Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos!

Disclaimer inicial:
    Tentei procurar por esta dúvida no fórum.
    De facto, há alguns resultados mas que, devido à antiguidade, talvez possam estar desactualizados.
    Também não tenho projeto deste pormenor. Por diversos motivos. Mas não quero alongar o tópico.

DESAFIO:
    Tenho uma pala em consola com extensão simpática e aproximadamente 30m2 (não transitável).
    Ela faz ligação linear com a placa que separa o piso principal das águas furtadas (habitáveis).

Ou seja, como o isolamento por dentro não é viável por uma enormidade de motivos: torna-se essencial isolar térmicamente toda esta estrutura no exterior.

PROBLEMAS:
    Além do isolamento, é necessário também fazer as respetivas pendentes (tudo OK aqui) e… impermeabilizar.
    Tudo, de forma assegurar a qualidade e durabilidade do sistema, prevenir o “fenómeno” dos escorridos na testa, etc.

1ª OPÇÃO:
    Falei com a Eurobuild - desde já, tenho que agradecer ao Luis por toda a disponibilidade e profissionalismo - que, numa das possibilidades, indicou aplicar uma solução de Schluter Kerdi-Board (acho que não me enganei).
    A acabar com um material menos poroso, perfis, etc. Imagino que a maior desvantagem desta solução seja mesmo custo final.

(Peço desculpa se estou a cometer alguma imprecisão... queria explicar com mais detalhe mas não tirei notas. Se o Eurobuild andar por aqui talvez possa melhor clarificar.)

2ª OPÇÃO:
    Aplicar ETICs e tapar a parte de cima com algum tipo de chapa e rufos. Mas surge o problema dos condensados que, para minimizar, cria outras dificuldades. Ou seja, já estou a descartar dada à sua natureza.

Resumindo, é um caso “difícil”. Malditas palas… que são bonitas mas caras de manter.

Recomendam estudar alguma outra solução?

Deixo aqui um pequeno pormenor. Peço desculpa não colocar imagem da casa toda, mas gosto de preservar um pouco a minha privacidade. Se alguém fizer questão, posso enviar em privado.
    pala
  2.  # 2

como funciona a solução da eurobuild?

tem um corte do projecto nesse local?
  3.  # 3

A pala já está executada? que espessura tem e qual a espessura que é para ficar depois de acabada?
  4.  # 4

Não vejo dificuldade. é revestir isso tudo com Etics.
    que é que está previsto no projeto de termica?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  5.  # 5

essa pala deve ter cerca de 25 cm de espessura e 80 cm de profundidade
    acho que bastará impermeabilizar bem e aplicar um rufo / pingadeira na borda.
    • fabsil
    • 16 abril 2025 editado

# 6

Colocado por: antonylemoscomo funciona a solução da eurobuild?

tem um corte do projecto nesse local?

Não consegui tirar notas com grande detalhe. Mas o Kerdi-Board é uma solução 2 em 1. Bem aplicada, faz de isolamento e impermeabilização.

Colocado por: zedasilvaA pala já está executada? que espessura tem e qual a espessura que é para ficar depois de acabada?

Sim. Executada. Já estou a contar que a espessura venha a aumentar, pela razão das pendentes e do isolamento. Um mal menor.

Colocado por: fernandoFerreiraNão vejo dificuldade. é revestir isso tudo com Etics.
    que é que está previsto no projeto de termica?

Como mencionei, não tem projeto de térmica.
    Esta obra é uma reabilitação.

Colocado por: marco1essa pala deve ter cerca de 25 cm de espessura e 80 cm de profundidade

Bingo! Exatamente essas medidas, apesar de que há uma zona em que a pala dá continuidade para fora da casa tipo pérgola (questão estética) e aí já tem 160

ETICS e impermeabilização por cima?
  6.  # 7

Colocado por: marco1essa pala deve ter cerca de 25 cm de espessura e 80 cm de profundidade

daqui a uns anos é ver as condensações a aparecem todas pelo interior da parede.
  7.  # 8

Colocado por: Sasapo

daqui a uns anos é ver as condensações a aparecem todas pelo interior da parede.

