Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Vivo numa ilha com clima ameno durante a maior parte do ano e gostaria de saber se o isolamento é obrigatório em novas construções. O engenheiro da obra parece exigir isolamento no projeto, e embora reconheça os benefícios, o custo dificulta a construção para quem tem recursos limitados.
  2.  # 2

É obrigatório um projeto de térmica. Se tem recursos limitados no que toca ao isolamento se calhar o melhor mesmo é não construir.
    O isolamento, desde que adequado, é uma mais valia no que toca ao conforto durante todo o ano, não é algo que é obrigatório só para encarecer a obra ou enriquecer os intervenientes no processo.
    Concordam com este comentário: HideCode
  3.  # 3

Agradeço a resposta. Lamento que nem todos possuam as mesmas condições de conforto, e na região onde resido, o isolamento acústico e térmico não são uma necessidade premente. Atualmente, a construção de habitações tem se tornado cada vez mais acessível apenas para as classes mais altas, dada a crescente dificuldade enfrentada pela classe média.
  4.  # 4

Colocado por: NMRD.1988O engenheiro da obra parece exigir isolamento no projeto,
    não é o engenheiro que exige são os regulamentos

de qualquer das formas, mesmo que não o fosse, seria uma mais valia para si.
    nenhuma parte de portugal se encontra nos trópicos para que se possa abdicar de isolamento térmico
  5.  # 5

Colocado por: NMRD.1988dificuldade enfrentada pela classe média.
    se nao tem dinheiro para isolar a casa adequadamente também não é classe média, convém repensar se vale a pena construir ou não
  6.  # 6

Este tópico é um bom exemplo daquilo que nos espera.
    Pelas mais variadas razões, existem já e vai aumentar, o numero de pessoas que não terão condições financeiras para construir habitação própria.
    Acontece que grande parte dessas pessoas não vai aceitar essa realidade e vai tentar tudo e mais alguma coisa para a contrariar.
    Cientes desse nicho, vão aumentar ainda mais os "vendedores de sonhos" com as consequências que quase todos conhecemos
    Concordam com este comentário: fabsil, zemvpferreira
  7.  # 7

Colocado por: zedasilvavão aumentar ainda mais os "vendedores de sonhos"
    enquanto existirem clientes praticamente a pedirem para serem enganados é mesmo isso.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 8

Colocado por: antonylemosenquanto existirem clientes praticamente a pedirem para serem enganados é mesmo isso.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Ontem estava a ver aquela reportagem na TVI e fiquei estupefacto como há pessoas que decidem a compra de uma casa, da mesma forma que decidem a compra de um microondas.

Entregar de mão beijada 15.000€ (ou mais) a um sujeito qualquer cheio de promessas... sem garantias de nada e sem fazerem puto de ideia daquilo que estão a comprar... é simplesmente chocante!

A maioria de nós, aqui no forum, questionamos várias coisas. Processos, materiais, projetos, etc...

Mas para um grande numero de pessoas... tudo se resume a comprar uma "casa" (se for chave na mão, melhor). Dizem que até "é mais resistente aos terramotos".
  9.  # 9

Colocado por: fabsilOntem estava a ver aquela reportagem na TVI e fiquei estupefacto como há pessoas que decidem a compra de uma casa, da mesma forma que decidem a compra de um microondas.

Eu ja tinha escrito isso nos varios topicos sobre problema da habitacao que por ai andam... anda tudo com FOMO.
    Hoje em dia, a questao nao e se estou a comprar ou construir a casa que preciso, que e ideal para mim e que se ajusta ao meu orcamento. A prioridade numero 1, 2 e 3 e comprar casa para apanhar o barco antes que seja 'tarde demais'.

O pensamento de grande parte das pessoas nao e 'em que estado vai estar a minha casa daqui a 5 anos' mas 'tenho que comprar casa hoje porque daqui a 5 anos ja vai custar mais 150k'. Isto e um dos maiores impulsionadores dos precos. Comprar uma casa devia ser um processo demorado, sem pressas, com exigencia maxima e recolhendo todas as opinioes possiveis.
    E incrivel como vejo muita gente que para comprar um carro em 2a mao ate leva o mecanico para garantir que esta tudo em ordem, mas depois para comprar casa fazem propostas e assinam CPCVs sem fazer o 'background check' do imovel, garantir que toda a documentacao esta em ordem e caso nao esteja o motivo, pagar uma 'inspecao' ao imovel para detetar potenciais problemas...

E que muitas destas coisas nem era assim tao estranhas. Por exemplo, este fim de semana estava a falar com um conhecido que e agente imobiliario ha quase 2 decadas que disse que a exigencia do comprador desceu de forma drastica. Ele disse que era relativamente comum ali no periodo 2014-2018 alguns compradores ANTES de apresentarem propostas pagarem vistorias aos imoveis e negociarem com base nos achados.
    Por outro lado, em dezenas de imoveis usados que vendeu nos ultimos 5 anos nao teve um unico cliente a pedir sequer vistorias. Apesar de ter uns quantos a queixarem-se depois de comprarem o imovel :)
  10.  # 10

Colocado por: fabsilEntregar de mão beijada 15.000€ (ou mais) a um sujeito qualquer cheio de promessas...

Se todos fossem assim estávamos nós bem.
    Ultimo que me passou pelas mãos.
    Entrada 50.000,00€
    Fundações, lage de piso do rés do chão, pilares e lage de piso da cobertura 60% da obra paga. Nesta fase, o empreiteiro não tem 20% da obra executada. Pode perfeitamente decidir abandonar a obra sem que alguém o possa condenar.
  11.  # 11

Colocado por: zedasilva
    Se todos fossem assim estávamos nós bem.
    Ultimo que me passou pelas mãos.
    Entrada 50.000,00€
    Fundações, lage de piso do rés do chão, pilares e lage de piso da cobertura 60% da obra paga. Nesta fase, o empreiteiro não tem 20% da obra executada. Pode perfeitamente decidir abandonar a obra sem que alguém o possa condenar.

Comigo, não pagava nem construía casa. Simples. Não caio nessa.
  12.  # 12

E depois existem aqueles que depois de fundações, desvão e pilares, cofragem para primeira lage e já vigotas e abobadilhas postas e ainda não viu um euro porque não quis.
    Há de tudo :)
  13.  # 13

Colocado por: powerPTHá de tudo :)

Há!
    Mas por norma esse não dizem o que a grande maioria dos Dono de obra quer ouvir
  14.  # 14

Colocado por: zedasilva
    Há!
    Mas por norma esse não dizem o que a grande maioria dos Dono de obra quer ouvir

Não percebi...
  15.  # 15

Colocado por: powerPTNão percebi...

Não lhe dizem que consegue construir a 500€/m2 com tudo e mais um par de botas
  16.  # 16

Ah isso não, até me lembro de umas certas palavras já no terreno para ver onde ia meter a grua: "tu sabes quanto vais gastar nisto não sabes?"
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 17

Colocado por: dmanteigaspedir sequer vistorias

Por curiosidade: Pede-se a quem?
  18.  # 18

Colocado por: barreiraPor curiosidade: Pede-se a quem?

A técnicos/empresas independentes.
    É muito comum para imoveis acima dos 500k 600k os potenciais compradores pedirem relatórios de analise técnica/económica.
    De igual modo para imoveis destas gamas, já é comum os promotores disponibilizarem relatórios técnicos que de alguma forma valorizam e explicam aquilo que normalmente não se vê mas que é o cerne da qualidade construtiva e das mais valias do imóvel

0.0163 seg. NEW