Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, estou a pensar comprar um termoacumulador Ariston. A maioria dos aparelhos da nova geração tem funções inteligentes (controlo WiFi, etc.). Isso é bom, mas é ainda mais importante para mim que eu possa controlar o Termoacumulador ligando e desligando a tomada. Isto é feito com um interrutor inteligente, dependendo da produção de energia do sistema solar.
    A minha pergunta é se um termoacumulador Ariston moderno (por exemplo, Termoacumulador elétrico 80L wi-fi Ariston Lydos G+) entra em modo de aquecimento quando a tomada é desligada e depois ligada novamente?
    Muito obrigado!
    Gleb
  2.  # 2

Colocado por: glstrich6Olá, estou a pensar comprar um termoacumulador Ariston. A maioria dos aparelhos da nova geração tem funções inteligentes (controlo WiFi, etc.). Isso é bom, mas é ainda mais importante para mim que eu possa controlar o Termoacumulador ligando e desligando a tomada.

E porque não usar a própria programação do Termoacumulador para ligar e desligar quando quiser, em vez de programar a tomada?

Com a vantagem que o TA ainda sabe melhor quando se ligar para atingir o objectivo. p.ex. quero agua a 60ºC as 8h00 da manha, e ele é que escolhe quando se deve ligar para esse objectivo. É que de inverno e de verão não demora o mesmo tempo.
  3.  # 3

Obrigado, o objetivo da programação é maximizar a utilização da energia solar: se o sistema solar produzir um excedente > X kW, o termoacumulador deve ser ligado.
  4.  # 4

Colocado por: glstrich6Obrigado, o objetivo da programação é maximizar a utilização da energia solar: se o sistema solar produzir um excedente > X kW, o termoacumulador deve ser ligado.

O termoacumulador só trabalha com a temperatura abaixo do setpoint.
  5.  # 5

Não vejo qualquer problema: definiria o ponto de regulação para um valor elevado. Em princípio, o termoacumulador funciona como um depósito de energia solar. Quando o sol está a brilhar, a água é aquecida até ao valor máximo. Tive boas experiências com o meu antigo termoacumulador, pelo menos no verão.
    No inverno, no entanto, eu utilizaria a programação do termoacumulador porque a energia solar não é suficiente.
  6.  # 6

Colocado por: glstrich6Obrigado, o objetivo da programação é maximizar a utilização da energia solar: se o sistema solar produzir um excedente > X kW, o termoacumulador deve ser ligado.

Vejo com frequência essa ideia. Geralmente com uma regra do tipo:
    Excedente > x -> liga o TA ; Excedente < x -> desliga o TA.

Depois, chega-se à conclusão que só o excedente em certos dias não chega para ter agua disponível quando precisa, então mete mais uma regra para aquecer o resto em vazio.

Se vai mesmo escolher esse TA, considere fazer esse controlo por software, em vez de andar a ligar a cortar a corrente a um TA de controlo eletrónico. A eletrónica geralmente não gosta muito desses cortes abruptos. Já basta quando são inevitáveis.

Mas se tiver o setpoint para um valor alto o suficiente, em principio começa a aquecer assim que for ligado.

Tenho um Ariston Hibrido, e o que faço é o seguinte. Está sem em modo Eco (Bomba Calor) nos 55ºC, se tenho excedente que não está ser aproveitado pelo carro por exemplo, dou instrução ao mesmo (via API) de entrar em modo boost para 75ºC. Quando passa a condição envia o comando de voltar ao modo eco.

Se quer fazer isso com base no liga/desliga mais vale um TA basico de resistencia directa.
  7.  # 7

Cuidadinho com as tomadas inteligentes. Neste caso não deve ser um grande problema visto que o TA terá o seu próprio termostato, mas é bom ter sempre em mente que 90 das smart plugs é construída com relés muito fraquinhos. É fácil os contactos soldarem depois de umas centenas de ciclos e se não houver outro controlo, o aparelho não desligar até queimar/explodir/pegar fogo. Usar sempre cinto e suspensórios com nestas andanças.
  8.  # 8

O que pretende é um gestor de excedentes, é ligeiramente diferente de um "simples" tomada inteligente.
  9.  # 9

Utilizo https://shelly.pt/shelly-pro-3/ para controlar a tomada. A especificação é mais do que suficiente para um AT e tudo isto tem funcionado para mim durante dois anos.

Tenho um Ariston Hibrido, e o que faço é o seguinte. Está sem em modo Eco (Bomba Calor) nos 55ºC, se tenho excedente que não está ser aproveitado pelo carro por exemplo, dou instrução ao mesmo (via API) de entrar em modo boost para 75ºC. Quando passa a condição envia o comando de voltar ao modo eco.

Se quer fazer isso com base no liga/desliga mais vale um TA basico de resistencia directa.

Concordo, atravez API é melhor. Como é que implementa o controlo da API?
  10.  # 10

Colocado por: glstrich6Concordo, atravez API é melhor. Como é que implementa o controlo da API?

A API direta é manhosa de usar.
    Mas existem em python umas 2 boas libraries que permitem usa-la de forma mais simples.

https://github.com/fustom/python-ariston-api
    https://github.com/chomupashchuk/aquaariston-remotethermo-api

Existem também modulos feitos para o home-assistant usando cada uma delas (mas eu nao uso HA, por isso tive que fazer o meu proprio programa)

Eu optei por fazer uma outra API, que usa uma destas libraries de uma forma mais alto-nivel.
    O proposito inicial era apenas para ler a temperatura e mandar para o grafana.

Mas o verao passado implementei mais um metodo, justamente para tentar fazer um boost solar como descrevi acima.

POST localhost:8000/set_data required_temperature=75 mode=boost.
    ou
    POST localhost:8000/set_data mode=green. para voltar ao normal.

Isto porque o meu é um lydos hibrid e tenho que trocar de modo para usar a resistência/bomba de calor.
    Num termo simples bastará mudar o setpoint ou fazer power=false/true para ligar desligar.

Isto depois é controlado por um nodered com base no saldo solar e alguma logica (tipo se o carro nao estiver a carregar).

Tinha planos para fazer isto uma ferramenta mais generica, e suportar MQTT, Influx, etc e mais uma coisas e depois publicar o código.

Pode ser que seja agora nestes dias de férias :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexmbra, zemvpferreira, glstrich6

0.0153 seg. NEW