Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá.

Pedi um orçamento na Leroy Merlin para instalação de um termoacumulador de 100L no meu apartamento. O instalador veio e após análise do local, achou que a parede não aumentaria o peso. A parede é feita de tijolos de ytong com azulejos (cozinha), e aquilo se esfarela muito fácil.
    Ele sugeriu criar um estrutura para suportar( mas o preço ficaria mais caro do que o próprio TA) o peso do TA ou comprar um que pudesse instalar na horizontal e o colocar sobre uma bancada, pois temos um muro na cozinha que poderíamos usar também como base para a bancada.

Eu estou indeciso entre o Ariston lydos híbrido e o Ariston velis pro WiFi ( este permite a instalação horizontal)
    Como é que fariam este tipo de instalação numa parede de ytong? O Ariston velis poderia ficar sobre uma bancada?
    Estou a perguntar pois o instalador sofreu um acidente de trabalho e não poderá fazer a instalação tão cedo.
    Obrigado
  2.  # 2

Coloque uma foto do local de instalação.
  3.  # 3

Já tenho visto termoacumuladores em Ytong sem estrutura nenhuma

veja este topico

https://forumdacasa.com/discussion/49078/ytong/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Juliopintoab
  4.  # 4

Colocado por: nielskyColoque uma foto do local de instalação.

Seria neste canto
      IMG_20250416_162136.jpg
  5.  # 5

Colocado por: larkheJá tenho visto termoacumuladores em Ytong sem estrutura nenhuma

veja este topico

https://forumdacasa.com/discussion/49078/ytong/

Pois, mas até o varão com um cortinado no quarto, a parede não aguentou.
  6.  # 6

7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasVeja aqui.
    https://www.ottomar.com.br/item/video/293/449

Eu perguntei ao chatgpt e isso foi o que ele disse:
    "Concreto celular é frágil para cargas pontuais como buchas e parafusos. Ele trinca fácil sob tensão concentrada, já que sua resistência à tração e compressão é relativamente baixa.

Um termoacumulador de 150 kg cheio de água exerce uma força considerável, e com o tempo, o concreto celular pode ceder ou até romper."
  8.  # 8

Portanto, se eu não quiser arriscar e utilizar uma estrutura de suporte, como ela poderia ser e onde eu a poderia fazer?
  9.  # 9

Eu ia falar nuns suportes para o solo, para meter o termoacumulaor em cima, mas com a máquina aí já não dá...
    Ainda assim eu empilharia as máquinas de lavar e secar, e arranjava um TA de solo (ou um normal, em cima de um dos tais suportes).
  10.  # 10

Reduzir para um termo mais pequeno (50L) a trabalhar a uma temperatura mais alta não é uma possibilidade? Para 2-3 pessoas chega sem grande stress e poupava-lhe uma dor de cabeça. Fazer uma estrutura portante em aço não é impossível mas vai ser caro para burro e vai ficar feio, feio, feio.
  11.  # 11

Colocado por: jorgemlflorencioEu ia falar nuns suportes para o solo, para meter o termoacumulaor em cima, mas com a máquina aí já não dá...
    Ainda assim eu empilharia as máquinas de lavar e secar, e arranjava um TA de solo (ou um normal, em cima de um dos tais suportes).

Ali naquele espaço vai ficar apenas uma máquina. Portanto vai ter espaço.
    O problema é que nenhum dos modelos que eu pensei em comprar tem suporte para chão.
  12.  # 12

Colocado por: zemvpferreiraReduzir para um termo mais pequeno (50L) a trabalhar a uma temperatura mais alta não é uma possibilidade? Para 2-3 pessoas chega sem grande stress e poupava-lhe uma dor de cabeça. Fazer uma estrutura portante em aço não é impossível mas vai ser caro para burro e vai ficar feio, feio, feio.

Aqui somos 3 adultos (com duas mulheres) e uma criança.
  13.  # 13

Colocado por: jorgemlflorencioEu ia falar nuns suportes para o solo, para meter o termoacumulaor em cima, mas com a máquina aí já não dá...

dá pois..
    Isto era o sistema usado nuns apartamentos onde vivi, de construção nova em inglaterra.

Era uma caldeira de 120L.
    A estrutura não estava só pousada, mas sim fixa ao chão debaixo do flutuante.
      Screenshot 2025-04-16 at 23.21.16.png
      Screenshot 2025-04-16 at 23.28.00.png
  14.  # 14

Colocado por: alexmbra

Ali naquele espaço vai ficar apenas uma máquina. Portanto vai ter espaço.
    O problema é que nenhum dos modelos que eu pensei em comprar tem suporte para chão.

2 prumos do comprimento do vão em tubo facar, ancoragem no pavimento e no teto que é lage de betão, afastamento entre eles da furacão do termoacumulador, está feito.
    Concordam com este comentário: hangas
  15.  # 15

TAs como este, podem ficar apoiados sobre algum suporte?
      IMG_20250416_234218.jpg
  16.  # 16

alexmbra
    e o teto é de quê?
    será que aguentava com uma estrutura fixa ao teto e simultaneamente á parede?
  17.  # 17

Colocado por: marco1alexmbra
    e o teto é de quê?
    será que aguentava com uma estrutura fixa ao teto e simultaneamente á parede?

Algo tipo assim, com tubos como sugeriram noutro comentário? Aparafusado ao teto, ao chão e à parede(pontos pretos). E com o TA na horizontal com 4 pontos de fixação (ponts vermelhos) a passar pelos tubos até a parede?
      Ta.jpg
  18.  # 18

não precisa de ficar na horizontal, nem os tubos precisam de ir ao chão, basta que o teto aguente e o encosto á parede com uma ligeira fixação á parede.
    imagine um armário com o termoacumulador lá dentro mas esse armário ser aberto, só ter a estrutura pendurada e encostada á parede.
  19.  # 19

Colocado por: marco1não precisa de ficar na horizontal, nem os tubos precisam de ir ao chão, basta que o teto aguente e o encosto á parede com uma ligeira fixação á parede.
    imagine um armário com o termoacumulador lá dentro mas esse armário ser aberto, só ter a estrutura pendurada e encostada á parede.

Onde é que eu consigo fazer este tipo de estrutura?
  20.  # 20

Mesmo com bucha química não sei se confiaria numa fiixacao ao texto.
    O peso iria fazer uma força de tracção justamente no sentido de arrancar a fixação.

Imagine-se numa situação de sismo, ainda que ligeiro, 100 e tal kg a serem sacudidos.

Se não confiasse na parede, como neste caso, iria para uma solução que pelo menos apoiasse a força maior no chão.

Tenho um Lydos Hybrid, vazio pesa uns 40kg, depois são mais os 100L (kg) da água.

0.0211 seg. NEW