Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Em Setembro do ano passado activei o seguro da casa depois de o vizinho de baixo reportar infiltrações na casa dele, que o seguro dele disse vir da minha casa. Veio cá um perito do seguro, que visitou a minha casa e a casa do vizinho. Duas semanas depois disso enviaram-me o relatório da visita, com a indicação de que não conseguiam determinar a causa do sinistro.

Entretanto voltei a activar o seguro em Fevereiro deste ano, exactamente pelo mesmo problema. Veio cá outro técnico da seguradora que fez procedimentos totalmente diferentes na minha casa, e que também foi ver a casa do vizinho. Só que desta vez, a seguradora recusa-se a enviar o relatório da visita alegando que é contra o RGPD. Enviaram apenas a carta de exclusão, que diz que não tenho direito a indemnização por causa de o sinistro ser causado por...e a frase com o "por" está cortada (a frase é algo do género "O sinistro foi causado por...Sendo assim não tem direito a indemnização").

Reclamei junto da seguradora, e também reclamei junto do provedor de cliente, que concordou com a decisão da seguradora de que o relatório da visita não pode ser partilhado por causa do RGPD.

Estou confusa porque o relatório de visita da peritagem do ano passado foi me enviado, e acredito que esse relatório tenha os mesmos dados confidenciais que este tem (nome, contacto e morada minha e do vizinho de baixo, bem como fotos das nossas casas).

Eu não estou a contestar a decisão da seguradora, só quero perceber porque é que o relatório do ano passado pode ser partilhado, e o deste ano não pode por causa do RGPD. Não acredito que o relatório da peritagem deste ano tenha dados pessoais diferentes dos do ano passado.

Alguém já esteve na mesma situação? Vale a pena reclamar junto à ASF, ou é mesmo prática a seguradora não enviar relatórios de peritagem por estes conterem dados pessoais?

Obrigada,
  2.  # 2

Colocado por: Lissao relatório da visita não pode ser partilhado por causa do RGPD

Censura do que é imprescindível para a compreensão do fenómeno de causa-efeito do sinistro.

Francamente é completamente irreal que não se possa divulgar e excusam-se a pagar baseado em factos que não se podem divulgar.

Normalmente a causa do problema existe uma sondagem com abertura de roços e testes com abertura e fecho de canalização e recurso a inspeção video ou água com cores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lissa
  3.  # 3

Colocado por: Palhava

Censura do que é imprescindível para a compreensão do fenómeno de causa-efeito do sinistro.

Francamente é completamente irreal que não se possa divulgar e excusam-se a pagar baseado em factos que não se podem divulgar.

Normalmente a causa do problema existe uma sondagem com abertura de roços e testes com abertura e fecho de canalização e recurso a inspeção video ou água com cores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lissa

Foi exactamente isso que o segundo perito fez (excepto abrir roços), e disse-me que o problema era na massa da sanita, e que a seguradora cobria aquele dano (mas não é o perito que toma essas decisões por isso nem liguei muito).

O primeiro perito apenas mediu os níveis de humidade em cada uma das casas, segundo o segundo perito da primeira vez o sinistro tinha sido tipificado de uma maneira que o perito não podia fazer os testes que o segundo perito fez (não tenho nada a ver com isso, mas adiante).
  4.  # 4

Faça queixa à CADA. https://www.cada.pt/
  5.  # 5

Colocado por: mmgregFaça queixa à CADA.https://www.cada.pt/

A CADA não se pronúncia em relação a entidades privadas.
  6.  # 6

Pode também experimentar reclamar na ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros)...
  7.  # 7

Colocado por: Jpires76Pode também experimentar reclamar na ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros)...

É o que tenho em vista mas queria primeiro perceber se esta resposta da seguradora é normal ou se estão a tentar atirar-me areia para os olhos.
  8.  # 8

O RGPD impede que se divulgem informações que possam identificar as pessoas envolvidas.
    Tal como Nomes, contactos, moradas, etc.

Nao impede divulação das razoes que levam a que um problema aconteça.

Estao no direito de nao partilhar um relatorio que contenha esta informaçao.
    Mas tem de partilhar uma versão censurada que inclua as conclusoes do perito e o fundamento para a decisão de nao suportar as despesas

Voce tem de saber se a conclusão do Perito é que o problema foi causado por algo da sua parte mas que eles excluem da cobertura ou se é porque concluiram que o problema é na fração do seu vizinho.

Diga-lhes que se nao lhe enviarem uma versão do relatorio que cumpra com as regras do RGPD que vai fazer queixa na ASF.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lissa
  9.  # 9

Colocado por: PiafinhoO RGPD impede que se divulgem informações que possam identificar as pessoas envolvidas.
    Tal como Nomes, contactos, moradas, etc.

Nao impede divulação das razoes que levam a que um problema aconteça.

Estao no direito de nao partilhar um relatorio que contenha esta informaçao.
    Mas tem de partilhar uma versão censurada queinclua as conclusoes do perito e o fundamento para a decisão de nao suportar as despesas

Voce tem de saber se a conclusão do Perito é que o problema foi causado por algo da sua parte mas que eles excluem da cobertura ou se é porque concluiram que o problema é na fração do seu vizinho.

Diga-lhes que se nao lhe enviarem uma versão do relatorio que cumpra com as regras do RGPD que vai fazer queixa na ASF.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lissa

Nesse caso tive razão em fazer queixa da seguradora à CNPD, pois no ano passado partilharam o relatório de visita completo com todos os dados pessoais não censurados.

Já pedi à seguradora que enviasse um relatório com os dados confidenciais apagados, ou pelo menos a causa do sinistro.
  10.  # 10

Fez queixa da seguradora à CNPD porque o relatório anterior tinha dados pessoais?
    Parece que decidiram retaliar.

Se o problema é em casa do vizinho porque é que está tão preocupada em receber o relatório? Ele é que tem que se mexer. Se está desde Setembro do ano passado sem pressionar as seguradores é porque o problema não é muito grave.

0.0176 seg. NEW