # 20

Conheço uma pessoa que colocou e pagou um elevador 🛗 no prédio para uso de uma única fração.
    Os outros não quiseram...mas não se opuseram a essa inovação.
    E a eletricidade é paga pelo apartamento que é servido pelo elevador.

0.0227 seg. NEW