E que solução recomenda?
  8.  # 9

Colocado por: fabsil

E que solução recomenda?

essa pala se tivesse sido pensada era em estrutura metalica e teria uma solução muito mais estética e simples.
    Mesmo sendo em betão, para evitar escorridos o ideal era a pendente para o interior, deixaram sitio para tubo de queda junto à parede?
  9.  # 10

sasapo
    uma casa com um normal reboco e impermeabilização efetivamente é um mundo de condensações
    enfim
    numa largura de 80 cm não vejo interesse em escoar para dentro criando alguma complexidade ao ligar a um tubo de queda
  10.  # 11

Colocado por: Sasapoessa pala se tivesse sido pensada era em estrutura metalica e teria uma solução muito mais estética e simples.

E até mais barata.
    O problema é que os nossos projetistas não estão para ter trabalho a puxar pela mioleira
  11.  # 12

Sou também da opinião de forrar tudo com ETICS e ter o cuidado de criar pendente e impermeabilizar. Vai levar ETICS nas fachadas? No caso da pala eu optava de pelo menos no topo e por baixo utilizar uma pintura "normal" em vez do acrílico areado de forma a drenar mais rapidamente.
  12.  # 13

sinceramente não vejo que seja assim tão complicado
      Captura de ecrã 2025-04-16 115823.jpg
    • fabsil
    • 16 abril 2025 editado

# 14

Não discordo daquilo foi aqui falado, de uma opção por estrutura metálica.

Fosse hoje a começar, e faria outras coisas de forma diferente.

Ainda assim, no que toca aos custos, globalmente, tive um bom preço de pedreiro.
    Não fiz contas nem pedi orçamentos, mas, no meu caso, aposto que ia ficar mais caro contratar uma serralharia para fazer essa estrutura metálica :)

Colocado por: Vítor MagalhãesSou também da opinião de forrar tudo com ETICS e ter o cuidado de criar pendente e impermeabilizar. Vai levar ETICS nas fachadas? No caso da pala eu optava de pelo menos no topo e por baixo utilizar uma pintura "normal" em vez do acrílico areado de forma a drenar mais rapidamente.

Sim, tudo forrado. Sobre a pintura, o Luis da Eurobuild também me falou nessa possibilidade.

As pendentes. Ai, as pendentes... :) Vai ser outra loucura... Esta pala tem uns bons 27 metros (+/-).

- Ou faço um furo no meio para criar uma saída de dreno adicional (estou a evitar ao máximo)
    - Ou... escoar para fora.
    - Ou algo tipo a imagem (a ligar aos tubos de queda... que a olhar para este boneco já me parece parvo)
    pala
  13.  # 15

Colocado por: marco1sinceramente não vejo que seja assim tão complicado
      Captura de ecrã 2025-04-16 115823.jpg

Tem as descriçoes desse pormenor?
    •  
      marco1
    • 16 abril 2025 editado

# 16

+
      Captura de ecrã 2025-04-16 121950.jpg
  14.  # 17

Colocado por: fabsilAs pendentes. Ai, as pendentes... :) Vai ser outra loucura... Esta pala tem uns bons 27 metros (+/-).

A pendente é o menor dos problemas. É verter o betão e sarrafar com uma régua de metro a varrer de uma ponta à outra.
    • fabsil
    • 16 abril 2025 editado

# 18

Colocado por: marco1+
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil
      Captura de ecrã 2025-04-16 121728.jpg

De facto, nada de especial. Suponho que o 14 seja o barramento normal (com mais ou menos coisas).

Nesse caso, a pendente vai escoar para a frente da testa, certo? Sem ligar a tubos de queda? Terá que levar ali uma pingadeira especifica.
  15.  # 19

Colocado por: Vítor Magalhães
    A pendente é o menor dos problemas. É verter o betão e sarrafar com uma régua de metro a varrer de uma ponta à outra.
    Concordam com este comentário:fabsil

Sim. Mais pela questão de (a ser como o boneco que fiz), a altura da pala ter que elevar um pouco mais. Mais conexões com tubo de queda, etc...
  16.  # 20

o 14 vai depender do tipo de tela de impermeabilização que o aconselharem, pode ser asfaltica e nem levar nada em cima
    na borda da pala tem lá um rufo / capeamento em zinco e por baixo da pala tem lá uma pingadeira.

0.0211 seg. NEW